As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148301 |
Resumo: | O presente estudo identificou marcas de desigualdade de gênero na (renúncia da) escolarização de mulheres e suas estratégias para o regresso a escola.(de submissão e de empoderamento para permanecer no ambiente escolar.) As narrativas usadas foram coletadas durante o estagio obrigatório, na sétima etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma de totalidade 2 de uma escola da rede municipal de Porto Alegre - RS. As marcas e as estratégias encontradas nas narrativas dessas mulheres são discutidas no contexto dos estudos de Gênero e Educação (NOGUEIRA, 2005), caracterizando traços de uma sociedade patriarcal. Os procedimentos metodológicos usados foram atividades de aula e encontro inspirado na técnica de grupo focal. A partir desse momentos foram retirados relatos de vida, pois sua elaboração está vinculada à observação e à prática pedagógica realizada em estágio, bem como, aos estudos realizados até aquele momento. Os resultados obtidos são que as estratégias usadas por mulheres, estão diretamente envolvidas com as marcas de gênero que conquistaram pelos seus caminhos e de como estas ainda estão sendo um fator prejudicial em suas escolarizações. Como consequência dessas marcas, as mulheres acabam deixando de estudar e ao decorrer de suas vidas, buscam estratégias que lhes empoderam e as ajudam a regressar ao ambiente escolar para jovens e adultos. |
id |
UFRGS-2_55a86a2ab2af18124cb17aac02991e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148301 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Neves, Sara Zalamena dasSabat, Ruth Francini Ramos2016-09-20T02:14:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/148301001001057O presente estudo identificou marcas de desigualdade de gênero na (renúncia da) escolarização de mulheres e suas estratégias para o regresso a escola.(de submissão e de empoderamento para permanecer no ambiente escolar.) As narrativas usadas foram coletadas durante o estagio obrigatório, na sétima etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma de totalidade 2 de uma escola da rede municipal de Porto Alegre - RS. As marcas e as estratégias encontradas nas narrativas dessas mulheres são discutidas no contexto dos estudos de Gênero e Educação (NOGUEIRA, 2005), caracterizando traços de uma sociedade patriarcal. Os procedimentos metodológicos usados foram atividades de aula e encontro inspirado na técnica de grupo focal. A partir desse momentos foram retirados relatos de vida, pois sua elaboração está vinculada à observação e à prática pedagógica realizada em estágio, bem como, aos estudos realizados até aquele momento. Os resultados obtidos são que as estratégias usadas por mulheres, estão diretamente envolvidas com as marcas de gênero que conquistaram pelos seus caminhos e de como estas ainda estão sendo um fator prejudicial em suas escolarizações. Como consequência dessas marcas, as mulheres acabam deixando de estudar e ao decorrer de suas vidas, buscam estratégias que lhes empoderam e as ajudam a regressar ao ambiente escolar para jovens e adultos.application/pdfporGêneroMulherEmpoderamentoAs marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001057.pdf001001057.pdfTexto completoapplication/pdf509887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/1/001001057.pdf32fc1fd296efdd18988b0e78acc12126MD51TEXT001001057.pdf.txt001001057.pdf.txtExtracted Texttext/plain61863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/2/001001057.pdf.txtb93d3c616747e62b585dcad5f86b42cdMD52THUMBNAIL001001057.pdf.jpg001001057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/3/001001057.pdf.jpgf94c258e08c35edbf86965fc3395cefeMD5310183/1483012018-10-29 08:54:56.227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:54:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino |
title |
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino |
spellingShingle |
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino Neves, Sara Zalamena das Gênero Mulher Empoderamento |
title_short |
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino |
title_full |
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino |
title_fullStr |
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino |
title_full_unstemmed |
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino |
title_sort |
As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino |
author |
Neves, Sara Zalamena das |
author_facet |
Neves, Sara Zalamena das |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Sara Zalamena das |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sabat, Ruth Francini Ramos |
contributor_str_mv |
Sabat, Ruth Francini Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Mulher Empoderamento |
topic |
Gênero Mulher Empoderamento |
description |
O presente estudo identificou marcas de desigualdade de gênero na (renúncia da) escolarização de mulheres e suas estratégias para o regresso a escola.(de submissão e de empoderamento para permanecer no ambiente escolar.) As narrativas usadas foram coletadas durante o estagio obrigatório, na sétima etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma de totalidade 2 de uma escola da rede municipal de Porto Alegre - RS. As marcas e as estratégias encontradas nas narrativas dessas mulheres são discutidas no contexto dos estudos de Gênero e Educação (NOGUEIRA, 2005), caracterizando traços de uma sociedade patriarcal. Os procedimentos metodológicos usados foram atividades de aula e encontro inspirado na técnica de grupo focal. A partir desse momentos foram retirados relatos de vida, pois sua elaboração está vinculada à observação e à prática pedagógica realizada em estágio, bem como, aos estudos realizados até aquele momento. Os resultados obtidos são que as estratégias usadas por mulheres, estão diretamente envolvidas com as marcas de gênero que conquistaram pelos seus caminhos e de como estas ainda estão sendo um fator prejudicial em suas escolarizações. Como consequência dessas marcas, as mulheres acabam deixando de estudar e ao decorrer de suas vidas, buscam estratégias que lhes empoderam e as ajudam a regressar ao ambiente escolar para jovens e adultos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-20T02:14:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148301 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001057 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148301 |
identifier_str_mv |
001001057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/1/001001057.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/2/001001057.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/3/001001057.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32fc1fd296efdd18988b0e78acc12126 b93d3c616747e62b585dcad5f86b42cd f94c258e08c35edbf86965fc3395cefe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224517091065856 |