Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/55498 |
Resumo: | O trabalho consiste no desenvolvimento da identidade de marca para um aplicativo web, oriundo de uma pequena startup. Tais empresas, envolvidas com projetos de software, vem buscando ao longo de uma década, maneiras cada vez mais dinâmicas para a estruturação de seus negócios face à incerteza do cenário mercadológico e da incessante fluidez do cenário tecnológico. A conscientização desta realidade tem levado à criação de uma nova cultura projetual relativa ao desenvolvimento de softwares, onde o mais importante é “o fazer do que o planejar”. Por sua vez, tal abordagem vem se refletindo na prática de outras áreas correlatas, numa dinâmica conjunta voltada para o projeto de novos produtos. Tendo em vista o aumento das chances de sucesso do aplicativo através de uma proposta diferencial para o produto, os conhecimentos oriundos do branding, na fase inicial do projeto, vêm se apresentando como ferramenta chave para a compreensão das particularidades do público e da identidade de marca. Para tomar vida e forma, o presente trabalho vale-se de um caso aplicado: uma proposta de identidade de marca para um aplicativo web, voltado à criação de portfolios profissionais online para fotógrafos brasileiros. |
id |
UFRGS-2_57534050f6481583a135ff633ccb51e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55498 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Miguel Martins PintoFragoso, Suely Dadalti2012-09-20T01:33:35Z2012http://hdl.handle.net/10183/55498000857946O trabalho consiste no desenvolvimento da identidade de marca para um aplicativo web, oriundo de uma pequena startup. Tais empresas, envolvidas com projetos de software, vem buscando ao longo de uma década, maneiras cada vez mais dinâmicas para a estruturação de seus negócios face à incerteza do cenário mercadológico e da incessante fluidez do cenário tecnológico. A conscientização desta realidade tem levado à criação de uma nova cultura projetual relativa ao desenvolvimento de softwares, onde o mais importante é “o fazer do que o planejar”. Por sua vez, tal abordagem vem se refletindo na prática de outras áreas correlatas, numa dinâmica conjunta voltada para o projeto de novos produtos. Tendo em vista o aumento das chances de sucesso do aplicativo através de uma proposta diferencial para o produto, os conhecimentos oriundos do branding, na fase inicial do projeto, vêm se apresentando como ferramenta chave para a compreensão das particularidades do público e da identidade de marca. Para tomar vida e forma, o presente trabalho vale-se de um caso aplicado: uma proposta de identidade de marca para um aplicativo web, voltado à criação de portfolios profissionais online para fotógrafos brasileiros.This paper is the development of a brand identity for a Web application, coming from a small startup. Such companies involved in software projects have been seeking for over a decade for more dynamic ways to structure their business facing the uncertainty of the marketing environment and the unceasing flow of a technological scenario. The awareness of this reality has been leading to the creation of a new projectual culture on software development, where the most important is "doing than planning." In turn, this approach has been reflected in the practice of other related areas, in a joint dynamic facing the design of new products. Given the increased chances of success of the application through a differential proposal for the product, the knowledge deriving from branding in the initial phase of the project have been presented as a key tool for understanding the particularities of the users and the brand identity. To take life and form, this paper draws on an applied case: a proposal for a brand identity for a Web application, aiming the creation of professional portfolios online for Brazilian photographers.application/pdfporDesign gráficoIdentidade visualMarcaDesign digitalWebdesignBrand identityBrandingStartupWeb applicationStartup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2012Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000857946.pdf.txt000857946.pdf.txtExtracted Texttext/plain170975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/2/000857946.pdf.txt90d0d56cc258b05062abdc60e67afb46MD52ORIGINAL000857946.pdf000857946.pdfTexto completoapplication/pdf16883240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/1/000857946.pdfc363a265fb5b77a236b2a0344a90d569MD51THUMBNAIL000857946.pdf.jpg000857946.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/3/000857946.pdf.jpg87060e07138877105f0df2f768e935b9MD5310183/554982018-10-15 09:05:23.484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55498Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:05:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web |
title |
Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web |
spellingShingle |
Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web Martins, Miguel Martins Pinto Design gráfico Identidade visual Marca Design digital Webdesign Brand identity Branding Startup Web application |
title_short |
Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web |
title_full |
Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web |
title_fullStr |
Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web |
title_full_unstemmed |
Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web |
title_sort |
Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web |
author |
Martins, Miguel Martins Pinto |
author_facet |
Martins, Miguel Martins Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Miguel Martins Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fragoso, Suely Dadalti |
contributor_str_mv |
Fragoso, Suely Dadalti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Identidade visual Marca Design digital Webdesign |
topic |
Design gráfico Identidade visual Marca Design digital Webdesign Brand identity Branding Startup Web application |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Brand identity Branding Startup Web application |
description |
O trabalho consiste no desenvolvimento da identidade de marca para um aplicativo web, oriundo de uma pequena startup. Tais empresas, envolvidas com projetos de software, vem buscando ao longo de uma década, maneiras cada vez mais dinâmicas para a estruturação de seus negócios face à incerteza do cenário mercadológico e da incessante fluidez do cenário tecnológico. A conscientização desta realidade tem levado à criação de uma nova cultura projetual relativa ao desenvolvimento de softwares, onde o mais importante é “o fazer do que o planejar”. Por sua vez, tal abordagem vem se refletindo na prática de outras áreas correlatas, numa dinâmica conjunta voltada para o projeto de novos produtos. Tendo em vista o aumento das chances de sucesso do aplicativo através de uma proposta diferencial para o produto, os conhecimentos oriundos do branding, na fase inicial do projeto, vêm se apresentando como ferramenta chave para a compreensão das particularidades do público e da identidade de marca. Para tomar vida e forma, o presente trabalho vale-se de um caso aplicado: uma proposta de identidade de marca para um aplicativo web, voltado à criação de portfolios profissionais online para fotógrafos brasileiros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-20T01:33:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/55498 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000857946 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/55498 |
identifier_str_mv |
000857946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/2/000857946.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/1/000857946.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/3/000857946.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90d0d56cc258b05062abdc60e67afb46 c363a265fb5b77a236b2a0344a90d569 87060e07138877105f0df2f768e935b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224432510828544 |