Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Miguel Martins Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55498
Resumo: O trabalho consiste no desenvolvimento da identidade de marca para um aplicativo web, oriundo de uma pequena startup. Tais empresas, envolvidas com projetos de software, vem buscando ao longo de uma década, maneiras cada vez mais dinâmicas para a estruturação de seus negócios face à incerteza do cenário mercadológico e da incessante fluidez do cenário tecnológico. A conscientização desta realidade tem levado à criação de uma nova cultura projetual relativa ao desenvolvimento de softwares, onde o mais importante é “o fazer do que o planejar”. Por sua vez, tal abordagem vem se refletindo na prática de outras áreas correlatas, numa dinâmica conjunta voltada para o projeto de novos produtos. Tendo em vista o aumento das chances de sucesso do aplicativo através de uma proposta diferencial para o produto, os conhecimentos oriundos do branding, na fase inicial do projeto, vêm se apresentando como ferramenta chave para a compreensão das particularidades do público e da identidade de marca. Para tomar vida e forma, o presente trabalho vale-se de um caso aplicado: uma proposta de identidade de marca para um aplicativo web, voltado à criação de portfolios profissionais online para fotógrafos brasileiros.
id UFRGS-2_57534050f6481583a135ff633ccb51e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55498
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Miguel Martins PintoFragoso, Suely Dadalti2012-09-20T01:33:35Z2012http://hdl.handle.net/10183/55498000857946O trabalho consiste no desenvolvimento da identidade de marca para um aplicativo web, oriundo de uma pequena startup. Tais empresas, envolvidas com projetos de software, vem buscando ao longo de uma década, maneiras cada vez mais dinâmicas para a estruturação de seus negócios face à incerteza do cenário mercadológico e da incessante fluidez do cenário tecnológico. A conscientização desta realidade tem levado à criação de uma nova cultura projetual relativa ao desenvolvimento de softwares, onde o mais importante é “o fazer do que o planejar”. Por sua vez, tal abordagem vem se refletindo na prática de outras áreas correlatas, numa dinâmica conjunta voltada para o projeto de novos produtos. Tendo em vista o aumento das chances de sucesso do aplicativo através de uma proposta diferencial para o produto, os conhecimentos oriundos do branding, na fase inicial do projeto, vêm se apresentando como ferramenta chave para a compreensão das particularidades do público e da identidade de marca. Para tomar vida e forma, o presente trabalho vale-se de um caso aplicado: uma proposta de identidade de marca para um aplicativo web, voltado à criação de portfolios profissionais online para fotógrafos brasileiros.This paper is the development of a brand identity for a Web application, coming from a small startup. Such companies involved in software projects have been seeking for over a decade for more dynamic ways to structure their business facing the uncertainty of the marketing environment and the unceasing flow of a technological scenario. The awareness of this reality has been leading to the creation of a new projectual culture on software development, where the most important is "doing than planning." In turn, this approach has been reflected in the practice of other related areas, in a joint dynamic facing the design of new products. Given the increased chances of success of the application through a differential proposal for the product, the knowledge deriving from branding in the initial phase of the project have been presented as a key tool for understanding the particularities of the users and the brand identity. To take life and form, this paper draws on an applied case: a proposal for a brand identity for a Web application, aiming the creation of professional portfolios online for Brazilian photographers.application/pdfporDesign gráficoIdentidade visualMarcaDesign digitalWebdesignBrand identityBrandingStartupWeb applicationStartup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2012Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000857946.pdf.txt000857946.pdf.txtExtracted Texttext/plain170975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/2/000857946.pdf.txt90d0d56cc258b05062abdc60e67afb46MD52ORIGINAL000857946.pdf000857946.pdfTexto completoapplication/pdf16883240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/1/000857946.pdfc363a265fb5b77a236b2a0344a90d569MD51THUMBNAIL000857946.pdf.jpg000857946.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/3/000857946.pdf.jpg87060e07138877105f0df2f768e935b9MD5310183/554982018-10-15 09:05:23.484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55498Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:05:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
title Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
spellingShingle Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
Martins, Miguel Martins Pinto
Design gráfico
Identidade visual
Marca
Design digital
Webdesign
Brand identity
Branding
Startup
Web application
title_short Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
title_full Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
title_fullStr Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
title_full_unstemmed Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
title_sort Startup branding : projeto de identidade de marca para um aplicativo web
author Martins, Miguel Martins Pinto
author_facet Martins, Miguel Martins Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Miguel Martins Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fragoso, Suely Dadalti
contributor_str_mv Fragoso, Suely Dadalti
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Identidade visual
Marca
Design digital
Webdesign
topic Design gráfico
Identidade visual
Marca
Design digital
Webdesign
Brand identity
Branding
Startup
Web application
dc.subject.eng.fl_str_mv Brand identity
Branding
Startup
Web application
description O trabalho consiste no desenvolvimento da identidade de marca para um aplicativo web, oriundo de uma pequena startup. Tais empresas, envolvidas com projetos de software, vem buscando ao longo de uma década, maneiras cada vez mais dinâmicas para a estruturação de seus negócios face à incerteza do cenário mercadológico e da incessante fluidez do cenário tecnológico. A conscientização desta realidade tem levado à criação de uma nova cultura projetual relativa ao desenvolvimento de softwares, onde o mais importante é “o fazer do que o planejar”. Por sua vez, tal abordagem vem se refletindo na prática de outras áreas correlatas, numa dinâmica conjunta voltada para o projeto de novos produtos. Tendo em vista o aumento das chances de sucesso do aplicativo através de uma proposta diferencial para o produto, os conhecimentos oriundos do branding, na fase inicial do projeto, vêm se apresentando como ferramenta chave para a compreensão das particularidades do público e da identidade de marca. Para tomar vida e forma, o presente trabalho vale-se de um caso aplicado: uma proposta de identidade de marca para um aplicativo web, voltado à criação de portfolios profissionais online para fotógrafos brasileiros.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-20T01:33:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/55498
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000857946
url http://hdl.handle.net/10183/55498
identifier_str_mv 000857946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/2/000857946.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/1/000857946.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55498/3/000857946.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 90d0d56cc258b05062abdc60e67afb46
c363a265fb5b77a236b2a0344a90d569
87060e07138877105f0df2f768e935b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224432510828544