A reformulação do projeto político pedagógico com ênfase na participação dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151706 |
Resumo: | O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é apresentar uma análise das ações de um Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, ao final do ano de 2014 e início de 2015. A proposta originou-se de uma tarefa da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho foi desenvolvido por uma aluna do curso que ocupa o cargo de vice-diretora da escola. O foco das ações foi a participação dos alunos no contexto escolar, com o objetivo de propiciar situações e/ou espaços coletivos de diálogo, oportunizando aos alunos vivenciarem relações mais democráticas, preparando-os assim para o exercício da cidadania. A metodologia empregada consistiu em uma pesquisa-ação, conforme Franco (2005) e Richardson [s.d.], o que exigiu a participação coletiva dos sujeitos envolvidos no processo. A partir das contribuições de Paro (2008), Vinha e Tognetta (2011), Araújo (2007; 2015), Puig (2000) e Cury (2005), foi elaborada a fundamentação teórica do Projeto de Intervenção realizado. A análise dos resultados revelou que conflitos cotidianos enfrentados no ambiente escolar podem ser resolvidos através do diálogo, permitindo assim a construção de valores éticos e preparando os alunos para o exercício da cidadania. Percebeu-se que um obstáculo que precisa ser superado são as práticas ainda autoritárias de muitos professores, onde cabe ao aluno apenas obedecer a normas já predeterminadas. Outro desafio é continuar ressignificando o conselho de classe e permitindo uma maior participação do aluno nesse espaço. |
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