Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Thaís de Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109997
Resumo: Inicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. Para meu trabalho formulei um questionário com perguntas abertas para coleta de dados sobre as concepções alternativas que os estudantes possuem sobre Termoquímica. Com as respostas obtidas nesse levantamento e com minhas anotações no diário de campo, elaborei minhas aulas. No transcorrer das aulas, preparei um segundo questionário com o objetivo de avaliar se houve complexificações nessas concepções. Após a coleta das respostas dos questionários, fiz um agrupamento por categorias para cada questão formulada, e então separei os grupos em conceitos adequados e os inadequados e, por fim, fiz a análise e a discussão relacionadas com os conceitos investigados. Através das respostas aos questionários, verifiquei que os estudantes apresentam lacunas de conhecimento que impedem o aperfeiçoamento ou construção de novos conceitos e com isso não conseguem expressar corretamente aquilo que estão aprendendo. Em alguns casos observei que há grande dificuldade em superar as concepções alternativas identificadas inicialmente.
id UFRGS-2_59779e011f4b64c6982329efd3a8c023
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109997
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Thaís de FreitasSalgado, Tania Denise Miskinis2015-02-11T02:18:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/109997000951756Inicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. Para meu trabalho formulei um questionário com perguntas abertas para coleta de dados sobre as concepções alternativas que os estudantes possuem sobre Termoquímica. Com as respostas obtidas nesse levantamento e com minhas anotações no diário de campo, elaborei minhas aulas. No transcorrer das aulas, preparei um segundo questionário com o objetivo de avaliar se houve complexificações nessas concepções. Após a coleta das respostas dos questionários, fiz um agrupamento por categorias para cada questão formulada, e então separei os grupos em conceitos adequados e os inadequados e, por fim, fiz a análise e a discussão relacionadas com os conceitos investigados. Através das respostas aos questionários, verifiquei que os estudantes apresentam lacunas de conhecimento que impedem o aperfeiçoamento ou construção de novos conceitos e com isso não conseguem expressar corretamente aquilo que estão aprendendo. Em alguns casos observei que há grande dificuldade em superar as concepções alternativas identificadas inicialmente.application/pdfporTermoquímicaEnsino de quimicaEnsino médioInvestigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951756.pdf000951756.pdfTexto completoapplication/pdf199624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/1/000951756.pdf450b89536f06ce10a0cbd90363bdae54MD51TEXT000951756.pdf.txt000951756.pdf.txtExtracted Texttext/plain51296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/2/000951756.pdf.txt45b5bd5e78a16af46e555353dbae1a6eMD52THUMBNAIL000951756.pdf.jpg000951756.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/3/000951756.pdf.jpgc1bab9c6ad3c3e8ffc6b9f8eae402b1eMD5310183/1099972018-10-23 09:16:21.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
title Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
spellingShingle Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
Ribeiro, Thaís de Freitas
Termoquímica
Ensino de quimica
Ensino médio
title_short Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
title_full Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
title_fullStr Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
title_full_unstemmed Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
title_sort Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
author Ribeiro, Thaís de Freitas
author_facet Ribeiro, Thaís de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Thaís de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Termoquímica
Ensino de quimica
Ensino médio
topic Termoquímica
Ensino de quimica
Ensino médio
description Inicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. Para meu trabalho formulei um questionário com perguntas abertas para coleta de dados sobre as concepções alternativas que os estudantes possuem sobre Termoquímica. Com as respostas obtidas nesse levantamento e com minhas anotações no diário de campo, elaborei minhas aulas. No transcorrer das aulas, preparei um segundo questionário com o objetivo de avaliar se houve complexificações nessas concepções. Após a coleta das respostas dos questionários, fiz um agrupamento por categorias para cada questão formulada, e então separei os grupos em conceitos adequados e os inadequados e, por fim, fiz a análise e a discussão relacionadas com os conceitos investigados. Através das respostas aos questionários, verifiquei que os estudantes apresentam lacunas de conhecimento que impedem o aperfeiçoamento ou construção de novos conceitos e com isso não conseguem expressar corretamente aquilo que estão aprendendo. Em alguns casos observei que há grande dificuldade em superar as concepções alternativas identificadas inicialmente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-11T02:18:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109997
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951756
url http://hdl.handle.net/10183/109997
identifier_str_mv 000951756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/1/000951756.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/2/000951756.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/3/000951756.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 450b89536f06ce10a0cbd90363bdae54
45b5bd5e78a16af46e555353dbae1a6e
c1bab9c6ad3c3e8ffc6b9f8eae402b1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224478469914624