Orange Is The New Black : um estudo sobre a manifestação de fãs no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paynes, Emanuelle Licht
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127639
Resumo: A presente monografia, intitulada – “Orange Is The New Black: um estudo sobre a manifestação de fãs no Instagram” – tem como objetivo principal analisar como ocorre a interação dos fãs com a série na plataforma do Instagram a partir do incentivo dos produtores, além de identificar quais outras plataformas de mídia são utilizadas pelos canais oficiais e quais os tipos de conteúdo são disseminados em cada uma delas, percebendo assim, como ocorre a relação entre a cultura de fãs e os diálogos iniciados pelos produtores da série. O presente trabalho visa contribuir com o estudo da cultura dos fãs no âmbito digital, usando autores como Jenkins (2008), Bandeira (2009), Curi (2010) e Silveira (2010). Reflete sobre as questões de comunidades interpretativas, redes e atores sociais e os laços fracos e fortes gerados a partir da interação entre eles, utilizando autores como Recuero (2009), Granovetter (1973), Aguiar (2007) e Ribeiro (2010). Esta monografia comtempla uma análise acerca da manifestação dos fãs a partir da ação On Wednesdays We Wear Orange que incentiva a participação dos fãs da série por meio do Instagram utilizando a hashtag #OnWednesdaysWeWear. Utiliza como metodologia a Netnografia a partir dos apontamentos de Hine (2004) e Fragoso, Recuero e Amaral (2011). Por fim, reúne os resultados encontrados que mostram que a utilização da hashtag não visa apenas a participação na ação dos produtores, mas é um meio de ter maior visibilidade nos posts e contato com outros fãs.
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