Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Ruy de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200828
Resumo: A razão de ser da profissão enfermagem é o cuidado prestado em caráter profissional, o qual acontece na relação entre o profissional e o paciente, na troca de saberes, de vivências e experiências. Com o objetivo de refletir acerca do ensino e aprendizagem do cuidado o presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica. O processo educativo que oportuniza a educadores e educandos o desafio do crescimento mútuo torna possível que modos de vida possam ser melhorados, através de ações de cuidado humano, que é oferecido ao outro na forma de trabalho profissional. Entende-se, que é possível ensinar a cuidar, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar seus saberes e fazeres, na construção de uma ação, em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.
id UFRGS-2_5bed1481af0d4cf0af08e673e7c4cfc7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200828
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcellos, Ruy de Almeida2019-10-19T03:56:19Z20192526-8546http://hdl.handle.net/10183/200828001103736A razão de ser da profissão enfermagem é o cuidado prestado em caráter profissional, o qual acontece na relação entre o profissional e o paciente, na troca de saberes, de vivências e experiências. Com o objetivo de refletir acerca do ensino e aprendizagem do cuidado o presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica. O processo educativo que oportuniza a educadores e educandos o desafio do crescimento mútuo torna possível que modos de vida possam ser melhorados, através de ações de cuidado humano, que é oferecido ao outro na forma de trabalho profissional. Entende-se, que é possível ensinar a cuidar, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar seus saberes e fazeres, na construção de uma ação, em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.The reason for being a nursing profession is the care given in professional character, which happens in the relationship between the professional and the patient, in the Exchange of knowledge, livingness and experiences. In order to reflect on the teaching and learning of care, the presente work is a the or etical reflection. The educational process that provides educators and students with the challenge of mutual growth makes it possible for ways of life to be improved through humane care actions, which are offered too thers in the form of professional work. It is understood that it is possible to teach caring, provided that the teaching and learning beings are willing to merge their knowledge and doings, in the construction of anaction, in which there are lives committed to taking care of other lives.La razón de ser de laprofesión de enfermería es laatención prestada en carácter profesional, que ocurre enlarelación entre el profesional y el paciente, enel intercambio de conocimientos, vivencias y experiencias. Conel objetivo de reflexionar sobre laenseñanza y elaprendizaje de laatención, el presente trabajo es una reflexión teórica. El proceso educativo que brinda a los educadores y estudiantes el desafío del crecimiento mutuo permite mejorarlas formas de vida a través de acciones de cuidado humano, que se ofrecen a otrosen forma de trabajo profesional. Se entiende que esposibleenseñar a cuidar, siempre que los seres de enseñanza y aprendizaje estén dispuestos a fusionar sus conocimientos y acciones, enla construcción de una acción, enla que hay vidas comprometidas a cuidar otras vidas.application/pdfporRevista Espaço Ciência & Saúde. Cruz Alta : UNICRUZ, 2019. Vol. 7, n. 1 (jul. 2019), p. 49-58Educação em enfermagemMétodosAprendizagemEnfermagemÉticaDocentesEducaçãoTeachingLearningNursingcareEnseñanzaAprendizajeCuidados de enfermeríaEnsino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professorNursing care teaching and learning : a teacher`s concernsEnseñanza y aprendizaje en el cuidado de enfermería : inquietudes de um profesorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103736.pdf.txt001103736.pdf.txtExtracted Texttext/plain30037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200828/2/001103736.pdf.txtad772fa85c4a8fc4c44321693cdef76dMD52ORIGINAL001103736.pdfTexto completoapplication/pdf473628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200828/1/001103736.pdf2f1829fb082cb559eab58a164d2b31e2MD5110183/2008282019-10-20 03:53:02.477944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-20T06:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Nursing care teaching and learning : a teacher`s concerns
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enseñanza y aprendizaje en el cuidado de enfermería : inquietudes de um profesor
title Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
spellingShingle Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
Barcellos, Ruy de Almeida
Educação em enfermagem
Métodos
Aprendizagem
Enfermagem
Ética
Docentes
Educação
Teaching
Learning
Nursingcare
Enseñanza
Aprendizaje
Cuidados de enfermería
title_short Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
title_full Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
title_fullStr Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
title_sort Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
author Barcellos, Ruy de Almeida
author_facet Barcellos, Ruy de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Ruy de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Métodos
Aprendizagem
Enfermagem
Ética
Docentes
Educação
topic Educação em enfermagem
Métodos
Aprendizagem
Enfermagem
Ética
Docentes
Educação
Teaching
Learning
Nursingcare
Enseñanza
Aprendizaje
Cuidados de enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Learning
Nursingcare
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza
Aprendizaje
Cuidados de enfermería
description A razão de ser da profissão enfermagem é o cuidado prestado em caráter profissional, o qual acontece na relação entre o profissional e o paciente, na troca de saberes, de vivências e experiências. Com o objetivo de refletir acerca do ensino e aprendizagem do cuidado o presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica. O processo educativo que oportuniza a educadores e educandos o desafio do crescimento mútuo torna possível que modos de vida possam ser melhorados, através de ações de cuidado humano, que é oferecido ao outro na forma de trabalho profissional. Entende-se, que é possível ensinar a cuidar, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar seus saberes e fazeres, na construção de uma ação, em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-19T03:56:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200828
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-8546
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103736
identifier_str_mv 2526-8546
001103736
url http://hdl.handle.net/10183/200828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Espaço Ciência & Saúde. Cruz Alta : UNICRUZ, 2019. Vol. 7, n. 1 (jul. 2019), p. 49-58
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200828/2/001103736.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200828/1/001103736.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad772fa85c4a8fc4c44321693cdef76d
2f1829fb082cb559eab58a164d2b31e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224977003839488