Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200828 |
Resumo: | A razão de ser da profissão enfermagem é o cuidado prestado em caráter profissional, o qual acontece na relação entre o profissional e o paciente, na troca de saberes, de vivências e experiências. Com o objetivo de refletir acerca do ensino e aprendizagem do cuidado o presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica. O processo educativo que oportuniza a educadores e educandos o desafio do crescimento mútuo torna possível que modos de vida possam ser melhorados, através de ações de cuidado humano, que é oferecido ao outro na forma de trabalho profissional. Entende-se, que é possível ensinar a cuidar, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar seus saberes e fazeres, na construção de uma ação, em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas. |
id |
UFRGS-2_5bed1481af0d4cf0af08e673e7c4cfc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200828 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcellos, Ruy de Almeida2019-10-19T03:56:19Z20192526-8546http://hdl.handle.net/10183/200828001103736A razão de ser da profissão enfermagem é o cuidado prestado em caráter profissional, o qual acontece na relação entre o profissional e o paciente, na troca de saberes, de vivências e experiências. Com o objetivo de refletir acerca do ensino e aprendizagem do cuidado o presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica. O processo educativo que oportuniza a educadores e educandos o desafio do crescimento mútuo torna possível que modos de vida possam ser melhorados, através de ações de cuidado humano, que é oferecido ao outro na forma de trabalho profissional. Entende-se, que é possível ensinar a cuidar, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar seus saberes e fazeres, na construção de uma ação, em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.The reason for being a nursing profession is the care given in professional character, which happens in the relationship between the professional and the patient, in the Exchange of knowledge, livingness and experiences. In order to reflect on the teaching and learning of care, the presente work is a the or etical reflection. The educational process that provides educators and students with the challenge of mutual growth makes it possible for ways of life to be improved through humane care actions, which are offered too thers in the form of professional work. It is understood that it is possible to teach caring, provided that the teaching and learning beings are willing to merge their knowledge and doings, in the construction of anaction, in which there are lives committed to taking care of other lives.La razón de ser de laprofesión de enfermería es laatención prestada en carácter profesional, que ocurre enlarelación entre el profesional y el paciente, enel intercambio de conocimientos, vivencias y experiencias. Conel objetivo de reflexionar sobre laenseñanza y elaprendizaje de laatención, el presente trabajo es una reflexión teórica. El proceso educativo que brinda a los educadores y estudiantes el desafío del crecimiento mutuo permite mejorarlas formas de vida a través de acciones de cuidado humano, que se ofrecen a otrosen forma de trabajo profesional. Se entiende que esposibleenseñar a cuidar, siempre que los seres de enseñanza y aprendizaje estén dispuestos a fusionar sus conocimientos y acciones, enla construcción de una acción, enla que hay vidas comprometidas a cuidar otras vidas.application/pdfporRevista Espaço Ciência & Saúde. Cruz Alta : UNICRUZ, 2019. Vol. 7, n. 1 (jul. 2019), p. 49-58Educação em enfermagemMétodosAprendizagemEnfermagemÉticaDocentesEducaçãoTeachingLearningNursingcareEnseñanzaAprendizajeCuidados de enfermeríaEnsino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professorNursing care teaching and learning : a teacher`s concernsEnseñanza y aprendizaje en el cuidado de enfermería : inquietudes de um profesorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103736.pdf.txt001103736.pdf.txtExtracted Texttext/plain30037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200828/2/001103736.pdf.txtad772fa85c4a8fc4c44321693cdef76dMD52ORIGINAL001103736.pdfTexto completoapplication/pdf473628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200828/1/001103736.pdf2f1829fb082cb559eab58a164d2b31e2MD5110183/2008282019-10-20 03:53:02.477944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-20T06:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Nursing care teaching and learning : a teacher`s concerns |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Enseñanza y aprendizaje en el cuidado de enfermería : inquietudes de um profesor |
title |
Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor Barcellos, Ruy de Almeida Educação em enfermagem Métodos Aprendizagem Enfermagem Ética Docentes Educação Teaching Learning Nursingcare Enseñanza Aprendizaje Cuidados de enfermería |
title_short |
Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor |
title_full |
Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor |
title_sort |
Ensino e aprendizagem do cuidado de enfermagem : inquietações de um professor |
author |
Barcellos, Ruy de Almeida |
author_facet |
Barcellos, Ruy de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Ruy de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Métodos Aprendizagem Enfermagem Ética Docentes Educação |
topic |
Educação em enfermagem Métodos Aprendizagem Enfermagem Ética Docentes Educação Teaching Learning Nursingcare Enseñanza Aprendizaje Cuidados de enfermería |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Learning Nursingcare |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza Aprendizaje Cuidados de enfermería |
description |
A razão de ser da profissão enfermagem é o cuidado prestado em caráter profissional, o qual acontece na relação entre o profissional e o paciente, na troca de saberes, de vivências e experiências. Com o objetivo de refletir acerca do ensino e aprendizagem do cuidado o presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica. O processo educativo que oportuniza a educadores e educandos o desafio do crescimento mútuo torna possível que modos de vida possam ser melhorados, através de ações de cuidado humano, que é oferecido ao outro na forma de trabalho profissional. Entende-se, que é possível ensinar a cuidar, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar seus saberes e fazeres, na construção de uma ação, em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-19T03:56:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200828 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-8546 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103736 |
identifier_str_mv |
2526-8546 001103736 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Espaço Ciência & Saúde. Cruz Alta : UNICRUZ, 2019. Vol. 7, n. 1 (jul. 2019), p. 49-58 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200828/2/001103736.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200828/1/001103736.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad772fa85c4a8fc4c44321693cdef76d 2f1829fb082cb559eab58a164d2b31e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224977003839488 |