Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulla, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schulz, Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215456
Resumo: Neste artigo, exploramos as complexas relações entre tarefas e atividades pedagógicas, sendo estas inerentes ao âmbito da execução de um curso e aquelas, ao âmbito do planejamento. Os dados analisados se inserem em um curso inteiramente online de português para falantes de espanhol e foram gerados por pesquisa-ação, com observação participante e gravação de materiais e atividades realizadas nos ambientes digitais daquela edição do curso (Moodle e Skype). Refletimos sobre modos de atualização das noções de gêneros do discurso, letramentos e aprendizagem enquanto práticas sociais tanto no design educacional quanto nas ações sociais dos participantes do curso, explicitando a relevância da distinção entre tarefa e atividade para o design de cursos e para a formação de professores que desejam atuar em cursos de línguas adicionais a distância.
id UFRGS-2_5d6b460988cd98e62d63d14fb580db4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215456
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bulla, Gabriela da SilvaSchulz, Lia2020-11-25T04:06:45Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/215456001118637Neste artigo, exploramos as complexas relações entre tarefas e atividades pedagógicas, sendo estas inerentes ao âmbito da execução de um curso e aquelas, ao âmbito do planejamento. Os dados analisados se inserem em um curso inteiramente online de português para falantes de espanhol e foram gerados por pesquisa-ação, com observação participante e gravação de materiais e atividades realizadas nos ambientes digitais daquela edição do curso (Moodle e Skype). Refletimos sobre modos de atualização das noções de gêneros do discurso, letramentos e aprendizagem enquanto práticas sociais tanto no design educacional quanto nas ações sociais dos participantes do curso, explicitando a relevância da distinção entre tarefa e atividade para o design de cursos e para a formação de professores que desejam atuar em cursos de línguas adicionais a distância.In this article, we explore the complex relationships between pedagogical tasks and activities, being the former in the scope of course planning, and the latter in the scope of course implementation. The analyzed data are part of an entirely online Portuguese course for Spanish speakers and were generated by action research, with participant observation and recording of materials and activities carried out in the digital environments of that edition of the course (i.e. Moodle and Skype). We reflect on ways of updating the notions of speech genres, literacies and learning as social practices both in the design and in the social actions of the course participants, highlighting the relevance of the distinction between task and activity for course design and for online teacher education.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [21] p.Formação de professoresLíngua portuguesaEnsino de língua portuguesaEnsino a distânciaEducational designSocial actionDiscourse genresLiteraciesRelações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicionalExploring the intertwining between tasks and activities in an online additional language course info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118637.pdf.txt001118637.pdf.txtExtracted Texttext/plain43579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215456/2/001118637.pdf.txtd474623a2154fb297c5533507fedaac3MD52ORIGINAL001118637.pdfTexto completoapplication/pdf2190495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215456/1/001118637.pdf4eeb2cee18feec7c9b74507de15f30dfMD5110183/2154562023-08-18 03:40:12.088015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exploring the intertwining between tasks and activities in an online additional language course
title Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
spellingShingle Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
Bulla, Gabriela da Silva
Formação de professores
Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Ensino a distância
Educational design
Social action
Discourse genres
Literacies
title_short Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
title_full Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
title_fullStr Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
title_full_unstemmed Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
title_sort Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
author Bulla, Gabriela da Silva
author_facet Bulla, Gabriela da Silva
Schulz, Lia
author_role author
author2 Schulz, Lia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
Schulz, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Ensino a distância
topic Formação de professores
Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Ensino a distância
Educational design
Social action
Discourse genres
Literacies
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational design
Social action
Discourse genres
Literacies
description Neste artigo, exploramos as complexas relações entre tarefas e atividades pedagógicas, sendo estas inerentes ao âmbito da execução de um curso e aquelas, ao âmbito do planejamento. Os dados analisados se inserem em um curso inteiramente online de português para falantes de espanhol e foram gerados por pesquisa-ação, com observação participante e gravação de materiais e atividades realizadas nos ambientes digitais daquela edição do curso (Moodle e Skype). Refletimos sobre modos de atualização das noções de gêneros do discurso, letramentos e aprendizagem enquanto práticas sociais tanto no design educacional quanto nas ações sociais dos participantes do curso, explicitando a relevância da distinção entre tarefa e atividade para o design de cursos e para a formação de professores que desejam atuar em cursos de línguas adicionais a distância.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T04:06:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215456
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118637
identifier_str_mv 0102-6267
001118637
url http://hdl.handle.net/10183/215456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [21] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215456/2/001118637.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215456/1/001118637.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d474623a2154fb297c5533507fedaac3
4eeb2cee18feec7c9b74507de15f30df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002239918080