Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215456 |
Resumo: | Neste artigo, exploramos as complexas relações entre tarefas e atividades pedagógicas, sendo estas inerentes ao âmbito da execução de um curso e aquelas, ao âmbito do planejamento. Os dados analisados se inserem em um curso inteiramente online de português para falantes de espanhol e foram gerados por pesquisa-ação, com observação participante e gravação de materiais e atividades realizadas nos ambientes digitais daquela edição do curso (Moodle e Skype). Refletimos sobre modos de atualização das noções de gêneros do discurso, letramentos e aprendizagem enquanto práticas sociais tanto no design educacional quanto nas ações sociais dos participantes do curso, explicitando a relevância da distinção entre tarefa e atividade para o design de cursos e para a formação de professores que desejam atuar em cursos de línguas adicionais a distância. |
id |
UFRGS-2_5d6b460988cd98e62d63d14fb580db4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215456 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bulla, Gabriela da SilvaSchulz, Lia2020-11-25T04:06:45Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/215456001118637Neste artigo, exploramos as complexas relações entre tarefas e atividades pedagógicas, sendo estas inerentes ao âmbito da execução de um curso e aquelas, ao âmbito do planejamento. Os dados analisados se inserem em um curso inteiramente online de português para falantes de espanhol e foram gerados por pesquisa-ação, com observação participante e gravação de materiais e atividades realizadas nos ambientes digitais daquela edição do curso (Moodle e Skype). Refletimos sobre modos de atualização das noções de gêneros do discurso, letramentos e aprendizagem enquanto práticas sociais tanto no design educacional quanto nas ações sociais dos participantes do curso, explicitando a relevância da distinção entre tarefa e atividade para o design de cursos e para a formação de professores que desejam atuar em cursos de línguas adicionais a distância.In this article, we explore the complex relationships between pedagogical tasks and activities, being the former in the scope of course planning, and the latter in the scope of course implementation. The analyzed data are part of an entirely online Portuguese course for Spanish speakers and were generated by action research, with participant observation and recording of materials and activities carried out in the digital environments of that edition of the course (i.e. Moodle and Skype). We reflect on ways of updating the notions of speech genres, literacies and learning as social practices both in the design and in the social actions of the course participants, highlighting the relevance of the distinction between task and activity for course design and for online teacher education.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [21] p.Formação de professoresLíngua portuguesaEnsino de língua portuguesaEnsino a distânciaEducational designSocial actionDiscourse genresLiteraciesRelações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicionalExploring the intertwining between tasks and activities in an online additional language course info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118637.pdf.txt001118637.pdf.txtExtracted Texttext/plain43579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215456/2/001118637.pdf.txtd474623a2154fb297c5533507fedaac3MD52ORIGINAL001118637.pdfTexto completoapplication/pdf2190495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215456/1/001118637.pdf4eeb2cee18feec7c9b74507de15f30dfMD5110183/2154562023-08-18 03:40:12.088015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Exploring the intertwining between tasks and activities in an online additional language course |
title |
Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional |
spellingShingle |
Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional Bulla, Gabriela da Silva Formação de professores Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Ensino a distância Educational design Social action Discourse genres Literacies |
title_short |
Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional |
title_full |
Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional |
title_fullStr |
Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional |
title_full_unstemmed |
Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional |
title_sort |
Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional |
author |
Bulla, Gabriela da Silva |
author_facet |
Bulla, Gabriela da Silva Schulz, Lia |
author_role |
author |
author2 |
Schulz, Lia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva Schulz, Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Ensino a distância |
topic |
Formação de professores Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Ensino a distância Educational design Social action Discourse genres Literacies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational design Social action Discourse genres Literacies |
description |
Neste artigo, exploramos as complexas relações entre tarefas e atividades pedagógicas, sendo estas inerentes ao âmbito da execução de um curso e aquelas, ao âmbito do planejamento. Os dados analisados se inserem em um curso inteiramente online de português para falantes de espanhol e foram gerados por pesquisa-ação, com observação participante e gravação de materiais e atividades realizadas nos ambientes digitais daquela edição do curso (Moodle e Skype). Refletimos sobre modos de atualização das noções de gêneros do discurso, letramentos e aprendizagem enquanto práticas sociais tanto no design educacional quanto nas ações sociais dos participantes do curso, explicitando a relevância da distinção entre tarefa e atividade para o design de cursos e para a formação de professores que desejam atuar em cursos de línguas adicionais a distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-25T04:06:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215456 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6267 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118637 |
identifier_str_mv |
0102-6267 001118637 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [21] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215456/2/001118637.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215456/1/001118637.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d474623a2154fb297c5533507fedaac3 4eeb2cee18feec7c9b74507de15f30df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225002239918080 |