A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Denise Barbosa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/38145
Resumo: O presente trabalho busca analisar a constituição da identidade de agricultoras e agricultores através das representações que lhes são atribuídas, de modo especial pelos livros didáticos. Para isso, inicialmente é realizado a análise do município e local ao entorno dos atores envolvidos, buscando compreender a relação entre a realidade e a representação sobre o agricultor e o rural que são projetados nos livros. Posteriormente, é realizada a análise do livro de geografia da 3ª série do Ensino Fundamental que pertence à coleção Geografia para Crianças. Durante o trabalho, observei que o livro estudado apresenta abordagens ao rural e seus atores, mas que não são condizentes com os fatores locais, o que gera na escola de estudo o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.
id UFRGS-2_5d729b0ac93a1ffeddc70ad625463220
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38145
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Denise BarbosaTonin, Cléia Margarete Macedo da CostaRamos, João Daniel Dorneles2012-03-28T01:22:12Z2011http://hdl.handle.net/10183/38145000819804O presente trabalho busca analisar a constituição da identidade de agricultoras e agricultores através das representações que lhes são atribuídas, de modo especial pelos livros didáticos. Para isso, inicialmente é realizado a análise do município e local ao entorno dos atores envolvidos, buscando compreender a relação entre a realidade e a representação sobre o agricultor e o rural que são projetados nos livros. Posteriormente, é realizada a análise do livro de geografia da 3ª série do Ensino Fundamental que pertence à coleção Geografia para Crianças. Durante o trabalho, observei que o livro estudado apresenta abordagens ao rural e seus atores, mas que não são condizentes com os fatores locais, o que gera na escola de estudo o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.This work seeks to analyze the Constitution of identity of the farmers through their activities and specially from the books. This analysis was initially conducted in the surroundings where they live looking for understand the relationship between reality and what the books say. Thus, the analysis was mode mainly from the book of geography of the 3rd series of elementary school that belongs to the collection Geography for kids. During the work the book studied presents approaches of rural life and its actors, but that was not consistent with the local factors, resulting in a development of learning projects.application/pdfporDesenvolvimento ruralIdentidade socialAgricultoresInteração socialLivro didáticoEducation in the countryIdentityTextbookA constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2011Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819804.pdf.txt000819804.pdf.txtExtracted Texttext/plain122423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38145/2/000819804.pdf.txtdc4d326a6bb26efeb5c277f7eda387a6MD52ORIGINAL000819804.pdf000819804.pdfTexto completoapplication/pdf6596495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38145/1/000819804.pdfd1c0a22df0bf18875542ec4439d3b022MD51THUMBNAIL000819804.pdf.jpg000819804.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38145/3/000819804.pdf.jpg217a81cce16276765957340eb1adec08MD5310183/381452018-10-10 08:04:49.575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38145Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:04:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
title A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
spellingShingle A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
Rodrigues, Denise Barbosa
Desenvolvimento rural
Identidade social
Agricultores
Interação social
Livro didático
Education in the country
Identity
Textbook
title_short A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
title_full A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
title_fullStr A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
title_full_unstemmed A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
title_sort A constituição da identidade de agricultores e agricultoras : um olhar sobre os livros didáticos
author Rodrigues, Denise Barbosa
author_facet Rodrigues, Denise Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Denise Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonin, Cléia Margarete Macedo da Costa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ramos, João Daniel Dorneles
contributor_str_mv Tonin, Cléia Margarete Macedo da Costa
Ramos, João Daniel Dorneles
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento rural
Identidade social
Agricultores
Interação social
Livro didático
topic Desenvolvimento rural
Identidade social
Agricultores
Interação social
Livro didático
Education in the country
Identity
Textbook
dc.subject.eng.fl_str_mv Education in the country
Identity
Textbook
description O presente trabalho busca analisar a constituição da identidade de agricultoras e agricultores através das representações que lhes são atribuídas, de modo especial pelos livros didáticos. Para isso, inicialmente é realizado a análise do município e local ao entorno dos atores envolvidos, buscando compreender a relação entre a realidade e a representação sobre o agricultor e o rural que são projetados nos livros. Posteriormente, é realizada a análise do livro de geografia da 3ª série do Ensino Fundamental que pertence à coleção Geografia para Crianças. Durante o trabalho, observei que o livro estudado apresenta abordagens ao rural e seus atores, mas que não são condizentes com os fatores locais, o que gera na escola de estudo o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-28T01:22:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/38145
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819804
url http://hdl.handle.net/10183/38145
identifier_str_mv 000819804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38145/2/000819804.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38145/1/000819804.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38145/3/000819804.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc4d326a6bb26efeb5c277f7eda387a6
d1c0a22df0bf18875542ec4439d3b022
217a81cce16276765957340eb1adec08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224424443084800