Impactos do advento da comercialização programática de mídia digital no mercado publicitário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luccas Martins da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157310
Resumo: Esta monografia tem como objetivo compreender os impactos da inserção da comercialização programática de mídia, incialmente digital, na realidade do mercado publicitário brasileiro, sob as perspectivas de todas as pontas atuantes do mesmo: agências de publicidade, agentes intermediários, veículos de comunicação e anunciantes. Para tal, primeiro construiu-se o entendimento dos cenários que propiciaram o estabelecimento da mídia programática, a partir de um referencial teórico acerca da história da publicidade no Brasil. Após, foi feita uma imersão nos conteúdos técnicos acerca do tema para promover a compreensão de todo o processo programático e dos impactos do advento desse modelo de comercialização de mídia no mercado publicitário brasileiro. A partir disso, formulou-se uma metodologia de pesquisa em profundidade com quatro profissionais atuantes do mercado publicitário que possuem envolvimento direto ou indireto com o tema, promovendo assim, uma interação entre os dados levantados nas referências teórico-técnicas e os dados empíricos gerados pelos entrevistados. A análise dos dados aponta as primeiras mudanças experimentadas pelo mercado no Brasil, bem como uma projeção de próximos movimentos que deverão acontecer, de mudanças na relação entre anunciantes e agências ou entre agências e veículos, até novos perfis de profissionais e novos desafios para quem atua nesse mercado.
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