Ensino de estatística para alunos do 3º ANO do ensino médio da E.E.I Anhenteguá com o uso de planilhas eletrônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, João Batista Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197888
Resumo: Este trabalho é requisito para a conclusão do curso de Especialização de Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental. O qual foi ministrado a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao decorrer do curso, falou-se muito da importância de inserir a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de não ser uma tarefa fácil, as disciplinas apresentaram formas de fazê-lo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo o ensino de Estatística a alunos do 3º ano do Ensino Médio por meio da ferramenta Excel através de um censo da Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. Para tanto, os alunos fizeram a coleta de dados com os moradores da Aldeia, a construção de gráficos e tabelas dos dados e a análise dos mesmos. A metodologia utilizada no trabalho foi quantitativa, exploratória e descritiva. Esta pesquisa fez parte de um projeto interdisciplinar iniciado no segundo semestre de 2018, envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia, Matemática e História e cujo objetivo era fortalecer a identidade Guarani. Os resultados construídos por este trabalho formam um acervo que permitirá à disciplina de História fazer, posteriormente, uma análise qualitativa dos moradores residentes na Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. Assim, esta pesquisa apresentou uma forma mais abrangente e significativa de os alunos aprenderem matemática, visto que faz parte de um trabalho multidisciplinar, utiliza dados da realidade dos alunos e insere o uso da tecnologia no ensino, em específico, de Estatística. O uso de planilhas eletrônicas foi de fácil aprendizagem para os alunos e facilitou não só os cálculos estatísticos, mas também a construção de gráficos e tabelas. Assim, o trabalho atingiu seu objetivo de incluir a tecnologia no ensino de Estatística através da construção de um censo da Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá.
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