Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259640 |
Resumo: | Este artigo objetivou comparar dois grupos de adolescentes - escolares e socioeducandos - quanto à reprovação e expulsão da escola e às expectativas quanto ao futuro. Participaram do estudo 146 adolescentes (73 estudantes de escolas públicas e 73 socioeducandos) com idades entre 12 e 21 anos (M=16,53; DP=1,56). Os participantes responderam ao Questionário Juventude Brasileira, que avalia fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo efetuadas análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que os socioeducandos apresentam escolaridade mais baixa, vivenciaram mais a experiência de reprovação e expulsão da escola e têm expectativas mais baixas com relação ao estudo e ao trabalho. Conclui-se que o contexto escolar é um importante ambiente de promoção do desenvolvimento saudável durante a adolescência, sendo crucial no estabelecimento de ações preventivas e de enfrentamento da transgressão juvenil. Destarte, o acesso e a permanência dos adolescentes na escola, assim como o estabelecimento e a manutenção de expectativas positivas quanto ao futuro acadêmico e profissional, devem ser encorajados. |
id |
UFRGS-2_61467c4614ce31c1c6dd04ebb6179fc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259640 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Katia Simone da SilvaZappe, Jana GonçalvesSantos, Samara Silva dosDias, Ana Cristina Garcia2023-06-29T03:30:59Z20201983-8220http://hdl.handle.net/10183/259640001168478Este artigo objetivou comparar dois grupos de adolescentes - escolares e socioeducandos - quanto à reprovação e expulsão da escola e às expectativas quanto ao futuro. Participaram do estudo 146 adolescentes (73 estudantes de escolas públicas e 73 socioeducandos) com idades entre 12 e 21 anos (M=16,53; DP=1,56). Os participantes responderam ao Questionário Juventude Brasileira, que avalia fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo efetuadas análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que os socioeducandos apresentam escolaridade mais baixa, vivenciaram mais a experiência de reprovação e expulsão da escola e têm expectativas mais baixas com relação ao estudo e ao trabalho. Conclui-se que o contexto escolar é um importante ambiente de promoção do desenvolvimento saudável durante a adolescência, sendo crucial no estabelecimento de ações preventivas e de enfrentamento da transgressão juvenil. Destarte, o acesso e a permanência dos adolescentes na escola, assim como o estabelecimento e a manutenção de expectativas positivas quanto ao futuro acadêmico e profissional, devem ser encorajados.This study aimed to compare failure and expulsion from the school and expectations about the future in two groups of adolescents - students and law-offenders. Participants were 146 adolescents (73 students from public schools and 73 law-offenders) aged between 12 and 21 years (M=16.53, SD=1.56). Participants answered the Brazilian Youth Questionnaire, which assesses risk and protective factors for development. The data were analyzed through the statistical program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), and descriptive and inferential analyses were performed. Results showed that the law-offender adolescents had lower education levels, experienced more school failure and expulsion, and had lower expectations regarding study and work. It is concluded that the school setting is an important environment for promoting healthy development during adolescence, being a crucial context for preventive and coping actions related to juvenile offense. Access and permanence of adolescents in school, as well as the establishment and maintenance of positive expectations for educational and professional future should be encouraged.application/pdfporGerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, 2008-. Vol. 13, n. 2 (set./dez. 2020), e14907, 16 f.AdolescênciaAdolescente em conflito com a leiEducaçãoMedidas socioeducativasEscolaProjeto de vidaAdolescenceSchoolLife projectExpectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandosExpectations about future : failure and expulsion from school in adolescent students and law-offenderinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168478.pdf.txt001168478.pdf.txtExtracted Texttext/plain43921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259640/2/001168478.pdf.txtf72fd669cffc0b5838c715b79e914360MD52ORIGINAL001168478.pdfTexto completoapplication/pdf340953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259640/1/001168478.pdf35f8a17d00e380093f0937e2640a9d89MD5110183/2596402023-06-30 03:33:53.971676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-30T06:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Expectations about future : failure and expulsion from school in adolescent students and law-offender |
title |
Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos |
spellingShingle |
Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos Silveira, Katia Simone da Silva Adolescência Adolescente em conflito com a lei Educação Medidas socioeducativas Escola Projeto de vida Adolescence School Life project |
title_short |
Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos |
title_full |
Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos |
title_fullStr |
Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos |
title_full_unstemmed |
Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos |
title_sort |
Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos |
author |
Silveira, Katia Simone da Silva |
author_facet |
Silveira, Katia Simone da Silva Zappe, Jana Gonçalves Santos, Samara Silva dos Dias, Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Zappe, Jana Gonçalves Santos, Samara Silva dos Dias, Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Katia Simone da Silva Zappe, Jana Gonçalves Santos, Samara Silva dos Dias, Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Adolescente em conflito com a lei Educação Medidas socioeducativas Escola Projeto de vida |
topic |
Adolescência Adolescente em conflito com a lei Educação Medidas socioeducativas Escola Projeto de vida Adolescence School Life project |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adolescence School Life project |
description |
Este artigo objetivou comparar dois grupos de adolescentes - escolares e socioeducandos - quanto à reprovação e expulsão da escola e às expectativas quanto ao futuro. Participaram do estudo 146 adolescentes (73 estudantes de escolas públicas e 73 socioeducandos) com idades entre 12 e 21 anos (M=16,53; DP=1,56). Os participantes responderam ao Questionário Juventude Brasileira, que avalia fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo efetuadas análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que os socioeducandos apresentam escolaridade mais baixa, vivenciaram mais a experiência de reprovação e expulsão da escola e têm expectativas mais baixas com relação ao estudo e ao trabalho. Conclui-se que o contexto escolar é um importante ambiente de promoção do desenvolvimento saudável durante a adolescência, sendo crucial no estabelecimento de ações preventivas e de enfrentamento da transgressão juvenil. Destarte, o acesso e a permanência dos adolescentes na escola, assim como o estabelecimento e a manutenção de expectativas positivas quanto ao futuro acadêmico e profissional, devem ser encorajados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-29T03:30:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259640 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-8220 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168478 |
identifier_str_mv |
1983-8220 001168478 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Gerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, 2008-. Vol. 13, n. 2 (set./dez. 2020), e14907, 16 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259640/2/001168478.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259640/1/001168478.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f72fd669cffc0b5838c715b79e914360 35f8a17d00e380093f0937e2640a9d89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225090084372480 |