Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Katia Simone da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zappe, Jana Gonçalves, Santos, Samara Silva dos, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259640
Resumo: Este artigo objetivou comparar dois grupos de adolescentes - escolares e socioeducandos - quanto à reprovação e expulsão da escola e às expectativas quanto ao futuro. Participaram do estudo 146 adolescentes (73 estudantes de escolas públicas e 73 socioeducandos) com idades entre 12 e 21 anos (M=16,53; DP=1,56). Os participantes responderam ao Questionário Juventude Brasileira, que avalia fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo efetuadas análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que os socioeducandos apresentam escolaridade mais baixa, vivenciaram mais a experiência de reprovação e expulsão da escola e têm expectativas mais baixas com relação ao estudo e ao trabalho. Conclui-se que o contexto escolar é um importante ambiente de promoção do desenvolvimento saudável durante a adolescência, sendo crucial no estabelecimento de ações preventivas e de enfrentamento da transgressão juvenil. Destarte, o acesso e a permanência dos adolescentes na escola, assim como o estabelecimento e a manutenção de expectativas positivas quanto ao futuro acadêmico e profissional, devem ser encorajados.
id UFRGS-2_61467c4614ce31c1c6dd04ebb6179fc4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259640
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Katia Simone da SilvaZappe, Jana GonçalvesSantos, Samara Silva dosDias, Ana Cristina Garcia2023-06-29T03:30:59Z20201983-8220http://hdl.handle.net/10183/259640001168478Este artigo objetivou comparar dois grupos de adolescentes - escolares e socioeducandos - quanto à reprovação e expulsão da escola e às expectativas quanto ao futuro. Participaram do estudo 146 adolescentes (73 estudantes de escolas públicas e 73 socioeducandos) com idades entre 12 e 21 anos (M=16,53; DP=1,56). Os participantes responderam ao Questionário Juventude Brasileira, que avalia fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo efetuadas análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que os socioeducandos apresentam escolaridade mais baixa, vivenciaram mais a experiência de reprovação e expulsão da escola e têm expectativas mais baixas com relação ao estudo e ao trabalho. Conclui-se que o contexto escolar é um importante ambiente de promoção do desenvolvimento saudável durante a adolescência, sendo crucial no estabelecimento de ações preventivas e de enfrentamento da transgressão juvenil. Destarte, o acesso e a permanência dos adolescentes na escola, assim como o estabelecimento e a manutenção de expectativas positivas quanto ao futuro acadêmico e profissional, devem ser encorajados.This study aimed to compare failure and expulsion from the school and expectations about the future in two groups of adolescents - students and law-offenders. Participants were 146 adolescents (73 students from public schools and 73 law-offenders) aged between 12 and 21 years (M=16.53, SD=1.56). Participants answered the Brazilian Youth Questionnaire, which assesses risk and protective factors for development. The data were analyzed through the statistical program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), and descriptive and inferential analyses were performed. Results showed that the law-offender adolescents had lower education levels, experienced more school failure and expulsion, and had lower expectations regarding study and work. It is concluded that the school setting is an important environment for promoting healthy development during adolescence, being a crucial context for preventive and coping actions related to juvenile offense. Access and permanence of adolescents in school, as well as the establishment and maintenance of positive expectations for educational and professional future should be encouraged.application/pdfporGerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, 2008-. Vol. 13, n. 2 (set./dez. 2020), e14907, 16 f.AdolescênciaAdolescente em conflito com a leiEducaçãoMedidas socioeducativasEscolaProjeto de vidaAdolescenceSchoolLife projectExpectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandosExpectations about future : failure and expulsion from school in adolescent students and law-offenderinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168478.pdf.txt001168478.pdf.txtExtracted Texttext/plain43921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259640/2/001168478.pdf.txtf72fd669cffc0b5838c715b79e914360MD52ORIGINAL001168478.pdfTexto completoapplication/pdf340953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259640/1/001168478.pdf35f8a17d00e380093f0937e2640a9d89MD5110183/2596402023-06-30 03:33:53.971676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-30T06:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Expectations about future : failure and expulsion from school in adolescent students and law-offender
title Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
spellingShingle Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
Silveira, Katia Simone da Silva
Adolescência
Adolescente em conflito com a lei
Educação
Medidas socioeducativas
Escola
Projeto de vida
Adolescence
School
Life project
title_short Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
title_full Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
title_fullStr Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
title_full_unstemmed Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
title_sort Expectativas quanto ao futuro : reprovação e expulsão da escola de adolescentes estudantes e socioeducandos
author Silveira, Katia Simone da Silva
author_facet Silveira, Katia Simone da Silva
Zappe, Jana Gonçalves
Santos, Samara Silva dos
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Zappe, Jana Gonçalves
Santos, Samara Silva dos
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Katia Simone da Silva
Zappe, Jana Gonçalves
Santos, Samara Silva dos
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Adolescente em conflito com a lei
Educação
Medidas socioeducativas
Escola
Projeto de vida
topic Adolescência
Adolescente em conflito com a lei
Educação
Medidas socioeducativas
Escola
Projeto de vida
Adolescence
School
Life project
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescence
School
Life project
description Este artigo objetivou comparar dois grupos de adolescentes - escolares e socioeducandos - quanto à reprovação e expulsão da escola e às expectativas quanto ao futuro. Participaram do estudo 146 adolescentes (73 estudantes de escolas públicas e 73 socioeducandos) com idades entre 12 e 21 anos (M=16,53; DP=1,56). Os participantes responderam ao Questionário Juventude Brasileira, que avalia fatores de risco e proteção ao desenvolvimento. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo efetuadas análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que os socioeducandos apresentam escolaridade mais baixa, vivenciaram mais a experiência de reprovação e expulsão da escola e têm expectativas mais baixas com relação ao estudo e ao trabalho. Conclui-se que o contexto escolar é um importante ambiente de promoção do desenvolvimento saudável durante a adolescência, sendo crucial no estabelecimento de ações preventivas e de enfrentamento da transgressão juvenil. Destarte, o acesso e a permanência dos adolescentes na escola, assim como o estabelecimento e a manutenção de expectativas positivas quanto ao futuro acadêmico e profissional, devem ser encorajados.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-29T03:30:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259640
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-8220
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168478
identifier_str_mv 1983-8220
001168478
url http://hdl.handle.net/10183/259640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, 2008-. Vol. 13, n. 2 (set./dez. 2020), e14907, 16 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259640/2/001168478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259640/1/001168478.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f72fd669cffc0b5838c715b79e914360
35f8a17d00e380093f0937e2640a9d89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225090084372480