A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170455 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com professores de Educação Física nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul/RS. É de corte qualitativo, descritivo e predominantemente etnográfico. A principal questão foi; Como o professor de Educação Física constrói sua prática docente nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul? Na primeira parte encontram-se os referenciais teóricos e decisões metodológicas. A segunda trata da interpretação das informações, obtidas através de observações de aulas, de entrevistas semiestruturadas, de anotações em diário de campo e de análise documental. As informações geraram dez categorias de análise divididas em três blocos temáticos. |
id |
UFRGS-2_61e7f9fe91f588e195967f8cadc452c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170455 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonone, Carlos Gabriel GallinaMolina Neto, Vicente2017-11-21T02:26:09Z20011414-9141http://hdl.handle.net/10183/170455000317564Este trabalho foi realizado com professores de Educação Física nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul/RS. É de corte qualitativo, descritivo e predominantemente etnográfico. A principal questão foi; Como o professor de Educação Física constrói sua prática docente nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul? Na primeira parte encontram-se os referenciais teóricos e decisões metodológicas. A segunda trata da interpretação das informações, obtidas através de observações de aulas, de entrevistas semiestruturadas, de anotações em diário de campo e de análise documental. As informações geraram dez categorias de análise divididas em três blocos temáticos.Th/s work was done with Physical Education professors in private secondary schools of the city of Caxias do Sul, RS, Brazíl. It is a qualitatlve, descriptive and predominantly ethnographic work. The ma/n question is How does the Physical Education professor build his/her teaching practice in private secondary schools of Caxias do Sul? In the first part, there are theoretical references and methodological decisions. The second part addresses the interpretation of the information, which were obtalned through classes' observatlons, semistructured interviews, and documental analysis. The information have generated ten categories divided into three thematic blocks.application/pdfporRevista Perfil. Vol. 5, n. 5 (2001), p. 27-39Educação físicaPrática de ensinoPhisical educationSecondary schoolPedagoglc practiceA prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000317564.pdf000317564.pdfTexto completoapplication/pdf946864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170455/1/000317564.pdf2366fcc511f196505cdf0e6638cf3b9aMD51TEXT000317564.pdf.txt000317564.pdf.txtExtracted Texttext/plain44216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170455/2/000317564.pdf.txt9a9f0fe8713b95c4350266ad20852768MD5210183/1704552017-12-10 02:22:22.511603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170455Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-12-10T04:22:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor |
title |
A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor |
spellingShingle |
A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor Bonone, Carlos Gabriel Gallina Educação física Prática de ensino Phisical education Secondary school Pedagoglc practice |
title_short |
A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor |
title_full |
A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor |
title_fullStr |
A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor |
title_full_unstemmed |
A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor |
title_sort |
A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor |
author |
Bonone, Carlos Gabriel Gallina |
author_facet |
Bonone, Carlos Gabriel Gallina Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonone, Carlos Gabriel Gallina Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Prática de ensino |
topic |
Educação física Prática de ensino Phisical education Secondary school Pedagoglc practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Phisical education Secondary school Pedagoglc practice |
description |
Este trabalho foi realizado com professores de Educação Física nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul/RS. É de corte qualitativo, descritivo e predominantemente etnográfico. A principal questão foi; Como o professor de Educação Física constrói sua prática docente nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul? Na primeira parte encontram-se os referenciais teóricos e decisões metodológicas. A segunda trata da interpretação das informações, obtidas através de observações de aulas, de entrevistas semiestruturadas, de anotações em diário de campo e de análise documental. As informações geraram dez categorias de análise divididas em três blocos temáticos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-21T02:26:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170455 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-9141 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000317564 |
identifier_str_mv |
1414-9141 000317564 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Perfil. Vol. 5, n. 5 (2001), p. 27-39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170455/1/000317564.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170455/2/000317564.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2366fcc511f196505cdf0e6638cf3b9a 9a9f0fe8713b95c4350266ad20852768 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447648320094208 |