Três potências do falso em Kiarostami
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177663 |
Resumo: | Este trabalho pretende conceber um mapeamento de aparições do conceito Deleuzeano de potências do falso (DELEUZE, 1990) na obra cinematográfica do iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016), e assim, a compreensão do funcionamento do conceito no objeto fílmico. Buscaremos tal articulação a partir de elementos dos filmes que apresentam as instâncias do conceito, como a descrição, a narração e a narrativa, da forma que são apresentadas no livro A imagem-tempo (1990). Para evidenciar o que o autor define como a personagem falsária, a fabulação, e os movimentos em falso, constitui-se como corpus, principalmente, os filmes Cópia Fiel (2010), Close-Up (1990), e Onde fica a casa do meu amigo? (1989). |
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Heberle, GiulianaSilva, Alexandre Rocha daLuz, Guilherme Gonçalves da2018-05-09T02:30:29Z2017http://hdl.handle.net/10183/177663001063211Este trabalho pretende conceber um mapeamento de aparições do conceito Deleuzeano de potências do falso (DELEUZE, 1990) na obra cinematográfica do iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016), e assim, a compreensão do funcionamento do conceito no objeto fílmico. Buscaremos tal articulação a partir de elementos dos filmes que apresentam as instâncias do conceito, como a descrição, a narração e a narrativa, da forma que são apresentadas no livro A imagem-tempo (1990). Para evidenciar o que o autor define como a personagem falsária, a fabulação, e os movimentos em falso, constitui-se como corpus, principalmente, os filmes Cópia Fiel (2010), Close-Up (1990), e Onde fica a casa do meu amigo? (1989).This research intends to conceive a mapping of the Deleuzean concept, powers of the false (DELEUZE, 1990) in the movies directed by iranian Abbas Kiarostami (1940-2016), and thus, the knowledge of how the concept works in Kiarostami’s cinema. We will seek such articulation from elements of his films that shows the instances of the concept, such as description, narration and narrative, as presented in the book Cinema 2: The time image (1990). In order to show what the author defines as the false character, the fable, and the false movements, the corpus is mainly the films Certified Copy (2010), Close-Up (1990), and Where is the friend’s home? (1989).application/pdfporSemióticaKiarostami, AbbasCinemaSemioticsPhilosophyKiarostamiPowers of the falseTrês potências do falso em Kiarostamiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063211.pdf001063211.pdfTexto completoapplication/pdf2414902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177663/1/001063211.pdf6c4fd693439d42c5ac7f0b5400dd5d87MD51TEXT001063211.pdf.txt001063211.pdf.txtExtracted Texttext/plain138329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177663/2/001063211.pdf.txt9a2e0dc4aafdb40af6f523e4161e6ecaMD5210183/1776632018-06-07 02:28:54.871755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:28:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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