Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcello, Fabiana de Amorim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Gisele Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231000
Resumo: Há muito tempo, a fotografia, em seus aspectos dinâmicos e mesmo paradoxais, vem compondo o panorama da pesquisa no campo da Educação, teórica e metodologicamente. Assim sendo, neste artigo,temoscomo objetivo discutir a fotografia na qualidade de elemento decisivo de uma metodologia particular, a foto-elicitação. Mais especificamente, interessa-nostratar da foto-elicitação,na medida em queela édinamizada no diálogo com um grupo particular de sujeitos, as crianças. Para tanto, inicialmente, apresentamosum levantamento bibliográfico sobre pesquisascom/sobre crianças que, metodologicamente, valeram-se de imagens para estabelecer diálogos singulares com elas (as crianças)–especialmenteaquelaspesquisasque fazem uso declarado do método da foto-elicitação. Em seguida, com base na análise dos resultados desse mapeamento e, junto a ele, asnossas experiências de pesquisa com crianças, sistematizamos um conjunto de vantagens e, também,de desafios que se impõem a essa forma específica de compor o campo de investigaçãoe suas estratégicas de produção de dados.
id UFRGS-2_629e527de7212148ef77f00433e64fb3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231000
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcello, Fabiana de AmorimSoares, Gisele Rodrigues2021-10-20T04:23:55Z20211809-4031http://hdl.handle.net/10183/231000001132510Há muito tempo, a fotografia, em seus aspectos dinâmicos e mesmo paradoxais, vem compondo o panorama da pesquisa no campo da Educação, teórica e metodologicamente. Assim sendo, neste artigo,temoscomo objetivo discutir a fotografia na qualidade de elemento decisivo de uma metodologia particular, a foto-elicitação. Mais especificamente, interessa-nostratar da foto-elicitação,na medida em queela édinamizada no diálogo com um grupo particular de sujeitos, as crianças. Para tanto, inicialmente, apresentamosum levantamento bibliográfico sobre pesquisascom/sobre crianças que, metodologicamente, valeram-se de imagens para estabelecer diálogos singulares com elas (as crianças)–especialmenteaquelaspesquisasque fazem uso declarado do método da foto-elicitação. Em seguida, com base na análise dos resultados desse mapeamento e, junto a ele, asnossas experiências de pesquisa com crianças, sistematizamos um conjunto de vantagens e, também,de desafios que se impõem a essa forma específica de compor o campo de investigaçãoe suas estratégicas de produção de dados.For along time,photography, in its dynamic and even paradoxical aspects,has been composing the panorama of research in the field of education, both theoretically and methodologically.Therefore, in this article, we aim to discuss photography as a decisive element of a particular methodology, photo-elicitation. More specifically, we are interested in dealing with photo-elicitation, as it is dynamized in the dialogue with a particular group of subjects, thechildren.To this end, initially, we present a bibliographic survey on research with/about children who, methodologically, used images to establish unique dialogues with them (the children) –especially those pieces of research that make open use of the photo-elicitation method. Then, based on the analysis of the results of this mapping and, together with it, our research experiences with children, we systematized a set of advantagesand challenges that are imposed on this specific way of composing the research field and its strategic data production.Hace mucho tiempo, la fotografía, en sus aspectos dinámicos e incluso paradójicos, ha ido componiendo el panorama de la investigación en el campo de la Educación, teórica y metodológicamente. Así,en este artículo tenemos como objetivo discutir la fotografía en calidad de elemento decisivo de una metodología particular, la entrevista foto-elicitación; más específicamente nos interesa abordar la foto-elicitación en la medida en que ella es dinamizada en el diálogo con el grupo particular de sujetos, los niños. Para ello, inicialmente, presentamos una encuesta bibliográfica sobre investigaciones con/sobre niños que, metodológicamente, utilizaron imágenes para establecer diálogos singulares con ellos (los niños), especialmente aquellas investigaciones que hacen uso declarado del método de foto-elicitación. En seguida, con base en el análisis de los resultados de este mapeo y, junto con él, nuestras experiencias de investigación con niños, sistematizamos un conjunto de ventajasytambién de desafíos que se imponen a esta forma específica de componer el campo de investigación y sus estrategias de producción de datosapplication/pdfporPráxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 16 (2021), e2118030, p. 1-16CriançaPesquisa qualitativaMetodologiaFotografiaQualitative methodsChildPhoto-elicitationMetodologías cualitativasNiñoFoto-elicitaciónSobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiroOn the use of images in research with children : photo elicitation and other methodologies in the Brazilian investigative panoramaSobre el uso de imágenes en investigación con niños : entrevista photo-elicitación y otras metodologías en el panorama de investigativo brasileñoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132510.pdf.txt001132510.pdf.txtExtracted Texttext/plain73728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231000/2/001132510.pdf.txtc1f3dadd0b0ab6bd125719525960b009MD52ORIGINAL001132510.pdfTexto completoapplication/pdf369168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231000/1/001132510.pdf9c19d0bc4a03aef60f1671f304e320e7MD5110183/2310002021-11-20 06:21:43.552129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231000Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:21:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv On the use of images in research with children : photo elicitation and other methodologies in the Brazilian investigative panorama
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Sobre el uso de imágenes en investigación con niños : entrevista photo-elicitación y otras metodologías en el panorama de investigativo brasileño
title Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
spellingShingle Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
Marcello, Fabiana de Amorim
Criança
Pesquisa qualitativa
Metodologia
Fotografia
Qualitative methods
Child
Photo-elicitation
Metodologías cualitativas
Niño
Foto-elicitación
title_short Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
title_full Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
title_fullStr Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
title_full_unstemmed Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
title_sort Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
author Marcello, Fabiana de Amorim
author_facet Marcello, Fabiana de Amorim
Soares, Gisele Rodrigues
author_role author
author2 Soares, Gisele Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
Soares, Gisele Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Pesquisa qualitativa
Metodologia
Fotografia
topic Criança
Pesquisa qualitativa
Metodologia
Fotografia
Qualitative methods
Child
Photo-elicitation
Metodologías cualitativas
Niño
Foto-elicitación
dc.subject.eng.fl_str_mv Qualitative methods
Child
Photo-elicitation
dc.subject.spa.fl_str_mv Metodologías cualitativas
Niño
Foto-elicitación
description Há muito tempo, a fotografia, em seus aspectos dinâmicos e mesmo paradoxais, vem compondo o panorama da pesquisa no campo da Educação, teórica e metodologicamente. Assim sendo, neste artigo,temoscomo objetivo discutir a fotografia na qualidade de elemento decisivo de uma metodologia particular, a foto-elicitação. Mais especificamente, interessa-nostratar da foto-elicitação,na medida em queela édinamizada no diálogo com um grupo particular de sujeitos, as crianças. Para tanto, inicialmente, apresentamosum levantamento bibliográfico sobre pesquisascom/sobre crianças que, metodologicamente, valeram-se de imagens para estabelecer diálogos singulares com elas (as crianças)–especialmenteaquelaspesquisasque fazem uso declarado do método da foto-elicitação. Em seguida, com base na análise dos resultados desse mapeamento e, junto a ele, asnossas experiências de pesquisa com crianças, sistematizamos um conjunto de vantagens e, também,de desafios que se impõem a essa forma específica de compor o campo de investigaçãoe suas estratégicas de produção de dados.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T04:23:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231000
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-4031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132510
identifier_str_mv 1809-4031
001132510
url http://hdl.handle.net/10183/231000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 16 (2021), e2118030, p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231000/2/001132510.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231000/1/001132510.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1f3dadd0b0ab6bd125719525960b009
9c19d0bc4a03aef60f1671f304e320e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039554543616