Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Roberta Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98300
Resumo: Objetivo: investigar a hipótese de escrita e nível ortográfico de crianças de 2º ano do atual ensino fundamental; descrever e classificar erros ortográficos, comparando a hipótese de escrita e nível ortográfico de acordo com o sexo dos alunos; e comparar os dados coletados entre escola pública e privada. Métodos: Trata-se de um estudo transversal desenhado para descrever a freqüência das hipóteses de escrita e ortografia em escola de ensino fundamental da rede privada e da rede pública. A amostra foi composta por 200 estudantes do 2º ano do ensino fundamental, 100 de rede privada e 100 de rede pública de ensino. Os dados foram coletados por meio de um ditado balanceado de 24 palavras, aplicados num tempo médio de 30 minutos, durante atividades escolares rotineiras. Resultados e conclusão: entre os achados, destacam-se: 16,5% da amostra se encontram em nível de hipótese de escrita; meninos têm 2 vezes mais chance de encontrarem-se em nível de hipótese de escrita no segundo semestre do 2º ano do ensino fundamental; crianças de escola pública têm 9 vezes mais chances de encontrarem-se em nível de hipótese de escrita nos segundo semestre do segundo ano do ensino fundamental. Tais resultados nos levam a reflexões sobre o programa de 9 anos de ensino fundamental, implementado em 2006 e o quanto está levando em conta a prontidão do desenvolvimento infantil para a alfabetização.
id UFRGS-2_63172fb19047718c27b5c62bdd13f160
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98300
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Roberta SilvaFrança, Marcio Pezzini2014-07-19T02:11:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/98300000921762Objetivo: investigar a hipótese de escrita e nível ortográfico de crianças de 2º ano do atual ensino fundamental; descrever e classificar erros ortográficos, comparando a hipótese de escrita e nível ortográfico de acordo com o sexo dos alunos; e comparar os dados coletados entre escola pública e privada. Métodos: Trata-se de um estudo transversal desenhado para descrever a freqüência das hipóteses de escrita e ortografia em escola de ensino fundamental da rede privada e da rede pública. A amostra foi composta por 200 estudantes do 2º ano do ensino fundamental, 100 de rede privada e 100 de rede pública de ensino. Os dados foram coletados por meio de um ditado balanceado de 24 palavras, aplicados num tempo médio de 30 minutos, durante atividades escolares rotineiras. Resultados e conclusão: entre os achados, destacam-se: 16,5% da amostra se encontram em nível de hipótese de escrita; meninos têm 2 vezes mais chance de encontrarem-se em nível de hipótese de escrita no segundo semestre do 2º ano do ensino fundamental; crianças de escola pública têm 9 vezes mais chances de encontrarem-se em nível de hipótese de escrita nos segundo semestre do segundo ano do ensino fundamental. Tais resultados nos levam a reflexões sobre o programa de 9 anos de ensino fundamental, implementado em 2006 e o quanto está levando em conta a prontidão do desenvolvimento infantil para a alfabetização.Purpose: to investigate the hypothesis of writing and orthographic standard from children from the second year of the current fundamental teaching; describe and classify orthographic mistakes, comparing the hypothesis of writing and orthographic standard according to the sex of the classmates; and compare the collected data between public and private school. Methods: it is a transversal study designed to describe the frequency of hypothesis of writing and orthography in fundamental teaching schools from private and public network. The sample was composted by 200 students from the second year of fundamental teaching, 100 from the public network and 100 from the private. The data were collected by a balanced dictate of 24 words, applied in a time of approximately 30 minutes, during routinist school activities. Results and conclusion: among the findings, stand out that: 16,5% of the sample are in the level of hypothesis of writing; boys has twice more chances to be in the level of hypothesis of writing in the second semester of the second year from fundamental teaching. Such results instigate us to reflections about the program of 9 years of fundamental school, implemented since 2006 and what is considering the readiness for the child development for alphabetization.application/pdfporEnsino fundamentalOrtografiaLinguagem escritaEducationSpeechLanguage and hearing sciencesLanguageEstudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921762.pdf000921762.pdfTexto completoapplication/pdf244864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98300/1/000921762.pdf797a47a6c0c769b8c32c56cd58cf377eMD51TEXT000921762.pdf.txt000921762.pdf.txtExtracted Texttext/plain61714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98300/2/000921762.pdf.txt6acf6139d4375ab4e0eec1d47cdb9fd8MD52THUMBNAIL000921762.pdf.jpg000921762.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98300/3/000921762.pdf.jpge98b85ade08c0019ec2182d6c00653fcMD5310183/983002018-10-22 07:33:30.94oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98300Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:33:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
title Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
spellingShingle Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
Araújo, Roberta Silva
Ensino fundamental
Ortografia
Linguagem escrita
Education
Speech
Language and hearing sciences
Language
title_short Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
title_full Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
title_fullStr Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
title_sort Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
author Araújo, Roberta Silva
author_facet Araújo, Roberta Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Roberta Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Marcio Pezzini
contributor_str_mv França, Marcio Pezzini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ortografia
Linguagem escrita
topic Ensino fundamental
Ortografia
Linguagem escrita
Education
Speech
Language and hearing sciences
Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Speech
Language and hearing sciences
Language
description Objetivo: investigar a hipótese de escrita e nível ortográfico de crianças de 2º ano do atual ensino fundamental; descrever e classificar erros ortográficos, comparando a hipótese de escrita e nível ortográfico de acordo com o sexo dos alunos; e comparar os dados coletados entre escola pública e privada. Métodos: Trata-se de um estudo transversal desenhado para descrever a freqüência das hipóteses de escrita e ortografia em escola de ensino fundamental da rede privada e da rede pública. A amostra foi composta por 200 estudantes do 2º ano do ensino fundamental, 100 de rede privada e 100 de rede pública de ensino. Os dados foram coletados por meio de um ditado balanceado de 24 palavras, aplicados num tempo médio de 30 minutos, durante atividades escolares rotineiras. Resultados e conclusão: entre os achados, destacam-se: 16,5% da amostra se encontram em nível de hipótese de escrita; meninos têm 2 vezes mais chance de encontrarem-se em nível de hipótese de escrita no segundo semestre do 2º ano do ensino fundamental; crianças de escola pública têm 9 vezes mais chances de encontrarem-se em nível de hipótese de escrita nos segundo semestre do segundo ano do ensino fundamental. Tais resultados nos levam a reflexões sobre o programa de 9 anos de ensino fundamental, implementado em 2006 e o quanto está levando em conta a prontidão do desenvolvimento infantil para a alfabetização.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-19T02:11:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98300
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921762
url http://hdl.handle.net/10183/98300
identifier_str_mv 000921762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98300/1/000921762.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98300/2/000921762.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98300/3/000921762.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 797a47a6c0c769b8c32c56cd58cf377e
6acf6139d4375ab4e0eec1d47cdb9fd8
e98b85ade08c0019ec2182d6c00653fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224469151219712