A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Caneva da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202166
Resumo: Nas etapas finais da minha graduação em Educação Física, ao realizar o segundo estágio obrigatório dentro de uma escola pública de Porto Alegre, chamou a minha atenção a atuação unidocente que se materializa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observei através de relatos de colegas e rotina das professoras unidocentes que, embora a Educação Física faça parte dos componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental, existem diferentes formas de ver, pensar e ministrar as aulas de Educação Física. Com isso surgiu o interesse de conhecer como as professoras unidocentes atuam nas aulas de educação física, quais são suas diferentes formas de fazer e suas (im)possibilidades. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como a Educação Física acontece nos anos iniciais do Ensino Fundamental com professoras unidocentes, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. As questões que nortearam esta pesquisa foram: quem são essas professoras? O que pensam sobre a Educação Física? Quais são suas vivências, experiências e formações relacionadas à Educação Física? Como acontecem as aulas de Educação Física em suas turmas dentro desse contexto social e cultural? Para isso, a metodologia de pesquisa escolhida se aproxima dos estudos antropológicos. Realizei observações, diários de campo e entrevistas semi-estruturadas. Ao término desse processo foram construídas categorias analíticas que emergiram do campo empírico e possibilitam olhar a unidocência e a educação física em um contexto cultural e social nos dias atuais.
id UFRGS-2_63cfed9df940aa282e69333bc4ee0cf9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202166
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carolina Caneva daSilveira, Raquel da2019-11-30T04:05:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/202166001106936Nas etapas finais da minha graduação em Educação Física, ao realizar o segundo estágio obrigatório dentro de uma escola pública de Porto Alegre, chamou a minha atenção a atuação unidocente que se materializa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observei através de relatos de colegas e rotina das professoras unidocentes que, embora a Educação Física faça parte dos componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental, existem diferentes formas de ver, pensar e ministrar as aulas de Educação Física. Com isso surgiu o interesse de conhecer como as professoras unidocentes atuam nas aulas de educação física, quais são suas diferentes formas de fazer e suas (im)possibilidades. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como a Educação Física acontece nos anos iniciais do Ensino Fundamental com professoras unidocentes, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. As questões que nortearam esta pesquisa foram: quem são essas professoras? O que pensam sobre a Educação Física? Quais são suas vivências, experiências e formações relacionadas à Educação Física? Como acontecem as aulas de Educação Física em suas turmas dentro desse contexto social e cultural? Para isso, a metodologia de pesquisa escolhida se aproxima dos estudos antropológicos. Realizei observações, diários de campo e entrevistas semi-estruturadas. Ao término desse processo foram construídas categorias analíticas que emergiram do campo empírico e possibilitam olhar a unidocência e a educação física em um contexto cultural e social nos dias atuais.In the final stages of my graduation in Physical Education, when I completed the second compulsory internship in a public school in Porto Alegre, I was struck by the one-teacher school practice teachers performance that is materialized in the initial years of elementary school. I have observed through reports from colleagues and the routine of one-on-one teachers that, although Physical Education is part of the compulsory components of the early years of Elementary Education, there are different ways of seeing, thinking and delivering Physical Education classes. With this came the interest of knowing how the one-teacher school practice teachers act in the classes of Physical Education, what are their different ways of doing and their (im)possibilities. Therefore, the objective of this study is to understand how Physical Education happens in the initial years of elementary school with One-teacher school practice teachers, in a public school in Porto Alegre/RS. The questions that guided this research were: who are these teachers? What do you think about Physical Education? What is their background, experiences and training related to Physical Education? How do Physical Education classes take place in their classes within this social and cultural context? For this, the chosen research methodology approaches anthropological studies. I made observations, field diaries and semi-structured interviews. At the end of this process, analytical categories were selected that emerged from the empirical field and made it possible to look at one-teacher school practice and Physical Education in a cultural and social context in the present day.application/pdfporProfessorEducação física escolarEnsino fundamentalOne-teacher school practiceElementary schoolSchool physical educationA educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106936.pdf.txt001106936.pdf.txtExtracted Texttext/plain105068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202166/2/001106936.pdf.txt5beff41b0331b5f29b9afd3d48daa27cMD52ORIGINAL001106936.pdfTexto completoapplication/pdf456339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202166/1/001106936.pdf36776869219fe3b24b109b37a154cd30MD5110183/2021662019-12-04 05:00:31.168814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-04T07:00:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
title A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
spellingShingle A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
Silva, Carolina Caneva da
Professor
Educação física escolar
Ensino fundamental
One-teacher school practice
Elementary school
School physical education
title_short A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
title_full A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
title_fullStr A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
title_full_unstemmed A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
title_sort A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
author Silva, Carolina Caneva da
author_facet Silva, Carolina Caneva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Caneva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Raquel da
contributor_str_mv Silveira, Raquel da
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Educação física escolar
Ensino fundamental
topic Professor
Educação física escolar
Ensino fundamental
One-teacher school practice
Elementary school
School physical education
dc.subject.eng.fl_str_mv One-teacher school practice
Elementary school
School physical education
description Nas etapas finais da minha graduação em Educação Física, ao realizar o segundo estágio obrigatório dentro de uma escola pública de Porto Alegre, chamou a minha atenção a atuação unidocente que se materializa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observei através de relatos de colegas e rotina das professoras unidocentes que, embora a Educação Física faça parte dos componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental, existem diferentes formas de ver, pensar e ministrar as aulas de Educação Física. Com isso surgiu o interesse de conhecer como as professoras unidocentes atuam nas aulas de educação física, quais são suas diferentes formas de fazer e suas (im)possibilidades. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como a Educação Física acontece nos anos iniciais do Ensino Fundamental com professoras unidocentes, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. As questões que nortearam esta pesquisa foram: quem são essas professoras? O que pensam sobre a Educação Física? Quais são suas vivências, experiências e formações relacionadas à Educação Física? Como acontecem as aulas de Educação Física em suas turmas dentro desse contexto social e cultural? Para isso, a metodologia de pesquisa escolhida se aproxima dos estudos antropológicos. Realizei observações, diários de campo e entrevistas semi-estruturadas. Ao término desse processo foram construídas categorias analíticas que emergiram do campo empírico e possibilitam olhar a unidocência e a educação física em um contexto cultural e social nos dias atuais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-30T04:05:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202166
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106936
url http://hdl.handle.net/10183/202166
identifier_str_mv 001106936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202166/2/001106936.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202166/1/001106936.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5beff41b0331b5f29b9afd3d48daa27c
36776869219fe3b24b109b37a154cd30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224587703222272