A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202166 |
Resumo: | Nas etapas finais da minha graduação em Educação Física, ao realizar o segundo estágio obrigatório dentro de uma escola pública de Porto Alegre, chamou a minha atenção a atuação unidocente que se materializa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observei através de relatos de colegas e rotina das professoras unidocentes que, embora a Educação Física faça parte dos componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental, existem diferentes formas de ver, pensar e ministrar as aulas de Educação Física. Com isso surgiu o interesse de conhecer como as professoras unidocentes atuam nas aulas de educação física, quais são suas diferentes formas de fazer e suas (im)possibilidades. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como a Educação Física acontece nos anos iniciais do Ensino Fundamental com professoras unidocentes, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. As questões que nortearam esta pesquisa foram: quem são essas professoras? O que pensam sobre a Educação Física? Quais são suas vivências, experiências e formações relacionadas à Educação Física? Como acontecem as aulas de Educação Física em suas turmas dentro desse contexto social e cultural? Para isso, a metodologia de pesquisa escolhida se aproxima dos estudos antropológicos. Realizei observações, diários de campo e entrevistas semi-estruturadas. Ao término desse processo foram construídas categorias analíticas que emergiram do campo empírico e possibilitam olhar a unidocência e a educação física em um contexto cultural e social nos dias atuais. |
id |
UFRGS-2_63cfed9df940aa282e69333bc4ee0cf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202166 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Carolina Caneva daSilveira, Raquel da2019-11-30T04:05:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/202166001106936Nas etapas finais da minha graduação em Educação Física, ao realizar o segundo estágio obrigatório dentro de uma escola pública de Porto Alegre, chamou a minha atenção a atuação unidocente que se materializa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observei através de relatos de colegas e rotina das professoras unidocentes que, embora a Educação Física faça parte dos componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental, existem diferentes formas de ver, pensar e ministrar as aulas de Educação Física. Com isso surgiu o interesse de conhecer como as professoras unidocentes atuam nas aulas de educação física, quais são suas diferentes formas de fazer e suas (im)possibilidades. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como a Educação Física acontece nos anos iniciais do Ensino Fundamental com professoras unidocentes, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. As questões que nortearam esta pesquisa foram: quem são essas professoras? O que pensam sobre a Educação Física? Quais são suas vivências, experiências e formações relacionadas à Educação Física? Como acontecem as aulas de Educação Física em suas turmas dentro desse contexto social e cultural? Para isso, a metodologia de pesquisa escolhida se aproxima dos estudos antropológicos. Realizei observações, diários de campo e entrevistas semi-estruturadas. Ao término desse processo foram construídas categorias analíticas que emergiram do campo empírico e possibilitam olhar a unidocência e a educação física em um contexto cultural e social nos dias atuais.In the final stages of my graduation in Physical Education, when I completed the second compulsory internship in a public school in Porto Alegre, I was struck by the one-teacher school practice teachers performance that is materialized in the initial years of elementary school. I have observed through reports from colleagues and the routine of one-on-one teachers that, although Physical Education is part of the compulsory components of the early years of Elementary Education, there are different ways of seeing, thinking and delivering Physical Education classes. With this came the interest of knowing how the one-teacher school practice teachers act in the classes of Physical Education, what are their different ways of doing and their (im)possibilities. Therefore, the objective of this study is to understand how Physical Education happens in the initial years of elementary school with One-teacher school practice teachers, in a public school in Porto Alegre/RS. The questions that guided this research were: who are these teachers? What do you think about Physical Education? What is their background, experiences and training related to Physical Education? How do Physical Education classes take place in their classes within this social and cultural context? For this, the chosen research methodology approaches anthropological studies. I made observations, field diaries and semi-structured interviews. At the end of this process, analytical categories were selected that emerged from the empirical field and made it possible to look at one-teacher school practice and Physical Education in a cultural and social context in the present day.application/pdfporProfessorEducação física escolarEnsino fundamentalOne-teacher school practiceElementary schoolSchool physical educationA educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106936.pdf.txt001106936.pdf.txtExtracted Texttext/plain105068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202166/2/001106936.pdf.txt5beff41b0331b5f29b9afd3d48daa27cMD52ORIGINAL001106936.pdfTexto completoapplication/pdf456339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202166/1/001106936.pdf36776869219fe3b24b109b37a154cd30MD5110183/2021662019-12-04 05:00:31.168814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-04T07:00:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades |
title |
A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades |
spellingShingle |
A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades Silva, Carolina Caneva da Professor Educação física escolar Ensino fundamental One-teacher school practice Elementary school School physical education |
title_short |
A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades |
title_full |
A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades |
title_fullStr |
A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades |
title_full_unstemmed |
A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades |
title_sort |
A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades |
author |
Silva, Carolina Caneva da |
author_facet |
Silva, Carolina Caneva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Caneva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Raquel da |
contributor_str_mv |
Silveira, Raquel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Educação física escolar Ensino fundamental |
topic |
Professor Educação física escolar Ensino fundamental One-teacher school practice Elementary school School physical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
One-teacher school practice Elementary school School physical education |
description |
Nas etapas finais da minha graduação em Educação Física, ao realizar o segundo estágio obrigatório dentro de uma escola pública de Porto Alegre, chamou a minha atenção a atuação unidocente que se materializa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observei através de relatos de colegas e rotina das professoras unidocentes que, embora a Educação Física faça parte dos componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental, existem diferentes formas de ver, pensar e ministrar as aulas de Educação Física. Com isso surgiu o interesse de conhecer como as professoras unidocentes atuam nas aulas de educação física, quais são suas diferentes formas de fazer e suas (im)possibilidades. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como a Educação Física acontece nos anos iniciais do Ensino Fundamental com professoras unidocentes, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. As questões que nortearam esta pesquisa foram: quem são essas professoras? O que pensam sobre a Educação Física? Quais são suas vivências, experiências e formações relacionadas à Educação Física? Como acontecem as aulas de Educação Física em suas turmas dentro desse contexto social e cultural? Para isso, a metodologia de pesquisa escolhida se aproxima dos estudos antropológicos. Realizei observações, diários de campo e entrevistas semi-estruturadas. Ao término desse processo foram construídas categorias analíticas que emergiram do campo empírico e possibilitam olhar a unidocência e a educação física em um contexto cultural e social nos dias atuais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-30T04:05:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/202166 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106936 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/202166 |
identifier_str_mv |
001106936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202166/2/001106936.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202166/1/001106936.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5beff41b0331b5f29b9afd3d48daa27c 36776869219fe3b24b109b37a154cd30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224587703222272 |