O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Carina Xavier de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134485
Resumo: O presente trabalho busca investigar, através das mídias na educação, o software educacional “Mesa Educacional Alfabeto” e suas possibilidades como ferramenta no cotidiano da sala de aula, enquanto suporte para auxílio no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresentando argumentações teóricas, o trabalho aborda a importância do uso da ferramenta na sala de aula, através dos jogos interativos computadorizados, para a aplicação dos quais foram convidadas a titular R1 e sua turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, no município de São Leopoldo, junto a qual atuo como responsável do laboratório de informática (EVAM), no turno da tarde. O presente trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira, foi realizada uma pesquisa com os professores da escola, visando levantar o seu conhecimento sobre informática e seu uso em sala de aula. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário com a professora R1, titular da turma, sobre usabilidade, para verificar se o software é adequado e de fácil aplicação. E na última etapa foi realizada a observação da aplicação do software “Mesa educacional Alfabeto”, através de atividades propostas entre R1 da turma e professora titular do laboratório de informática (EVAM), a partir das quais juntas analisamos o resultado e as possibilidades de aprendizagem com o uso da Mesa Educacional. Através das leituras de caráter teórico e das observações junto aos estudantes, percebi positivamente o uso da Mesa Alfabeto, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio aos professores em sala de aula, oportunizando o uso das mídias como interação entre alunos, permitindo um trabalho colaborativo e motivador para novas aprendizagens.
id UFRGS-2_6493cba33773cc3a109c9b3da91bddc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134485
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Ana Carina Xavier deFavaretto, Fernando2016-03-30T02:08:47Z2015http://hdl.handle.net/10183/134485000985565O presente trabalho busca investigar, através das mídias na educação, o software educacional “Mesa Educacional Alfabeto” e suas possibilidades como ferramenta no cotidiano da sala de aula, enquanto suporte para auxílio no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresentando argumentações teóricas, o trabalho aborda a importância do uso da ferramenta na sala de aula, através dos jogos interativos computadorizados, para a aplicação dos quais foram convidadas a titular R1 e sua turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, no município de São Leopoldo, junto a qual atuo como responsável do laboratório de informática (EVAM), no turno da tarde. O presente trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira, foi realizada uma pesquisa com os professores da escola, visando levantar o seu conhecimento sobre informática e seu uso em sala de aula. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário com a professora R1, titular da turma, sobre usabilidade, para verificar se o software é adequado e de fácil aplicação. E na última etapa foi realizada a observação da aplicação do software “Mesa educacional Alfabeto”, através de atividades propostas entre R1 da turma e professora titular do laboratório de informática (EVAM), a partir das quais juntas analisamos o resultado e as possibilidades de aprendizagem com o uso da Mesa Educacional. Através das leituras de caráter teórico e das observações junto aos estudantes, percebi positivamente o uso da Mesa Alfabeto, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio aos professores em sala de aula, oportunizando o uso das mídias como interação entre alunos, permitindo um trabalho colaborativo e motivador para novas aprendizagens.This paper investigates through the media in educating the educational software "Educational Mesa Alphabet" and its possibilities as a tool in the classroom every day, while support to aid in the teaching and learning process in the early years of elementary school.Presenting theoretical arguments and addressing the importance of tool use in the classroom through the computerized interactive games, they were invited to R1 holder and the gang from the 3rd year of the Municipal School Elementary Education Maria Emilia de Paula, in São Leopoldo to which I act as responsible the computer lab in the afternoon (EVAM). For this purpose the work was divided into three stages: the first a survey of school teachers was held in order to raise their knowledge of information technology and its use in the classroom. In the second stage it was carried out a questionnaire with the R1 professor at the class about usability to verify that the software is suitable and easy to apply. And the last step was performed to observe the implementation of the software "educational Mesa alphabet" through activities proposed R1 class and professor of the computer lab (EVAM), which together analyzes the results and learning opportunities through the use Educational Bureau. This choice was due class will be in literacy process through observation and experience the ease in learning through interaction tool and support in the classroom, solving some difficulties, and this serves as a support to learning. Through research positively realized using the Bureau alphabet, as an important pedagogical tool to support teachers in the classroom, with the media as interaction between students, enabling collaborative and motivating work to new learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogo pedagogicoSoftware educacionalMesa alphabetInteractive gamesEducational softwareMedia in educationO uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985565.pdf000985565.pdfTexto completoapplication/pdf1356084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134485/1/000985565.pdf931d9a1ff71f6b898de8cdb2164a0ea7MD51TEXT000985565.pdf.txt000985565.pdf.txtExtracted Texttext/plain72360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134485/2/000985565.pdf.txt15e9fed17c9c3177061135eed38bd8a8MD52THUMBNAIL000985565.pdf.jpg000985565.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134485/3/000985565.pdf.jpg3455ede212fd2787adade7029c987ea1MD5310183/1344852018-10-26 09:45:59.417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134485Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
title O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
spellingShingle O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
Souza, Ana Carina Xavier de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogo pedagogico
Software educacional
Mesa alphabet
Interactive games
Educational software
Media in education
title_short O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
title_full O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
title_fullStr O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
title_sort O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
author Souza, Ana Carina Xavier de
author_facet Souza, Ana Carina Xavier de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Carina Xavier de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favaretto, Fernando
contributor_str_mv Favaretto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogo pedagogico
Software educacional
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogo pedagogico
Software educacional
Mesa alphabet
Interactive games
Educational software
Media in education
dc.subject.eng.fl_str_mv Mesa alphabet
Interactive games
Educational software
Media in education
description O presente trabalho busca investigar, através das mídias na educação, o software educacional “Mesa Educacional Alfabeto” e suas possibilidades como ferramenta no cotidiano da sala de aula, enquanto suporte para auxílio no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresentando argumentações teóricas, o trabalho aborda a importância do uso da ferramenta na sala de aula, através dos jogos interativos computadorizados, para a aplicação dos quais foram convidadas a titular R1 e sua turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, no município de São Leopoldo, junto a qual atuo como responsável do laboratório de informática (EVAM), no turno da tarde. O presente trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira, foi realizada uma pesquisa com os professores da escola, visando levantar o seu conhecimento sobre informática e seu uso em sala de aula. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário com a professora R1, titular da turma, sobre usabilidade, para verificar se o software é adequado e de fácil aplicação. E na última etapa foi realizada a observação da aplicação do software “Mesa educacional Alfabeto”, através de atividades propostas entre R1 da turma e professora titular do laboratório de informática (EVAM), a partir das quais juntas analisamos o resultado e as possibilidades de aprendizagem com o uso da Mesa Educacional. Através das leituras de caráter teórico e das observações junto aos estudantes, percebi positivamente o uso da Mesa Alfabeto, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio aos professores em sala de aula, oportunizando o uso das mídias como interação entre alunos, permitindo um trabalho colaborativo e motivador para novas aprendizagens.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134485
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985565
url http://hdl.handle.net/10183/134485
identifier_str_mv 000985565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134485/1/000985565.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134485/2/000985565.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134485/3/000985565.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 931d9a1ff71f6b898de8cdb2164a0ea7
15e9fed17c9c3177061135eed38bd8a8
3455ede212fd2787adade7029c987ea1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502768566272