Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Icle, Gilberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bonatto, Mônica Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170562
Resumo: Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem‑se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram‑se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar, em que se apresenta o conceito de liminar; e “professor‑performer” e “estudante‑performer”, noções que procuram minimizar a diferença hierárquica entre professor e aluno.
id UFRGS-2_658a8e2dcb48a0c97a610bbd1ffea3a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170562
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Icle, GilbertoBonatto, Mônica Torres2017-11-24T02:27:15Z20170101-3262http://hdl.handle.net/10183/170562001047935Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem‑se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram‑se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar, em que se apresenta o conceito de liminar; e “professor‑performer” e “estudante‑performer”, noções que procuram minimizar a diferença hierárquica entre professor e aluno.This article describes the possibility for thinking about performance in different senses, namely among those that show its ability to disrupt the school and what we know about it. Notions were extracted based on descriptions of three experiences with Basic Education students, the objective being to circumscribe a performative pedagogy: the school as a place for cultural hybridity in which the concept of boundary is present; and “teacher‑performer” and “student‑performer”, notions that seek to minimize the hierarchy between teacher and student.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 37, n. 101 (jan./abr. 2017), p. 7-28Educação básicaEscolaPerformanceTeatroPerformancePerformance studiesEducationSchoolPor uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performersFor a performative pedagogy : the school as a place for cultural hybridity for teacher-performer and the student-performerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047935.pdf001047935.pdfTexto completoapplication/pdf1141055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170562/1/001047935.pdf24b18f98b34e3e382f5c85f8e495b40eMD51TEXT001047935.pdf.txt001047935.pdf.txtExtracted Texttext/plain45730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170562/2/001047935.pdf.txt77af5c32bdc34eaac7413fa861fb603aMD5210183/1705622021-11-20 06:19:06.851847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:19:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
dc.title.alternative.en.fl_str_mv For a performative pedagogy : the school as a place for cultural hybridity for teacher-performer and the student-performer
title Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
spellingShingle Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
Icle, Gilberto
Educação básica
Escola
Performance
Teatro
Performance
Performance studies
Education
School
title_short Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
title_full Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
title_fullStr Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
title_full_unstemmed Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
title_sort Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
author Icle, Gilberto
author_facet Icle, Gilberto
Bonatto, Mônica Torres
author_role author
author2 Bonatto, Mônica Torres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Icle, Gilberto
Bonatto, Mônica Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Escola
Performance
Teatro
topic Educação básica
Escola
Performance
Teatro
Performance
Performance studies
Education
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance
Performance studies
Education
School
description Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem‑se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram‑se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar, em que se apresenta o conceito de liminar; e “professor‑performer” e “estudante‑performer”, noções que procuram minimizar a diferença hierárquica entre professor e aluno.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-24T02:27:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170562
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3262
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001047935
identifier_str_mv 0101-3262
001047935
url http://hdl.handle.net/10183/170562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 37, n. 101 (jan./abr. 2017), p. 7-28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170562/1/001047935.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170562/2/001047935.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24b18f98b34e3e382f5c85f8e495b40e
77af5c32bdc34eaac7413fa861fb603a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932445650944