Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170562 |
Resumo: | Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem‑se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram‑se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar, em que se apresenta o conceito de liminar; e “professor‑performer” e “estudante‑performer”, noções que procuram minimizar a diferença hierárquica entre professor e aluno. |
id |
UFRGS-2_658a8e2dcb48a0c97a610bbd1ffea3a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170562 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Icle, GilbertoBonatto, Mônica Torres2017-11-24T02:27:15Z20170101-3262http://hdl.handle.net/10183/170562001047935Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem‑se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram‑se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar, em que se apresenta o conceito de liminar; e “professor‑performer” e “estudante‑performer”, noções que procuram minimizar a diferença hierárquica entre professor e aluno.This article describes the possibility for thinking about performance in different senses, namely among those that show its ability to disrupt the school and what we know about it. Notions were extracted based on descriptions of three experiences with Basic Education students, the objective being to circumscribe a performative pedagogy: the school as a place for cultural hybridity in which the concept of boundary is present; and “teacher‑performer” and “student‑performer”, notions that seek to minimize the hierarchy between teacher and student.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 37, n. 101 (jan./abr. 2017), p. 7-28Educação básicaEscolaPerformanceTeatroPerformancePerformance studiesEducationSchoolPor uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performersFor a performative pedagogy : the school as a place for cultural hybridity for teacher-performer and the student-performerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047935.pdf001047935.pdfTexto completoapplication/pdf1141055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170562/1/001047935.pdf24b18f98b34e3e382f5c85f8e495b40eMD51TEXT001047935.pdf.txt001047935.pdf.txtExtracted Texttext/plain45730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170562/2/001047935.pdf.txt77af5c32bdc34eaac7413fa861fb603aMD5210183/1705622021-11-20 06:19:06.851847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:19:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
For a performative pedagogy : the school as a place for cultural hybridity for teacher-performer and the student-performer |
title |
Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers |
spellingShingle |
Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers Icle, Gilberto Educação básica Escola Performance Teatro Performance Performance studies Education School |
title_short |
Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers |
title_full |
Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers |
title_fullStr |
Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers |
title_full_unstemmed |
Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers |
title_sort |
Por uma pedagogia performativa : a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers |
author |
Icle, Gilberto |
author_facet |
Icle, Gilberto Bonatto, Mônica Torres |
author_role |
author |
author2 |
Bonatto, Mônica Torres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Icle, Gilberto Bonatto, Mônica Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Escola Performance Teatro |
topic |
Educação básica Escola Performance Teatro Performance Performance studies Education School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Performance Performance studies Education School |
description |
Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem‑se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram‑se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar, em que se apresenta o conceito de liminar; e “professor‑performer” e “estudante‑performer”, noções que procuram minimizar a diferença hierárquica entre professor e aluno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-24T02:27:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170562 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-3262 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001047935 |
identifier_str_mv |
0101-3262 001047935 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 37, n. 101 (jan./abr. 2017), p. 7-28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170562/1/001047935.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170562/2/001047935.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24b18f98b34e3e382f5c85f8e495b40e 77af5c32bdc34eaac7413fa861fb603a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224932445650944 |