Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Luciana Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29269
Resumo: Esta pesquisa propõe uma análise e uma reflexão sobre as relações entre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no âmbito do teatro com foco na formação vocal do ator e o confronto com alguns conceitos relacionados às pedagogias do ator e às pedagogia da voz presentes nas obras do pesquisador polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e da fonoaudióloga brasileira Eudósia Acuña Quinteiro. A pesquisa empírica deu-se através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 10 atores que trabalham na cidade de Porto Alegre. A partir dos conceitos de Teatro como Encontro e de voz como resultado de uma unidade biopsicossocial propôs-se a análise do material empírico. Com base na análise das entrevistas conclui-se que as relações de ensino-aprendizagem referentes ao trabalho vocal apresentam características bastante específicas como a relação do ator com sua própria voz e a relação entre o ator-aluno e o preparador vocalprofessor e que essas relações de ensino-aprendizagem são determinantes na formação vocal dos atores.
id UFRGS-2_663bb8f5eac610cee1c4050e837e05bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29269
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcon, Luciana RodriguesAlcântara, Celina Nunes de2011-06-01T06:00:32Z2011http://hdl.handle.net/10183/29269000776308Esta pesquisa propõe uma análise e uma reflexão sobre as relações entre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no âmbito do teatro com foco na formação vocal do ator e o confronto com alguns conceitos relacionados às pedagogias do ator e às pedagogia da voz presentes nas obras do pesquisador polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e da fonoaudióloga brasileira Eudósia Acuña Quinteiro. A pesquisa empírica deu-se através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 10 atores que trabalham na cidade de Porto Alegre. A partir dos conceitos de Teatro como Encontro e de voz como resultado de uma unidade biopsicossocial propôs-se a análise do material empírico. Com base na análise das entrevistas conclui-se que as relações de ensino-aprendizagem referentes ao trabalho vocal apresentam características bastante específicas como a relação do ator com sua própria voz e a relação entre o ator-aluno e o preparador vocalprofessor e que essas relações de ensino-aprendizagem são determinantes na formação vocal dos atores.application/pdfporAtoresVozTeatroReflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776308.pdf.txt000776308.pdf.txtExtracted Texttext/plain87901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/2/000776308.pdf.txt1c3a66f418490f708c63ca11513c467aMD52ORIGINAL000776308.pdf000776308.pdfTexto completoapplication/pdf246233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/1/000776308.pdf60b2587dd56968721744418434ad53fbMD51THUMBNAIL000776308.pdf.jpg000776308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/3/000776308.pdf.jpg5773ab0882e8f64dcd6c6583e492860bMD5310183/292692018-10-09 09:17:43.007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29269Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
title Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
spellingShingle Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
Marcon, Luciana Rodrigues
Atores
Voz
Teatro
title_short Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
title_full Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
title_fullStr Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
title_sort Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
author Marcon, Luciana Rodrigues
author_facet Marcon, Luciana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Luciana Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
contributor_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Atores
Voz
Teatro
topic Atores
Voz
Teatro
description Esta pesquisa propõe uma análise e uma reflexão sobre as relações entre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no âmbito do teatro com foco na formação vocal do ator e o confronto com alguns conceitos relacionados às pedagogias do ator e às pedagogia da voz presentes nas obras do pesquisador polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e da fonoaudióloga brasileira Eudósia Acuña Quinteiro. A pesquisa empírica deu-se através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 10 atores que trabalham na cidade de Porto Alegre. A partir dos conceitos de Teatro como Encontro e de voz como resultado de uma unidade biopsicossocial propôs-se a análise do material empírico. Com base na análise das entrevistas conclui-se que as relações de ensino-aprendizagem referentes ao trabalho vocal apresentam características bastante específicas como a relação do ator com sua própria voz e a relação entre o ator-aluno e o preparador vocalprofessor e que essas relações de ensino-aprendizagem são determinantes na formação vocal dos atores.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-01T06:00:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776308
url http://hdl.handle.net/10183/29269
identifier_str_mv 000776308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/2/000776308.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/1/000776308.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/3/000776308.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c3a66f418490f708c63ca11513c467a
60b2587dd56968721744418434ad53fb
5773ab0882e8f64dcd6c6583e492860b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409180012544