Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29269 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe uma análise e uma reflexão sobre as relações entre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no âmbito do teatro com foco na formação vocal do ator e o confronto com alguns conceitos relacionados às pedagogias do ator e às pedagogia da voz presentes nas obras do pesquisador polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e da fonoaudióloga brasileira Eudósia Acuña Quinteiro. A pesquisa empírica deu-se através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 10 atores que trabalham na cidade de Porto Alegre. A partir dos conceitos de Teatro como Encontro e de voz como resultado de uma unidade biopsicossocial propôs-se a análise do material empírico. Com base na análise das entrevistas conclui-se que as relações de ensino-aprendizagem referentes ao trabalho vocal apresentam características bastante específicas como a relação do ator com sua própria voz e a relação entre o ator-aluno e o preparador vocalprofessor e que essas relações de ensino-aprendizagem são determinantes na formação vocal dos atores. |
id |
UFRGS-2_663bb8f5eac610cee1c4050e837e05bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29269 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcon, Luciana RodriguesAlcântara, Celina Nunes de2011-06-01T06:00:32Z2011http://hdl.handle.net/10183/29269000776308Esta pesquisa propõe uma análise e uma reflexão sobre as relações entre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no âmbito do teatro com foco na formação vocal do ator e o confronto com alguns conceitos relacionados às pedagogias do ator e às pedagogia da voz presentes nas obras do pesquisador polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e da fonoaudióloga brasileira Eudósia Acuña Quinteiro. A pesquisa empírica deu-se através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 10 atores que trabalham na cidade de Porto Alegre. A partir dos conceitos de Teatro como Encontro e de voz como resultado de uma unidade biopsicossocial propôs-se a análise do material empírico. Com base na análise das entrevistas conclui-se que as relações de ensino-aprendizagem referentes ao trabalho vocal apresentam características bastante específicas como a relação do ator com sua própria voz e a relação entre o ator-aluno e o preparador vocalprofessor e que essas relações de ensino-aprendizagem são determinantes na formação vocal dos atores.application/pdfporAtoresVozTeatroReflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776308.pdf.txt000776308.pdf.txtExtracted Texttext/plain87901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/2/000776308.pdf.txt1c3a66f418490f708c63ca11513c467aMD52ORIGINAL000776308.pdf000776308.pdfTexto completoapplication/pdf246233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/1/000776308.pdf60b2587dd56968721744418434ad53fbMD51THUMBNAIL000776308.pdf.jpg000776308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/3/000776308.pdf.jpg5773ab0882e8f64dcd6c6583e492860bMD5310183/292692018-10-09 09:17:43.007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29269Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro |
title |
Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro Marcon, Luciana Rodrigues Atores Voz Teatro |
title_short |
Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro |
title_full |
Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro |
author |
Marcon, Luciana Rodrigues |
author_facet |
Marcon, Luciana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcon, Luciana Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alcântara, Celina Nunes de |
contributor_str_mv |
Alcântara, Celina Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atores Voz Teatro |
topic |
Atores Voz Teatro |
description |
Esta pesquisa propõe uma análise e uma reflexão sobre as relações entre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no âmbito do teatro com foco na formação vocal do ator e o confronto com alguns conceitos relacionados às pedagogias do ator e às pedagogia da voz presentes nas obras do pesquisador polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e da fonoaudióloga brasileira Eudósia Acuña Quinteiro. A pesquisa empírica deu-se através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 10 atores que trabalham na cidade de Porto Alegre. A partir dos conceitos de Teatro como Encontro e de voz como resultado de uma unidade biopsicossocial propôs-se a análise do material empírico. Com base na análise das entrevistas conclui-se que as relações de ensino-aprendizagem referentes ao trabalho vocal apresentam características bastante específicas como a relação do ator com sua própria voz e a relação entre o ator-aluno e o preparador vocalprofessor e que essas relações de ensino-aprendizagem são determinantes na formação vocal dos atores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-01T06:00:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29269 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776308 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29269 |
identifier_str_mv |
000776308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/2/000776308.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/1/000776308.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29269/3/000776308.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c3a66f418490f708c63ca11513c467a 60b2587dd56968721744418434ad53fb 5773ab0882e8f64dcd6c6583e492860b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224409180012544 |