Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Faria de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223653
Resumo: Os MOOCs estão em gradativa evolução, o que ocorre devido à grande disseminação dos ambientes virtuais de aprendizagem, os quais disponibilizam meios de interação aos participantes, um deles é o fórum de discussão, que possui muitas informações a respeito do engajamento dos alunos. Contudo, realizar a leitura de todas as postagens é uma tarefa difícil, pois os MOOCs costumam ter uma faixa muito alta de alunos matriculados. Neste sentido, a mineração de texto pode auxiliar professores a obter conhecimentos relevantes sobre as postagens dos alunos. Desta forma, neste estudo foi realizada uma mineração de textos utilizando grafos, das postagens dos alunos em fóruns de discussão de dois MOOCs da plataforma Lúmina, um no qual o professor ofertante interage com os alunos e outro no qual o professor não interage. Com o intuito de verificar a relevância de tais postagens e observar o comprometimento dos alunos com o curso. Para tanto, foi utilizada a ferramenta Sobek para geração dos grafos e foi calculado o coeficiente de relevância temática (CRT) para cada fórum de discussão. Os resultados apontam que mediações nos fóruns de discussão, por meio de interações de tutores e/ou professores causam impacto significativo na relevância das postagens dos alunos.
id UFRGS-2_68437e4373af94891455c785c822133e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223653
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Vanessa Faria dePerry, Gabriela Trindade2021-07-13T04:37:55Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/223653001127865Os MOOCs estão em gradativa evolução, o que ocorre devido à grande disseminação dos ambientes virtuais de aprendizagem, os quais disponibilizam meios de interação aos participantes, um deles é o fórum de discussão, que possui muitas informações a respeito do engajamento dos alunos. Contudo, realizar a leitura de todas as postagens é uma tarefa difícil, pois os MOOCs costumam ter uma faixa muito alta de alunos matriculados. Neste sentido, a mineração de texto pode auxiliar professores a obter conhecimentos relevantes sobre as postagens dos alunos. Desta forma, neste estudo foi realizada uma mineração de textos utilizando grafos, das postagens dos alunos em fóruns de discussão de dois MOOCs da plataforma Lúmina, um no qual o professor ofertante interage com os alunos e outro no qual o professor não interage. Com o intuito de verificar a relevância de tais postagens e observar o comprometimento dos alunos com o curso. Para tanto, foi utilizada a ferramenta Sobek para geração dos grafos e foi calculado o coeficiente de relevância temática (CRT) para cada fórum de discussão. Os resultados apontam que mediações nos fóruns de discussão, por meio de interações de tutores e/ou professores causam impacto significativo na relevância das postagens dos alunos.MOOCs are gradually evolving, which is due to the widespread dissemination of virtual learning environments, which provide participants with a means of interaction, one of which is the discussion forum, which has a lot of information about student engagement. However, reading all posts is a difficult task, as MOOCs often have a very high range of students enrolled. In this sense, text mining can help teachers gain relevant knowledge about student posts. Thus, in this study a text mining was performed using graphs, from the students' posts in discussion forums of two Lúmina platform MOOCs, one in which the offering teacher interacts with the students and another in which the teacher does not interact. In order to verify the relevance of such posts and observe the students' commitment to the course. For this, the Sobek graph generation tool was used and the thematic relevance coefficient (TRC) was calculated for each discussion forum. The results indicate that mediations in discussion forums, through interactions of tutors and teachers, have a significant impact on the relevance of students' posts.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 17, n. 3 ( 2019), p. 204-213Fórum de discussãoMineração de textoAmbiente virtual de aprendizagemText miningGraphsForumsMOOCThematic relevance coefficientMineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussãoText mining in moocs : analysis of thematic relevance in discussion forumsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127865.pdf.txt001127865.pdf.txtExtracted Texttext/plain34165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223653/2/001127865.pdf.txt3fc51d62f01e0ecb735b4e1f275b9848MD52ORIGINAL001127865.pdfTexto completoapplication/pdf2930667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223653/1/001127865.pdf66aa4ed8b3a8d5bad36df4e72e6247a4MD5110183/2236532021-08-18 04:27:13.821231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Text mining in moocs : analysis of thematic relevance in discussion forums
title Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
spellingShingle Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
Souza, Vanessa Faria de
Fórum de discussão
Mineração de texto
Ambiente virtual de aprendizagem
Text mining
Graphs
Forums
MOOC
Thematic relevance coefficient
title_short Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
title_full Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
title_fullStr Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
title_full_unstemmed Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
title_sort Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
author Souza, Vanessa Faria de
author_facet Souza, Vanessa Faria de
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Faria de
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Fórum de discussão
Mineração de texto
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Fórum de discussão
Mineração de texto
Ambiente virtual de aprendizagem
Text mining
Graphs
Forums
MOOC
Thematic relevance coefficient
dc.subject.eng.fl_str_mv Text mining
Graphs
Forums
MOOC
Thematic relevance coefficient
description Os MOOCs estão em gradativa evolução, o que ocorre devido à grande disseminação dos ambientes virtuais de aprendizagem, os quais disponibilizam meios de interação aos participantes, um deles é o fórum de discussão, que possui muitas informações a respeito do engajamento dos alunos. Contudo, realizar a leitura de todas as postagens é uma tarefa difícil, pois os MOOCs costumam ter uma faixa muito alta de alunos matriculados. Neste sentido, a mineração de texto pode auxiliar professores a obter conhecimentos relevantes sobre as postagens dos alunos. Desta forma, neste estudo foi realizada uma mineração de textos utilizando grafos, das postagens dos alunos em fóruns de discussão de dois MOOCs da plataforma Lúmina, um no qual o professor ofertante interage com os alunos e outro no qual o professor não interage. Com o intuito de verificar a relevância de tais postagens e observar o comprometimento dos alunos com o curso. Para tanto, foi utilizada a ferramenta Sobek para geração dos grafos e foi calculado o coeficiente de relevância temática (CRT) para cada fórum de discussão. Os resultados apontam que mediações nos fóruns de discussão, por meio de interações de tutores e/ou professores causam impacto significativo na relevância das postagens dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:37:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223653
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127865
identifier_str_mv 1679-1916
001127865
url http://hdl.handle.net/10183/223653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 17, n. 3 ( 2019), p. 204-213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223653/2/001127865.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223653/1/001127865.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fc51d62f01e0ecb735b4e1f275b9848
66aa4ed8b3a8d5bad36df4e72e6247a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225024789544960