Mineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussão
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223653 |
Resumo: | Os MOOCs estão em gradativa evolução, o que ocorre devido à grande disseminação dos ambientes virtuais de aprendizagem, os quais disponibilizam meios de interação aos participantes, um deles é o fórum de discussão, que possui muitas informações a respeito do engajamento dos alunos. Contudo, realizar a leitura de todas as postagens é uma tarefa difícil, pois os MOOCs costumam ter uma faixa muito alta de alunos matriculados. Neste sentido, a mineração de texto pode auxiliar professores a obter conhecimentos relevantes sobre as postagens dos alunos. Desta forma, neste estudo foi realizada uma mineração de textos utilizando grafos, das postagens dos alunos em fóruns de discussão de dois MOOCs da plataforma Lúmina, um no qual o professor ofertante interage com os alunos e outro no qual o professor não interage. Com o intuito de verificar a relevância de tais postagens e observar o comprometimento dos alunos com o curso. Para tanto, foi utilizada a ferramenta Sobek para geração dos grafos e foi calculado o coeficiente de relevância temática (CRT) para cada fórum de discussão. Os resultados apontam que mediações nos fóruns de discussão, por meio de interações de tutores e/ou professores causam impacto significativo na relevância das postagens dos alunos. |
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Souza, Vanessa Faria dePerry, Gabriela Trindade2021-07-13T04:37:55Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/223653001127865Os MOOCs estão em gradativa evolução, o que ocorre devido à grande disseminação dos ambientes virtuais de aprendizagem, os quais disponibilizam meios de interação aos participantes, um deles é o fórum de discussão, que possui muitas informações a respeito do engajamento dos alunos. Contudo, realizar a leitura de todas as postagens é uma tarefa difícil, pois os MOOCs costumam ter uma faixa muito alta de alunos matriculados. Neste sentido, a mineração de texto pode auxiliar professores a obter conhecimentos relevantes sobre as postagens dos alunos. Desta forma, neste estudo foi realizada uma mineração de textos utilizando grafos, das postagens dos alunos em fóruns de discussão de dois MOOCs da plataforma Lúmina, um no qual o professor ofertante interage com os alunos e outro no qual o professor não interage. Com o intuito de verificar a relevância de tais postagens e observar o comprometimento dos alunos com o curso. Para tanto, foi utilizada a ferramenta Sobek para geração dos grafos e foi calculado o coeficiente de relevância temática (CRT) para cada fórum de discussão. Os resultados apontam que mediações nos fóruns de discussão, por meio de interações de tutores e/ou professores causam impacto significativo na relevância das postagens dos alunos.MOOCs are gradually evolving, which is due to the widespread dissemination of virtual learning environments, which provide participants with a means of interaction, one of which is the discussion forum, which has a lot of information about student engagement. However, reading all posts is a difficult task, as MOOCs often have a very high range of students enrolled. In this sense, text mining can help teachers gain relevant knowledge about student posts. Thus, in this study a text mining was performed using graphs, from the students' posts in discussion forums of two Lúmina platform MOOCs, one in which the offering teacher interacts with the students and another in which the teacher does not interact. In order to verify the relevance of such posts and observe the students' commitment to the course. For this, the Sobek graph generation tool was used and the thematic relevance coefficient (TRC) was calculated for each discussion forum. The results indicate that mediations in discussion forums, through interactions of tutors and teachers, have a significant impact on the relevance of students' posts.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 17, n. 3 ( 2019), p. 204-213Fórum de discussãoMineração de textoAmbiente virtual de aprendizagemText miningGraphsForumsMOOCThematic relevance coefficientMineração de texto em Moocs : análise da relevância temática de postagens em fóruns de discussãoText mining in moocs : analysis of thematic relevance in discussion forumsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127865.pdf.txt001127865.pdf.txtExtracted Texttext/plain34165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223653/2/001127865.pdf.txt3fc51d62f01e0ecb735b4e1f275b9848MD52ORIGINAL001127865.pdfTexto completoapplication/pdf2930667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223653/1/001127865.pdf66aa4ed8b3a8d5bad36df4e72e6247a4MD5110183/2236532021-08-18 04:27:13.821231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Os MOOCs estão em gradativa evolução, o que ocorre devido à grande disseminação dos ambientes virtuais de aprendizagem, os quais disponibilizam meios de interação aos participantes, um deles é o fórum de discussão, que possui muitas informações a respeito do engajamento dos alunos. Contudo, realizar a leitura de todas as postagens é uma tarefa difícil, pois os MOOCs costumam ter uma faixa muito alta de alunos matriculados. Neste sentido, a mineração de texto pode auxiliar professores a obter conhecimentos relevantes sobre as postagens dos alunos. Desta forma, neste estudo foi realizada uma mineração de textos utilizando grafos, das postagens dos alunos em fóruns de discussão de dois MOOCs da plataforma Lúmina, um no qual o professor ofertante interage com os alunos e outro no qual o professor não interage. Com o intuito de verificar a relevância de tais postagens e observar o comprometimento dos alunos com o curso. Para tanto, foi utilizada a ferramenta Sobek para geração dos grafos e foi calculado o coeficiente de relevância temática (CRT) para cada fórum de discussão. Os resultados apontam que mediações nos fóruns de discussão, por meio de interações de tutores e/ou professores causam impacto significativo na relevância das postagens dos alunos. |
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