Portal fungi : plataforma colaborativa para o ensino de micologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moschen, Walter Henrique Pedron
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234283
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) cria novas possibilidades de ensino em sala de aula. A informatização da troca de informações e o aumento no acesso à conexão de internet trouxe as TIC para a escola, tanto por ação dos alunos quanto por ação do educador. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são considerados importantes recursos de ensino, oferecendo uma ferramenta complementar ao livro didático. O objetivo geral deste trabalho foi a avaliação da aprendizagem sobre o Reino Fungi em turmas do ensino fundamental, mediada por um Ambiente de Virtual de Aprendizagem. A plataforma virtual Portal Fungi foi desenvolvida através do Sistema Gerenciador de Conteúdo conhecido como Wordpress, disponível em código aberto. O material didático disponível na plataforma foi desenvolvido a partir de bibliografia especializada. A plataforma foi testada com a participação de 20 alunos dos sétimos anos do ensino fundamental de uma escola, da rede pública de ensino, do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A usabilidade, a segurança e as atividades didáticas foram analisados através de questionários e da observação direta do pesquisador. Foi constatada a facilidade de acesso, independentemente do dispositivo utilizado. Os objetivos de aprendizagem foram atingidos a partir da comparação do desempenho do participantes, no primeiro e no segundo questionário. Através da análise dos dados foi possível avaliar o impacto no aprendizado dos participantes e verificar que o Portal Fungi funcionou como uma ferramenta para a construção do conhecimento.
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