O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Marisa Walker da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71810
Resumo: Como forma de promover a educação pública de qualidade, mais ampla e completa, vem sendo utilizada a educação em tempo integral, que se caracteriza por maior permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar, com a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino e ampliando uma formação cidadã. A educação integral compreende outros aspectos e, entre eles, uma formação que direciona o interesse de crianças e adolescentes para atividades relacionadas à arte, à cultura, aos esportes, ao meio ambiente, além de outras atividades. Com o objetivo geral de analisar esta modalidade de ensino, procedeu-se a pesquisa bibliográfica sobre o tema e sua aplicação na EMEF São José, do município de Três Passos - RS, e aplicação de questionários para professores, direção e coordenação pedagógica da escola, membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a pais de alunos. O objetivo foi conhecer a opinião dos diferentes grupos envolvidos, em relação a vários aspectos da referida modalidade, na escola estudada, e procurou-se identificar os benefícios e prejuízos que proporciona para os alunos e a comunidade. Após o levantamento e análise dos dados, constatou-se que a escola integral oferece benefícios, devido à diversidade do ensino, alimentação escolar, também, no turno inverso e diminuição de riscos de marginalização, por permanecerem mais tempo no ambiente escolar. Entretanto, ainda existem questões a serem solucionadas, como promover a participação da comunidade de forma mais ativa nas atividades e assuntos da escola, preparar os professores para o pleno exercício da educação integral e desenvolver propostas pedagógicas que atendam plenamente às necessidades da educação integral.
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