O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71810 |
Resumo: | Como forma de promover a educação pública de qualidade, mais ampla e completa, vem sendo utilizada a educação em tempo integral, que se caracteriza por maior permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar, com a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino e ampliando uma formação cidadã. A educação integral compreende outros aspectos e, entre eles, uma formação que direciona o interesse de crianças e adolescentes para atividades relacionadas à arte, à cultura, aos esportes, ao meio ambiente, além de outras atividades. Com o objetivo geral de analisar esta modalidade de ensino, procedeu-se a pesquisa bibliográfica sobre o tema e sua aplicação na EMEF São José, do município de Três Passos - RS, e aplicação de questionários para professores, direção e coordenação pedagógica da escola, membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a pais de alunos. O objetivo foi conhecer a opinião dos diferentes grupos envolvidos, em relação a vários aspectos da referida modalidade, na escola estudada, e procurou-se identificar os benefícios e prejuízos que proporciona para os alunos e a comunidade. Após o levantamento e análise dos dados, constatou-se que a escola integral oferece benefícios, devido à diversidade do ensino, alimentação escolar, também, no turno inverso e diminuição de riscos de marginalização, por permanecerem mais tempo no ambiente escolar. Entretanto, ainda existem questões a serem solucionadas, como promover a participação da comunidade de forma mais ativa nas atividades e assuntos da escola, preparar os professores para o pleno exercício da educação integral e desenvolver propostas pedagógicas que atendam plenamente às necessidades da educação integral. |
id |
UFRGS-2_6ca48069cf1579b21ef028a6d71ff530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71810 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Marisa Walker daMachado, Raquel Engelman2013-05-22T01:47:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/71810000874091Como forma de promover a educação pública de qualidade, mais ampla e completa, vem sendo utilizada a educação em tempo integral, que se caracteriza por maior permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar, com a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino e ampliando uma formação cidadã. A educação integral compreende outros aspectos e, entre eles, uma formação que direciona o interesse de crianças e adolescentes para atividades relacionadas à arte, à cultura, aos esportes, ao meio ambiente, além de outras atividades. Com o objetivo geral de analisar esta modalidade de ensino, procedeu-se a pesquisa bibliográfica sobre o tema e sua aplicação na EMEF São José, do município de Três Passos - RS, e aplicação de questionários para professores, direção e coordenação pedagógica da escola, membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a pais de alunos. O objetivo foi conhecer a opinião dos diferentes grupos envolvidos, em relação a vários aspectos da referida modalidade, na escola estudada, e procurou-se identificar os benefícios e prejuízos que proporciona para os alunos e a comunidade. Após o levantamento e análise dos dados, constatou-se que a escola integral oferece benefícios, devido à diversidade do ensino, alimentação escolar, também, no turno inverso e diminuição de riscos de marginalização, por permanecerem mais tempo no ambiente escolar. Entretanto, ainda existem questões a serem solucionadas, como promover a participação da comunidade de forma mais ativa nas atividades e assuntos da escola, preparar os professores para o pleno exercício da educação integral e desenvolver propostas pedagógicas que atendam plenamente às necessidades da educação integral.In order to promote quality public education, wider and complete, it has been used full-time education, which is characterized by a longer stay of children and adolescents in the school environment, with the possibility of improving the quality of teaching and promoting a more civic education. Full-time education includes other aspects, among them, a formation that directs the interest of children and teens for activities related to art, culture, sports, environment and others. With the main objective of analysing this kind of education, it was realized the reading on the subject literature and its application in the EMEF São José, in the city of Três Passos - RS, and the application of questionnaires for the teachers, direction and teaching coordination of the school, for the members of the City Department of Education and Culture and for students´ parents. The objective was to know the opinion of different groups involved, in relation to many aspects of this kind of education, in the school, and tried to identify the benefits and losses for students and the community. After surveying and analyzing data, it was found that the full-time school provides benefits, because of the diversity of teaching, school feeding, also, in the opposite turn and decreasing in the risk of marginalization by staying longer in the school environment. However, there are still things to be solved, such as to promote the active participation of the community in the activities and issues of school, also to prepare the teachers for the full-time education and to develop educational proposals that fully meet the needs of full-education.application/pdfporEducação públicaEducação integralEducationFull-time educationViabilityO sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Municipal UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874091.pdf000874091.pdfTexto completoapplication/pdf339338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71810/1/000874091.pdfece6e97697678daafe1751372758aef8MD51TEXT000874091.pdf.txt000874091.pdf.txtExtracted Texttext/plain140934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71810/2/000874091.pdf.txtb02b5a99454faa59590a024242708319MD52THUMBNAIL000874091.pdf.jpg000874091.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71810/3/000874091.pdf.jpgc9ab365eb9519208219b9c638f335a8bMD5310183/718102018-10-17 07:53:34.543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:53:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS |
title |
O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS |
spellingShingle |
O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS Silveira, Marisa Walker da Educação pública Educação integral Education Full-time education Viability |
title_short |
O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS |
title_full |
O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS |
title_fullStr |
O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS |
title_full_unstemmed |
O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS |
title_sort |
O sistema integral de educação em escola pública de ensino fundamental no município de Três Passos - RS |
author |
Silveira, Marisa Walker da |
author_facet |
Silveira, Marisa Walker da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Marisa Walker da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Raquel Engelman |
contributor_str_mv |
Machado, Raquel Engelman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pública Educação integral |
topic |
Educação pública Educação integral Education Full-time education Viability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Full-time education Viability |
description |
Como forma de promover a educação pública de qualidade, mais ampla e completa, vem sendo utilizada a educação em tempo integral, que se caracteriza por maior permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar, com a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino e ampliando uma formação cidadã. A educação integral compreende outros aspectos e, entre eles, uma formação que direciona o interesse de crianças e adolescentes para atividades relacionadas à arte, à cultura, aos esportes, ao meio ambiente, além de outras atividades. Com o objetivo geral de analisar esta modalidade de ensino, procedeu-se a pesquisa bibliográfica sobre o tema e sua aplicação na EMEF São José, do município de Três Passos - RS, e aplicação de questionários para professores, direção e coordenação pedagógica da escola, membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a pais de alunos. O objetivo foi conhecer a opinião dos diferentes grupos envolvidos, em relação a vários aspectos da referida modalidade, na escola estudada, e procurou-se identificar os benefícios e prejuízos que proporciona para os alunos e a comunidade. Após o levantamento e análise dos dados, constatou-se que a escola integral oferece benefícios, devido à diversidade do ensino, alimentação escolar, também, no turno inverso e diminuição de riscos de marginalização, por permanecerem mais tempo no ambiente escolar. Entretanto, ainda existem questões a serem solucionadas, como promover a participação da comunidade de forma mais ativa nas atividades e assuntos da escola, preparar os professores para o pleno exercício da educação integral e desenvolver propostas pedagógicas que atendam plenamente às necessidades da educação integral. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-22T01:47:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71810 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000874091 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71810 |
identifier_str_mv |
000874091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71810/1/000874091.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71810/2/000874091.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71810/3/000874091.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ece6e97697678daafe1751372758aef8 b02b5a99454faa59590a024242708319 c9ab365eb9519208219b9c638f335a8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447410044928 |