Humanização da assistência de enfermagem em unidades de emergência : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Stéffani Jolaire Ferro dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199846
Resumo: A superlotação dos serviços de emergência é problema evidente, no Brasil. Diante desta realidade, para efetivar atendimento de qualidade, a unidade de emergência deve articular as tecnologias, os materiais, a equipe assistencial e o usuário. A fim de consolidar os princípios básicos do SUS, a Política Nacional de Humanização, lançada em 2004, intenta produzir mudanças no modelo de cuidar, promovendo a comunicação entre usuários, gestores e trabalhadores, garantindo a valorização de suas subjetividades. Buscou-se com este estudo, caracterizar as estratégias de humanização na assistência à saúde utilizadas nos serviços de emergência após a implantação da PNH. Trata-se de uma Revisão Integrativa de literatura segundo Cooper (1982). Foram encontradas 148 publicações nas bases de dados LILACS (n=93), SciELO (n=23) e BDENF (n=32), excluídas as duplicatas e observados os critérios de inclusão e exclusão, foram analisados oito artigos nesta RI, compreendidos no período de julho de 2006 até julho 2016. Constatou-se a implantação das seguintes estratégias de humanização: acolhimento com avaliação e classificação de risco; ampliação e melhoria do acesso; criação de espaços de recepção e comunicação para usuários e trabalhadores; equipe assistencial multidisciplinar; capacitações e atualização frequente dos profissionais; diálogo entre o hospital e a comunidade; adequado encaminhamento a outros serviços de saúde e a valorização das dimensões subjetivas dos pacientes através da escuta qualificada. As estratégias utilizadas estão de acordo com o proposto pela PNH. Contudo notabilizou-se a importância de avaliar a percepção dos usuários acerca da humanização no atendimento, já que este é o objeto a quem se dirige o cuidado e que pode mobilizar estratégias de aprimoramento para a equipe assistencial.
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