O processo de formação da consciência em Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115810 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIENCIA EM FREIRE tem como objetivo compreender as características dos níveis de consciência e seu processo de transformação na obra freireana. Para melhor aprofundamento destas características teve-se como ponto de partida os conceitos de homem e cultura em Freire, compreendendo que estes são fundamentais para elaboração quanto à consciência em Freire. Foram realizadas leitura e análise de quatro obras, tais como: Educação como prática da liberdade; Extensão ou comunicação?; Pedagogia do oprimido e Conscientização, sendo a primeira a referência principal. Nesse processo, foram levantados os elementos que dão unidade e coerência ao pensamento freireano sobre a questão da formação da consciência. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento sobre a pedagogia freireana em sua matriz crítico-problematizadora. A autora entende que as conclusões deste estudo referem-se a um determinado período de elaboração da obra freireana. Pois, nos anos 80 e, principalmente nos escritos dos anos 90, Paulo Freire redimensiona suas propostas dialogando com o contexto da redemocratização na América Latina e da análise crítica da globalização neoliberal. Conclui-se que o estudo e a apreensão da realidade e da consciência em seus movimentos são fundamentais para a intervenção do educador crítico em seu papel de liderança e atuação política, pois a educação segundo Freire jamais será neutra. |
id |
UFRGS-2_6fb07f2b6c5ce6b2c7de5823d8ab06f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115810 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Letícia BastosZitkoski, Jaime José2015-05-05T01:58:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/115810000953823Este trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIENCIA EM FREIRE tem como objetivo compreender as características dos níveis de consciência e seu processo de transformação na obra freireana. Para melhor aprofundamento destas características teve-se como ponto de partida os conceitos de homem e cultura em Freire, compreendendo que estes são fundamentais para elaboração quanto à consciência em Freire. Foram realizadas leitura e análise de quatro obras, tais como: Educação como prática da liberdade; Extensão ou comunicação?; Pedagogia do oprimido e Conscientização, sendo a primeira a referência principal. Nesse processo, foram levantados os elementos que dão unidade e coerência ao pensamento freireano sobre a questão da formação da consciência. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento sobre a pedagogia freireana em sua matriz crítico-problematizadora. A autora entende que as conclusões deste estudo referem-se a um determinado período de elaboração da obra freireana. Pois, nos anos 80 e, principalmente nos escritos dos anos 90, Paulo Freire redimensiona suas propostas dialogando com o contexto da redemocratização na América Latina e da análise crítica da globalização neoliberal. Conclui-se que o estudo e a apreensão da realidade e da consciência em seus movimentos são fundamentais para a intervenção do educador crítico em seu papel de liderança e atuação política, pois a educação segundo Freire jamais será neutra.application/pdfporFreire, Paulo 1921-1997.PedagogiaConscientizaçãoO processo de formação da consciência em Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953823.pdf000953823.pdfTexto completoapplication/pdf504235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/1/000953823.pdfe7cd41b161202589b6834dcb6425a009MD51TEXT000953823.pdf.txt000953823.pdf.txtExtracted Texttext/plain97867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/2/000953823.pdf.txt74ee11d8472ddaa4d74349a3249ebc7dMD52THUMBNAIL000953823.pdf.jpg000953823.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/3/000953823.pdf.jpgda0a2b5aef563cc874d6109ba151006bMD5310183/1158102018-10-22 07:38:54.177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de formação da consciência em Paulo Freire |
title |
O processo de formação da consciência em Paulo Freire |
spellingShingle |
O processo de formação da consciência em Paulo Freire Mendes, Letícia Bastos Freire, Paulo 1921-1997. Pedagogia Conscientização |
title_short |
O processo de formação da consciência em Paulo Freire |
title_full |
O processo de formação da consciência em Paulo Freire |
title_fullStr |
O processo de formação da consciência em Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
O processo de formação da consciência em Paulo Freire |
title_sort |
O processo de formação da consciência em Paulo Freire |
author |
Mendes, Letícia Bastos |
author_facet |
Mendes, Letícia Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Letícia Bastos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo 1921-1997. Pedagogia Conscientização |
topic |
Freire, Paulo 1921-1997. Pedagogia Conscientização |
description |
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIENCIA EM FREIRE tem como objetivo compreender as características dos níveis de consciência e seu processo de transformação na obra freireana. Para melhor aprofundamento destas características teve-se como ponto de partida os conceitos de homem e cultura em Freire, compreendendo que estes são fundamentais para elaboração quanto à consciência em Freire. Foram realizadas leitura e análise de quatro obras, tais como: Educação como prática da liberdade; Extensão ou comunicação?; Pedagogia do oprimido e Conscientização, sendo a primeira a referência principal. Nesse processo, foram levantados os elementos que dão unidade e coerência ao pensamento freireano sobre a questão da formação da consciência. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento sobre a pedagogia freireana em sua matriz crítico-problematizadora. A autora entende que as conclusões deste estudo referem-se a um determinado período de elaboração da obra freireana. Pois, nos anos 80 e, principalmente nos escritos dos anos 90, Paulo Freire redimensiona suas propostas dialogando com o contexto da redemocratização na América Latina e da análise crítica da globalização neoliberal. Conclui-se que o estudo e a apreensão da realidade e da consciência em seus movimentos são fundamentais para a intervenção do educador crítico em seu papel de liderança e atuação política, pois a educação segundo Freire jamais será neutra. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115810 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953823 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115810 |
identifier_str_mv |
000953823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/1/000953823.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/2/000953823.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/3/000953823.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7cd41b161202589b6834dcb6425a009 74ee11d8472ddaa4d74349a3249ebc7d da0a2b5aef563cc874d6109ba151006b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483986472960 |