'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25241 |
Resumo: | Este estudo analisa quais saberes matemáticos estão presentes e de que modo no Programa de Alfabetização Alfa e Beto, implementado na rede de ensino pública estadual. Busco discutir, examinando os livros didáticos de 2009 do programa, como a proposta pedagógica em questão incorpora conhecimentos matemáticos para serem estudados nos primeiros anos da escolarização. Essa discussão articula três conjuntos de conhecimentos: 1) os saberes matemáticos que fazem parte dos modos de viver de crianças de uma turma de primeiro ano de uma escola de Porto Alegre, produzidos em quatro atividades pedagógicas que se constituíram em materiais empíricos; 2) os conteúdos recomendados por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e 3) os conteúdos de propostas pedagógicas que constam na produção teórica de estudiosas da educação matemática da escolarização inicial como Mabel Panizza e Cecília Parra. Neste estudo constatei que o Programa Alfa e Beto centraliza na alfabetização da língua materna, secundarizando a aprendizagem matemática. Assim, os saberes matemáticos das crianças vão além das atividades propostas pelo programa Alfa e Beto. Neste aspecto, em 2010, teve a inclusão de um livro didático específico para matemática. |
id |
UFRGS-2_6fc6c0d4a7468a185e06c1201a291651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25241 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Joana Maria DiasOliveira, Helena Dória Lucas de2010-08-26T04:19:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/25241000752196Este estudo analisa quais saberes matemáticos estão presentes e de que modo no Programa de Alfabetização Alfa e Beto, implementado na rede de ensino pública estadual. Busco discutir, examinando os livros didáticos de 2009 do programa, como a proposta pedagógica em questão incorpora conhecimentos matemáticos para serem estudados nos primeiros anos da escolarização. Essa discussão articula três conjuntos de conhecimentos: 1) os saberes matemáticos que fazem parte dos modos de viver de crianças de uma turma de primeiro ano de uma escola de Porto Alegre, produzidos em quatro atividades pedagógicas que se constituíram em materiais empíricos; 2) os conteúdos recomendados por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e 3) os conteúdos de propostas pedagógicas que constam na produção teórica de estudiosas da educação matemática da escolarização inicial como Mabel Panizza e Cecília Parra. Neste estudo constatei que o Programa Alfa e Beto centraliza na alfabetização da língua materna, secundarizando a aprendizagem matemática. Assim, os saberes matemáticos das crianças vão além das atividades propostas pelo programa Alfa e Beto. Neste aspecto, em 2010, teve a inclusão de um livro didático específico para matemática.application/pdfporMatemáticaAlfabetização'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e betoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752196.pdf.txt000752196.pdf.txtExtracted Texttext/plain73218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/2/000752196.pdf.txtf703a5bec846221ebd7c4141150c13e8MD52ORIGINAL000752196.pdf000752196.pdfTexto completoapplication/pdf317839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/1/000752196.pdf3314c68ba773c59959beee354d76773dMD51THUMBNAIL000752196.pdf.jpg000752196.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/3/000752196.pdf.jpg1e5b987d50769880289e81a6cd9ed76bMD5310183/252412018-10-09 08:31:39.768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:31:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto |
title |
'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto |
spellingShingle |
'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto Tavares, Joana Maria Dias Matemática Alfabetização |
title_short |
'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto |
title_full |
'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto |
title_fullStr |
'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto |
title_full_unstemmed |
'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto |
title_sort |
'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto |
author |
Tavares, Joana Maria Dias |
author_facet |
Tavares, Joana Maria Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Joana Maria Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Alfabetização |
topic |
Matemática Alfabetização |
description |
Este estudo analisa quais saberes matemáticos estão presentes e de que modo no Programa de Alfabetização Alfa e Beto, implementado na rede de ensino pública estadual. Busco discutir, examinando os livros didáticos de 2009 do programa, como a proposta pedagógica em questão incorpora conhecimentos matemáticos para serem estudados nos primeiros anos da escolarização. Essa discussão articula três conjuntos de conhecimentos: 1) os saberes matemáticos que fazem parte dos modos de viver de crianças de uma turma de primeiro ano de uma escola de Porto Alegre, produzidos em quatro atividades pedagógicas que se constituíram em materiais empíricos; 2) os conteúdos recomendados por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e 3) os conteúdos de propostas pedagógicas que constam na produção teórica de estudiosas da educação matemática da escolarização inicial como Mabel Panizza e Cecília Parra. Neste estudo constatei que o Programa Alfa e Beto centraliza na alfabetização da língua materna, secundarizando a aprendizagem matemática. Assim, os saberes matemáticos das crianças vão além das atividades propostas pelo programa Alfa e Beto. Neste aspecto, em 2010, teve a inclusão de um livro didático específico para matemática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-26T04:19:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25241 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752196 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25241 |
identifier_str_mv |
000752196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/2/000752196.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/1/000752196.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/3/000752196.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f703a5bec846221ebd7c4141150c13e8 3314c68ba773c59959beee354d76773d 1e5b987d50769880289e81a6cd9ed76b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447043794010112 |