'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Joana Maria Dias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25241
Resumo: Este estudo analisa quais saberes matemáticos estão presentes e de que modo no Programa de Alfabetização Alfa e Beto, implementado na rede de ensino pública estadual. Busco discutir, examinando os livros didáticos de 2009 do programa, como a proposta pedagógica em questão incorpora conhecimentos matemáticos para serem estudados nos primeiros anos da escolarização. Essa discussão articula três conjuntos de conhecimentos: 1) os saberes matemáticos que fazem parte dos modos de viver de crianças de uma turma de primeiro ano de uma escola de Porto Alegre, produzidos em quatro atividades pedagógicas que se constituíram em materiais empíricos; 2) os conteúdos recomendados por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e 3) os conteúdos de propostas pedagógicas que constam na produção teórica de estudiosas da educação matemática da escolarização inicial como Mabel Panizza e Cecília Parra. Neste estudo constatei que o Programa Alfa e Beto centraliza na alfabetização da língua materna, secundarizando a aprendizagem matemática. Assim, os saberes matemáticos das crianças vão além das atividades propostas pelo programa Alfa e Beto. Neste aspecto, em 2010, teve a inclusão de um livro didático específico para matemática.
id UFRGS-2_6fc6c0d4a7468a185e06c1201a291651
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25241
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Joana Maria DiasOliveira, Helena Dória Lucas de2010-08-26T04:19:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/25241000752196Este estudo analisa quais saberes matemáticos estão presentes e de que modo no Programa de Alfabetização Alfa e Beto, implementado na rede de ensino pública estadual. Busco discutir, examinando os livros didáticos de 2009 do programa, como a proposta pedagógica em questão incorpora conhecimentos matemáticos para serem estudados nos primeiros anos da escolarização. Essa discussão articula três conjuntos de conhecimentos: 1) os saberes matemáticos que fazem parte dos modos de viver de crianças de uma turma de primeiro ano de uma escola de Porto Alegre, produzidos em quatro atividades pedagógicas que se constituíram em materiais empíricos; 2) os conteúdos recomendados por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e 3) os conteúdos de propostas pedagógicas que constam na produção teórica de estudiosas da educação matemática da escolarização inicial como Mabel Panizza e Cecília Parra. Neste estudo constatei que o Programa Alfa e Beto centraliza na alfabetização da língua materna, secundarizando a aprendizagem matemática. Assim, os saberes matemáticos das crianças vão além das atividades propostas pelo programa Alfa e Beto. Neste aspecto, em 2010, teve a inclusão de um livro didático específico para matemática.application/pdfporMatemáticaAlfabetização'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e betoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752196.pdf.txt000752196.pdf.txtExtracted Texttext/plain73218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/2/000752196.pdf.txtf703a5bec846221ebd7c4141150c13e8MD52ORIGINAL000752196.pdf000752196.pdfTexto completoapplication/pdf317839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/1/000752196.pdf3314c68ba773c59959beee354d76773dMD51THUMBNAIL000752196.pdf.jpg000752196.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/3/000752196.pdf.jpg1e5b987d50769880289e81a6cd9ed76bMD5310183/252412018-10-09 08:31:39.768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:31:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
title 'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
spellingShingle 'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
Tavares, Joana Maria Dias
Matemática
Alfabetização
title_short 'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
title_full 'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
title_fullStr 'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
title_full_unstemmed 'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
title_sort 'Professora, quando vamos usar o caderno de matemática?' conhecimentos matemáticos no programa de alfabetização alfa e beto
author Tavares, Joana Maria Dias
author_facet Tavares, Joana Maria Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Joana Maria Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Alfabetização
topic Matemática
Alfabetização
description Este estudo analisa quais saberes matemáticos estão presentes e de que modo no Programa de Alfabetização Alfa e Beto, implementado na rede de ensino pública estadual. Busco discutir, examinando os livros didáticos de 2009 do programa, como a proposta pedagógica em questão incorpora conhecimentos matemáticos para serem estudados nos primeiros anos da escolarização. Essa discussão articula três conjuntos de conhecimentos: 1) os saberes matemáticos que fazem parte dos modos de viver de crianças de uma turma de primeiro ano de uma escola de Porto Alegre, produzidos em quatro atividades pedagógicas que se constituíram em materiais empíricos; 2) os conteúdos recomendados por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e 3) os conteúdos de propostas pedagógicas que constam na produção teórica de estudiosas da educação matemática da escolarização inicial como Mabel Panizza e Cecília Parra. Neste estudo constatei que o Programa Alfa e Beto centraliza na alfabetização da língua materna, secundarizando a aprendizagem matemática. Assim, os saberes matemáticos das crianças vão além das atividades propostas pelo programa Alfa e Beto. Neste aspecto, em 2010, teve a inclusão de um livro didático específico para matemática.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-26T04:19:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25241
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752196
url http://hdl.handle.net/10183/25241
identifier_str_mv 000752196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/2/000752196.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/1/000752196.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25241/3/000752196.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f703a5bec846221ebd7c4141150c13e8
3314c68ba773c59959beee354d76773d
1e5b987d50769880289e81a6cd9ed76b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447043794010112