O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Lídia Suzana Rocha de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23196
Resumo: A participação dos pais no desenvolvimento de habilidades cognitivas e comunicacionais dos filhos vem sendo analisada, nos últimos quinze anos, especialmente a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Pesquisas recentes indicam que as crianças aprendem a falar sobre suas memórias de eventos passados de uma maneira organizada, num contexto colaborativo de engajamento com seus pais. Alguns autores propõem que o desenvolvimento das formas narrativas possibilita à criança criar um significado para as experiências vividas. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura sobre o desenvolvimento da habilidade da criança para narrar suas experiências pessoais, bem como sobre o papel do suporte verbal oferecido pela mãe durante esse desenvolvimento.
id UFRGS-2_701841ed8fd0c19cf8c0e0ae20b7d295
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23196
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Macedo, Lídia Suzana Rocha deSperb, Tania Mara2010-06-01T04:18:10Z20071413-294Xhttp://hdl.handle.net/10183/23196000633320A participação dos pais no desenvolvimento de habilidades cognitivas e comunicacionais dos filhos vem sendo analisada, nos últimos quinze anos, especialmente a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Pesquisas recentes indicam que as crianças aprendem a falar sobre suas memórias de eventos passados de uma maneira organizada, num contexto colaborativo de engajamento com seus pais. Alguns autores propõem que o desenvolvimento das formas narrativas possibilita à criança criar um significado para as experiências vividas. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura sobre o desenvolvimento da habilidade da criança para narrar suas experiências pessoais, bem como sobre o papel do suporte verbal oferecido pela mãe durante esse desenvolvimento.The development of child’s ability to tell personal experiences: a literature review. Parents´ participation in the development of their children cognitive and communicative abilities has been analyzed in the last fifteen years especially from a social interactionist perspective. Recent studies indicate that children learn to narrate about their memories of past events in an organized manner, in collaboration with their parents. A number of authors suggest that the development of narrative forms allow the child to create meaning for their living experiences. The aim of this article is to revise the literature on the development of children’s ability to narrate their personal experiences as well as on the role of the verbal support offered by the mother in the course of this development.application/pdfporEstudos de psicologia (Natal). Vol. 12, n.3 (set./dez. 2007), p. 233-241.CriançaNarrativasExperiências de vidaDesenvolvimento infantilInteração socialRelação mãe-criançaMother-child interactionLanguageNarrative abilityO desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000633320.pdf.txt000633320.pdf.txtExtracted Texttext/plain53454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23196/2/000633320.pdf.txt12a8bf82022867b3065e47f082df6492MD52ORIGINAL000633320.pdf000633320.pdfTexto completoapplication/pdf345747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23196/1/000633320.pdf810e1dbaa0e0d883935533de225a7d00MD51THUMBNAIL000633320.pdf.jpg000633320.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23196/3/000633320.pdf.jpgc585f04ef2e0f62126b07c5c76807960MD5310183/231962018-10-17 08:07:08.116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:07:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura
title O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura
spellingShingle O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura
Macedo, Lídia Suzana Rocha de
Criança
Narrativas
Experiências de vida
Desenvolvimento infantil
Interação social
Relação mãe-criança
Mother-child interaction
Language
Narrative ability
title_short O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura
title_full O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura
title_fullStr O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura
title_full_unstemmed O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura
title_sort O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura
author Macedo, Lídia Suzana Rocha de
author_facet Macedo, Lídia Suzana Rocha de
Sperb, Tania Mara
author_role author
author2 Sperb, Tania Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Lídia Suzana Rocha de
Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Narrativas
Experiências de vida
Desenvolvimento infantil
Interação social
Relação mãe-criança
topic Criança
Narrativas
Experiências de vida
Desenvolvimento infantil
Interação social
Relação mãe-criança
Mother-child interaction
Language
Narrative ability
dc.subject.eng.fl_str_mv Mother-child interaction
Language
Narrative ability
description A participação dos pais no desenvolvimento de habilidades cognitivas e comunicacionais dos filhos vem sendo analisada, nos últimos quinze anos, especialmente a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Pesquisas recentes indicam que as crianças aprendem a falar sobre suas memórias de eventos passados de uma maneira organizada, num contexto colaborativo de engajamento com seus pais. Alguns autores propõem que o desenvolvimento das formas narrativas possibilita à criança criar um significado para as experiências vividas. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura sobre o desenvolvimento da habilidade da criança para narrar suas experiências pessoais, bem como sobre o papel do suporte verbal oferecido pela mãe durante esse desenvolvimento.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-01T04:18:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23196
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-294X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000633320
identifier_str_mv 1413-294X
000633320
url http://hdl.handle.net/10183/23196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos de psicologia (Natal). Vol. 12, n.3 (set./dez. 2007), p. 233-241.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23196/2/000633320.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23196/1/000633320.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23196/3/000633320.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12a8bf82022867b3065e47f082df6492
810e1dbaa0e0d883935533de225a7d00
c585f04ef2e0f62126b07c5c76807960
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224717370130432