Abordagens das relações públicas internacionais nas universidades gaúchas a partir das diretrizes curriculares do MEC/2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocca, Laurielly Salgado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147109
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento dos estudos de Relações Públicas e mais precisamente da temática Relações Públicas Internacionais, bem como identificar as novas diretrizes curriculares do curso homologadas pelo Ministério da Educação em 2013. Busca, ainda, como investigação empírica, identificar de que forma as universidades gaúchas estão abordando a temática de Relações Públicas Internacionais no Brasil. A pesquisa bibliográfica apoia-se em teorias a respeito da globalização econômica e mundialização cultural, além de teorias das Relações Públicas e das Relações Públicas Internacionais, a fim de encontrar um conceito para o tema. No âmbito metodológico, optou-se pela análise documental dos sites das universidades e do próprio documento do MEC. As principais conclusões foram que a atividade de Relações Públicas está ganhando cada vez mais espaço no âmbito mundial, visto que devido aos fenômenos estudados, em que a atividade estratégica das Relações Públicas é necessária para uma organização que se encontre nesse contexto. Além disso, as universidades gaúchas estão se adaptando para implantar as novas diretrizes curriculares do MEC, em que exige que a temática internacional seja abordada. Por enquanto, apenas as universidades particulares que possuem o curso já se adaptaram para estudar a temática, enquanto as públicas ainda estão se adaptando.
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