Abordagens das relações públicas internacionais nas universidades gaúchas a partir das diretrizes curriculares do MEC/2013
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147109 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento dos estudos de Relações Públicas e mais precisamente da temática Relações Públicas Internacionais, bem como identificar as novas diretrizes curriculares do curso homologadas pelo Ministério da Educação em 2013. Busca, ainda, como investigação empírica, identificar de que forma as universidades gaúchas estão abordando a temática de Relações Públicas Internacionais no Brasil. A pesquisa bibliográfica apoia-se em teorias a respeito da globalização econômica e mundialização cultural, além de teorias das Relações Públicas e das Relações Públicas Internacionais, a fim de encontrar um conceito para o tema. No âmbito metodológico, optou-se pela análise documental dos sites das universidades e do próprio documento do MEC. As principais conclusões foram que a atividade de Relações Públicas está ganhando cada vez mais espaço no âmbito mundial, visto que devido aos fenômenos estudados, em que a atividade estratégica das Relações Públicas é necessária para uma organização que se encontre nesse contexto. Além disso, as universidades gaúchas estão se adaptando para implantar as novas diretrizes curriculares do MEC, em que exige que a temática internacional seja abordada. Por enquanto, apenas as universidades particulares que possuem o curso já se adaptaram para estudar a temática, enquanto as públicas ainda estão se adaptando. |
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Rocca, Laurielly SalgadoMuller, Karla Maria2016-08-12T02:14:38Z2016http://hdl.handle.net/10183/147109000999087Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento dos estudos de Relações Públicas e mais precisamente da temática Relações Públicas Internacionais, bem como identificar as novas diretrizes curriculares do curso homologadas pelo Ministério da Educação em 2013. Busca, ainda, como investigação empírica, identificar de que forma as universidades gaúchas estão abordando a temática de Relações Públicas Internacionais no Brasil. A pesquisa bibliográfica apoia-se em teorias a respeito da globalização econômica e mundialização cultural, além de teorias das Relações Públicas e das Relações Públicas Internacionais, a fim de encontrar um conceito para o tema. No âmbito metodológico, optou-se pela análise documental dos sites das universidades e do próprio documento do MEC. As principais conclusões foram que a atividade de Relações Públicas está ganhando cada vez mais espaço no âmbito mundial, visto que devido aos fenômenos estudados, em que a atividade estratégica das Relações Públicas é necessária para uma organização que se encontre nesse contexto. Além disso, as universidades gaúchas estão se adaptando para implantar as novas diretrizes curriculares do MEC, em que exige que a temática internacional seja abordada. Por enquanto, apenas as universidades particulares que possuem o curso já se adaptaram para estudar a temática, enquanto as públicas ainda estão se adaptando.This article aims to analyze the development of public relations studies, more precisely, international public relations and identify the new curricular guidelines ratified by the Ministério da Educação in the year of 2013. Is, also, object of analysis to identify how the southern Brazilian universities are approaching this theme. This research relies on the theories of economic globalization, global culture, public relations and international public relations in order to stablish a common concept of such. Regarding the methodology a bibliographic review was used to link the data with the object of study. The main conclusions was that the public relations is growing even more in its global nature, since there is a, also growing, demand by international companies to strategically stablish their public relations. Furthermore, the southern Brazilian universities are still implementing the new MEC guidelines, where international theme is mandatory. For now only private universities implemented this theme while the public sector is still working on it.application/pdfporRelações públicas internacionaisEnsino superiorInternational public relationsPublic relations curriculumCurricular guidelinesGlobalizationAbordagens das relações públicas internacionais nas universidades gaúchas a partir das diretrizes curriculares do MEC/2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999087.pdf000999087.pdfTexto completoapplication/pdf635148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147109/1/000999087.pdf3fc21e6addf2d41ac5d77afee859bab0MD51TEXT000999087.pdf.txt000999087.pdf.txtExtracted Texttext/plain151286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147109/2/000999087.pdf.txt8e9bd0767b07779d97c6910f4a55dd8dMD5210183/1471092018-06-07 02:32:28.60352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147109Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-06-07T05:32:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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