O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271108 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig, assim como suas vantagens de posse, localização e internacionalização, a fim de identificar os fatores que contribuem para o seu sucesso no comércio internacional. A fundamentação teórica baseia-se no paradigma eclético de John H. Dunning e no método utilizado pela Fundação Dom Cabral para classificar diferentes níveis de internacionalização de empresas. O objetivo principal do trabalho é identificar as distintas vantagens de internacionalização que foram consolidadas ao longo da história dessas empresas, que também são objeto de análise. A investigação busca responder à seguinte pergunta: qual é o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig? Assim, a partir desta conclusão, busca-se identificar as variáveis em comum que as conduziram para o sucesso internacional. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise de dados quantitativos e qualitativos, estabelecendo relações causais sólidas. Para fins de análise, o período de amostragem dos dados compreende o período de 2000 a 2021, que abrange a consolidação da marca Marfrig e da AB Inbev como empresas resultantes de fusões e aquisições. |
id |
UFRGS-2_7256bf266324b5e43dae09ceb75e88d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271108 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Quinteiro, Bruno GuimarãesHaffner, Jacqueline Angélica Hernández2024-01-25T03:52:07Z2023http://hdl.handle.net/10183/271108001193982O objetivo deste trabalho é analisar o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig, assim como suas vantagens de posse, localização e internacionalização, a fim de identificar os fatores que contribuem para o seu sucesso no comércio internacional. A fundamentação teórica baseia-se no paradigma eclético de John H. Dunning e no método utilizado pela Fundação Dom Cabral para classificar diferentes níveis de internacionalização de empresas. O objetivo principal do trabalho é identificar as distintas vantagens de internacionalização que foram consolidadas ao longo da história dessas empresas, que também são objeto de análise. A investigação busca responder à seguinte pergunta: qual é o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig? Assim, a partir desta conclusão, busca-se identificar as variáveis em comum que as conduziram para o sucesso internacional. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise de dados quantitativos e qualitativos, estabelecendo relações causais sólidas. Para fins de análise, o período de amostragem dos dados compreende o período de 2000 a 2021, que abrange a consolidação da marca Marfrig e da AB Inbev como empresas resultantes de fusões e aquisições.The objective of this study is to analyze the degree of internationalization of the companies AB Inbev, Gerdau, and Marfrig, as well as their ownership, location, and internationalization advantages, in order to identify the factors contributing to their success in international trade. The theoretical framework is based on John H. Dunning's eclectic paradigm and on the methodology used by the Dom Cabral Foundation to classify different levels of company internationalization. The main objective of this study is to identify the distinct internationalization advantages that have been consolidated throughout the history of thes e companies, which are also the subject of analysis. The investigation aims to answer the following question: what is the degree of internationalization of the companies AB Inbev, Gerdau, and Marfrig? Then, based on the conclusion, identify the common variables that have led them to international success. This research was conducted through a literature review and analysis of quantitative and qualitative data, establishing strong causal relationships. For the purpose of analysis, the data sampling period covers the years 2000 to 2021, which encompasses the consolidation of the Marfrig and AB Inbev brands as companies resulting from mergers and acquisitions.application/pdfporDunning, John HTeoriaInternacionalização de empresasO Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/1Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193982.pdf.txt001193982.pdf.txtExtracted Texttext/plain138411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271108/2/001193982.pdf.txtc2ff7e9ccbe1d222527e7151960bef31MD52ORIGINAL001193982.pdfTexto completoapplication/pdf1522308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271108/1/001193982.pdf910ab7ba887cf2540e6eb3badec70bb2MD5110183/2711082024-01-26 05:47:37.708132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T07:47:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras |
title |
O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras |
spellingShingle |
O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras Quinteiro, Bruno Guimarães Dunning, John H Teoria Internacionalização de empresas |
title_short |
O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras |
title_full |
O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras |
title_fullStr |
O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras |
title_full_unstemmed |
O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras |
title_sort |
O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras |
author |
Quinteiro, Bruno Guimarães |
author_facet |
Quinteiro, Bruno Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quinteiro, Bruno Guimarães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Haffner, Jacqueline Angélica Hernández |
contributor_str_mv |
Haffner, Jacqueline Angélica Hernández |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dunning, John H Teoria Internacionalização de empresas |
topic |
Dunning, John H Teoria Internacionalização de empresas |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig, assim como suas vantagens de posse, localização e internacionalização, a fim de identificar os fatores que contribuem para o seu sucesso no comércio internacional. A fundamentação teórica baseia-se no paradigma eclético de John H. Dunning e no método utilizado pela Fundação Dom Cabral para classificar diferentes níveis de internacionalização de empresas. O objetivo principal do trabalho é identificar as distintas vantagens de internacionalização que foram consolidadas ao longo da história dessas empresas, que também são objeto de análise. A investigação busca responder à seguinte pergunta: qual é o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig? Assim, a partir desta conclusão, busca-se identificar as variáveis em comum que as conduziram para o sucesso internacional. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise de dados quantitativos e qualitativos, estabelecendo relações causais sólidas. Para fins de análise, o período de amostragem dos dados compreende o período de 2000 a 2021, que abrange a consolidação da marca Marfrig e da AB Inbev como empresas resultantes de fusões e aquisições. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-25T03:52:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271108 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001193982 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271108 |
identifier_str_mv |
001193982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271108/2/001193982.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271108/1/001193982.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2ff7e9ccbe1d222527e7151960bef31 910ab7ba887cf2540e6eb3badec70bb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224673556430848 |