O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinteiro, Bruno Guimarães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271108
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig, assim como suas vantagens de posse, localização e internacionalização, a fim de identificar os fatores que contribuem para o seu sucesso no comércio internacional. A fundamentação teórica baseia-se no paradigma eclético de John H. Dunning e no método utilizado pela Fundação Dom Cabral para classificar diferentes níveis de internacionalização de empresas. O objetivo principal do trabalho é identificar as distintas vantagens de internacionalização que foram consolidadas ao longo da história dessas empresas, que também são objeto de análise. A investigação busca responder à seguinte pergunta: qual é o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig? Assim, a partir desta conclusão, busca-se identificar as variáveis em comum que as conduziram para o sucesso internacional. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise de dados quantitativos e qualitativos, estabelecendo relações causais sólidas. Para fins de análise, o período de amostragem dos dados compreende o período de 2000 a 2021, que abrange a consolidação da marca Marfrig e da AB Inbev como empresas resultantes de fusões e aquisições.
id UFRGS-2_7256bf266324b5e43dae09ceb75e88d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271108
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quinteiro, Bruno GuimarãesHaffner, Jacqueline Angélica Hernández2024-01-25T03:52:07Z2023http://hdl.handle.net/10183/271108001193982O objetivo deste trabalho é analisar o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig, assim como suas vantagens de posse, localização e internacionalização, a fim de identificar os fatores que contribuem para o seu sucesso no comércio internacional. A fundamentação teórica baseia-se no paradigma eclético de John H. Dunning e no método utilizado pela Fundação Dom Cabral para classificar diferentes níveis de internacionalização de empresas. O objetivo principal do trabalho é identificar as distintas vantagens de internacionalização que foram consolidadas ao longo da história dessas empresas, que também são objeto de análise. A investigação busca responder à seguinte pergunta: qual é o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig? Assim, a partir desta conclusão, busca-se identificar as variáveis em comum que as conduziram para o sucesso internacional. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise de dados quantitativos e qualitativos, estabelecendo relações causais sólidas. Para fins de análise, o período de amostragem dos dados compreende o período de 2000 a 2021, que abrange a consolidação da marca Marfrig e da AB Inbev como empresas resultantes de fusões e aquisições.The objective of this study is to analyze the degree of internationalization of the companies AB Inbev, Gerdau, and Marfrig, as well as their ownership, location, and internationalization advantages, in order to identify the factors contributing to their success in international trade. The theoretical framework is based on John H. Dunning's eclectic paradigm and on the methodology used by the Dom Cabral Foundation to classify different levels of company internationalization. The main objective of this study is to identify the distinct internationalization advantages that have been consolidated throughout the history of thes e companies, which are also the subject of analysis. The investigation aims to answer the following question: what is the degree of internationalization of the companies AB Inbev, Gerdau, and Marfrig? Then, based on the conclusion, identify the common variables that have led them to international success. This research was conducted through a literature review and analysis of quantitative and qualitative data, establishing strong causal relationships. For the purpose of analysis, the data sampling period covers the years 2000 to 2021, which encompasses the consolidation of the Marfrig and AB Inbev brands as companies resulting from mergers and acquisitions.application/pdfporDunning, John HTeoriaInternacionalização de empresasO Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/1Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193982.pdf.txt001193982.pdf.txtExtracted Texttext/plain138411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271108/2/001193982.pdf.txtc2ff7e9ccbe1d222527e7151960bef31MD52ORIGINAL001193982.pdfTexto completoapplication/pdf1522308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271108/1/001193982.pdf910ab7ba887cf2540e6eb3badec70bb2MD5110183/2711082024-01-26 05:47:37.708132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T07:47:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
title O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
spellingShingle O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
Quinteiro, Bruno Guimarães
Dunning, John H
Teoria
Internacionalização de empresas
title_short O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
title_full O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
title_fullStr O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
title_full_unstemmed O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
title_sort O Front empresarial : uma análise sobre o grau de internacionalização das três maiores firmas transnacionais brasileiras
author Quinteiro, Bruno Guimarães
author_facet Quinteiro, Bruno Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinteiro, Bruno Guimarães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haffner, Jacqueline Angélica Hernández
contributor_str_mv Haffner, Jacqueline Angélica Hernández
dc.subject.por.fl_str_mv Dunning, John H
Teoria
Internacionalização de empresas
topic Dunning, John H
Teoria
Internacionalização de empresas
description O objetivo deste trabalho é analisar o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig, assim como suas vantagens de posse, localização e internacionalização, a fim de identificar os fatores que contribuem para o seu sucesso no comércio internacional. A fundamentação teórica baseia-se no paradigma eclético de John H. Dunning e no método utilizado pela Fundação Dom Cabral para classificar diferentes níveis de internacionalização de empresas. O objetivo principal do trabalho é identificar as distintas vantagens de internacionalização que foram consolidadas ao longo da história dessas empresas, que também são objeto de análise. A investigação busca responder à seguinte pergunta: qual é o grau de internacionalização das empresas AB Inbev, Gerdau e Marfrig? Assim, a partir desta conclusão, busca-se identificar as variáveis em comum que as conduziram para o sucesso internacional. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise de dados quantitativos e qualitativos, estabelecendo relações causais sólidas. Para fins de análise, o período de amostragem dos dados compreende o período de 2000 a 2021, que abrange a consolidação da marca Marfrig e da AB Inbev como empresas resultantes de fusões e aquisições.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-25T03:52:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193982
url http://hdl.handle.net/10183/271108
identifier_str_mv 001193982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271108/2/001193982.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271108/1/001193982.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2ff7e9ccbe1d222527e7151960bef31
910ab7ba887cf2540e6eb3badec70bb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224673556430848