A experiência do problema e a modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Bernarda Souza de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37125
Resumo: Este trabalho trata de uma análise sobre um ambiente de aprendizagem adequado para o ensino de Matemática. A intenção é que este propicie ao aluno a possibilidade de enunciar seu próprio problema, experimentando-o. Desta forma, o estudante poderá aprender, como observa Gallo (2008) em O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino da filosofia. Para definir um ambiente, que possibilite tais ações, explico e uso o processo de Modelagem Matemática, caracterizado por Skovsmose (2000) e Barbosa (2001). Através deste processo, é possível que o estudante passe pela experiência do problema, por ele enunciado, rumo ao aprender.
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