Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Taise Cortez Antunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142925
Resumo: O rastreamento de sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua identificação precoce é fundamental para permitir o acesso da criança a programas de intervenção em um momento crítico do seu desenvolvimento, a saber, os primeiros anos de vida. Porém, com o aumento crescente da prevalência mundial do TEA e com a escassez de instrumentos reconhecidos no Brasil e de baixo custo, principalmente na rede pública de assistência, acredita-se que a construção e validação sistemática de instrumentos com propriedades psicométricas reconhecidas para avaliação clínica de crianças com suspeita de TEA seja fundamental. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar propriedades preliminares de validade de critério do “Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista: versão não verbal revisada (PROTEA-R)”. Participaram da pesquisa 28 crianças em idade pré-escolar (14 com desenvolvimento típico e 14 com TEA). A partir da aplicação do PROTEA-R verificou-se que as habilidades de atenção compartilhada (iniciativa e resposta), imitação, brincadeira simbólica, bem como os referentes aos movimentos estereotipados de mãos e de corpo, discriminaram os dois grupos. Sendo assim, identificaram-se propriedades psicométricas significativas, apontando para o potencial uso do instrumento na avaliação de crianças com TEA.
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