As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141391 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o tema, As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar. Diante do novo cenário de mundo o uso das TICs na educação é de extrema importância pois, se encontra presente em todas as áreas do conhecimento humano, e emerge em todos os setores mundiais. O computador é o principal instrumento deste avanço, e frente a este novo cenário, o uso das TICS na educação nas séries finais, e na formação dos profissionais que atuam neste campo é de fundamental relevância. Diante deste contexto surge o problema de como ss tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas pedagogicamente como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental, e se caracteriza como descritiva, qualitativa , e tem como população doze (12) estudantes pesquisados da Escola Estadual de Ensino Médio, situada, na Rua Auguto Gärtner n° 289, Município de Imigrante RS. Apresenta pressupostos teóricos contemplando o conhecimento sobre a tecnologia da informática na educação, auxiliado nas visões de vários autores muito importantes entre eles, Valente, Taille; Mattos; Marques, Demo, Freire, entre outros. Esta pesquisa deixa uma reflexão, que introduzir novas mídias na escola significa cuidar melhor do estudante, pois a Informática na educação deve ser contemplada com a excelência que ela merece. |
id |
UFRGS-2_74f3723d180a2cd36cdd78ab536f5489 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141391 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Spellmeier, Marli BertoliniFavaretto, Fernando2016-05-20T02:10:16Z2011http://hdl.handle.net/10183/141391000990933Este trabalho apresenta o tema, As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar. Diante do novo cenário de mundo o uso das TICs na educação é de extrema importância pois, se encontra presente em todas as áreas do conhecimento humano, e emerge em todos os setores mundiais. O computador é o principal instrumento deste avanço, e frente a este novo cenário, o uso das TICS na educação nas séries finais, e na formação dos profissionais que atuam neste campo é de fundamental relevância. Diante deste contexto surge o problema de como ss tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas pedagogicamente como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental, e se caracteriza como descritiva, qualitativa , e tem como população doze (12) estudantes pesquisados da Escola Estadual de Ensino Médio, situada, na Rua Auguto Gärtner n° 289, Município de Imigrante RS. Apresenta pressupostos teóricos contemplando o conhecimento sobre a tecnologia da informática na educação, auxiliado nas visões de vários autores muito importantes entre eles, Valente, Taille; Mattos; Marques, Demo, Freire, entre outros. Esta pesquisa deixa uma reflexão, que introduzir novas mídias na escola significa cuidar melhor do estudante, pois a Informática na educação deve ser contemplada com a excelência que ela merece.This work presents the theme, Information Technologies and Communication Technologies (ICTs) in schools. In the new world scenario of the use of ICTs in education is extremely important because it is present in all areas of human knowledge, and emerges in all sectors worldwide. The computer is the main instrument of progress, and deal with this new scenario, the use of computer technology in education early in the series, and the training of professionals who work in this field is of fundamental importance. Given this context arises the problem, as the technology of computing can be used as a pedagogical tool for teaching contribution in the process of teaching learning in the initial series of basic education? This research aims to examine the overall use of Information Technology as a tool for assistance in the educational process of teaching learning in the initial series of basic education, and is characterized as descriptive, qualitative and ethnographic-type, and has as population twenty eight (28) studient searched State of the School of Escola Estadual de Ensino Médio Vinte e Cinco de Maio, located at Rua Augusto Gartner No. 289, Municipality of Imigrante RS, with a sample simple and intentional and is used as a tool to search roadmap for interview. Presents assumptions contemplating theoretical knowledge about the technology of computing in education, helped the visions of several authors very important among them, Valente, Taille; Mattos; Marques, Demo, Freire, among others. This research leaves a reflection, which introduce new media in school means better care of the student because the Computers in education should be included with the excellence that it deserves.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InformáticaAlunoCotidiano escolarTechnologyComputersEducationTeaching-learningAs tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990933.pdf000990933.pdfTexto completoapplication/pdf748147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141391/1/000990933.pdfbb0d82ad9a8e4df31be654e9b4a31342MD51TEXT000990933.pdf.txt000990933.pdf.txtExtracted Texttext/plain70434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141391/2/000990933.pdf.txt06b6664f56b3a03160358316a93a0df9MD52THUMBNAIL000990933.pdf.jpg000990933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141391/3/000990933.pdf.jpgdc86c22349e86b34b2700a560a32d590MD5310183/1413912018-10-25 10:03:59.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar |
title |
As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar |
spellingShingle |
As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar Spellmeier, Marli Bertolini Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática Aluno Cotidiano escolar Technology Computers Education Teaching-learning |
title_short |
As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar |
title_full |
As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar |
title_fullStr |
As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar |
title_sort |
As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolar |
author |
Spellmeier, Marli Bertolini |
author_facet |
Spellmeier, Marli Bertolini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spellmeier, Marli Bertolini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Favaretto, Fernando |
contributor_str_mv |
Favaretto, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática Aluno Cotidiano escolar |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática Aluno Cotidiano escolar Technology Computers Education Teaching-learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology Computers Education Teaching-learning |
description |
Este trabalho apresenta o tema, As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar. Diante do novo cenário de mundo o uso das TICs na educação é de extrema importância pois, se encontra presente em todas as áreas do conhecimento humano, e emerge em todos os setores mundiais. O computador é o principal instrumento deste avanço, e frente a este novo cenário, o uso das TICS na educação nas séries finais, e na formação dos profissionais que atuam neste campo é de fundamental relevância. Diante deste contexto surge o problema de como ss tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas pedagogicamente como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental, e se caracteriza como descritiva, qualitativa , e tem como população doze (12) estudantes pesquisados da Escola Estadual de Ensino Médio, situada, na Rua Auguto Gärtner n° 289, Município de Imigrante RS. Apresenta pressupostos teóricos contemplando o conhecimento sobre a tecnologia da informática na educação, auxiliado nas visões de vários autores muito importantes entre eles, Valente, Taille; Mattos; Marques, Demo, Freire, entre outros. Esta pesquisa deixa uma reflexão, que introduzir novas mídias na escola significa cuidar melhor do estudante, pois a Informática na educação deve ser contemplada com a excelência que ela merece. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141391 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990933 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141391 |
identifier_str_mv |
000990933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141391/1/000990933.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141391/2/000990933.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141391/3/000990933.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb0d82ad9a8e4df31be654e9b4a31342 06b6664f56b3a03160358316a93a0df9 dc86c22349e86b34b2700a560a32d590 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174230573056 |