Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16626 |
Resumo: | O presente estudo tem como desafio propor um BSC corporativo para a empresa Área Gestão Imobiliária Ltda., uma marca nova no mercado imobiliário no segmento de lançamentos imobiliários. Demonstra, de forma sucinta, o atual ambiente em que a empresa está inserida e seu segmento de atuação, bem como a relevância da realização deste estudo, a situação problemática e os objetivos que norteiam a pesquisa. Aborda temas como Balanced Scorecard (BSC), competitividade, decisões empresariais em tempos de mudança, estratégia, análise do ambiente interno e externo, pensamento estratégico, administração estratégica, visão estratégica e dimensões estratégicas, cujo conhecimento é fundamental para a elaboração do BSC da empresa. Conclui que, dentro da estratégia competitiva genérica de crescimento, a empresa deve atuar na prospecção de novas áreas (terrenos) potenciais de grandes empreendimentos imobiliários, buscando apresentar um plano de trabalho aos proprietários do terreno diferenciado, assinando um contrato de venda com exclusividade do terreno. A conseqüência dessa iniciativa e futuras vendas de terrenos é a participação nos lançamentos, aumentando o faturamento da empresa. |
id |
UFRGS-2_758d2ce2973a870c22da7faf652ce173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, RafaelRhoden, Marisa Ignez dos Santos2009-07-30T04:16:20Z2008http://hdl.handle.net/10183/16626000686310O presente estudo tem como desafio propor um BSC corporativo para a empresa Área Gestão Imobiliária Ltda., uma marca nova no mercado imobiliário no segmento de lançamentos imobiliários. Demonstra, de forma sucinta, o atual ambiente em que a empresa está inserida e seu segmento de atuação, bem como a relevância da realização deste estudo, a situação problemática e os objetivos que norteiam a pesquisa. Aborda temas como Balanced Scorecard (BSC), competitividade, decisões empresariais em tempos de mudança, estratégia, análise do ambiente interno e externo, pensamento estratégico, administração estratégica, visão estratégica e dimensões estratégicas, cujo conhecimento é fundamental para a elaboração do BSC da empresa. Conclui que, dentro da estratégia competitiva genérica de crescimento, a empresa deve atuar na prospecção de novas áreas (terrenos) potenciais de grandes empreendimentos imobiliários, buscando apresentar um plano de trabalho aos proprietários do terreno diferenciado, assinando um contrato de venda com exclusividade do terreno. A conseqüência dessa iniciativa e futuras vendas de terrenos é a participação nos lançamentos, aumentando o faturamento da empresa.The present study is challenged to purpose a corporative BSC to the company Área Gestão Imobiliária Ltda., a new brand in the real state business in the segment of real state releases. It demonstrates, in a brief way, the current environment that the company is inserted in and its field of activity, well like the prominence of this study, the problematic situation and the leading goals that direct the research. It approaches themes such as Balanced Scorecard (BSC), competitiveness, company decisions in times of changes, strategy, analysis of indoor and outdoor environment, strategic thought, strategic administration, strategic visions and strategic dimensions, which the knowledge is crucial to a company's BSC elaboration. I came to the conclusion that, inside the general competitive strategy of growth, the company must act in the exploration of new areas (fields) that are potentially great real state ventures, trying to present a work plan to the owners of the differed land, signing up a contract for sale, with exclusivity of the land in question. The consequence of this initiative and future sales of land is participation on the releases, increasing the company's profit.application/pdfporGestão financeiraBalanced scorecardStrategic administrationCompetitivenessBalanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Finançasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686310.pdf000686310.pdfTexto completoapplication/pdf163028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16626/1/000686310.pdf2be142bb5208fbedcb2d2ae62cfff003MD51TEXT000686310.pdf.txt000686310.pdf.txtExtracted Texttext/plain104179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16626/2/000686310.pdf.txt3724d73cdb620cafb3c9325e1be6383fMD52THUMBNAIL000686310.pdf.jpg000686310.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16626/3/000686310.pdf.jpg4cd18fa2d11d59f76ba7a63d2317a0b1MD5310183/166262018-10-08 09:18:26.992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:18:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda. |
title |
Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda. |
spellingShingle |
Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda. Borges, Rafael Gestão financeira Balanced scorecard Strategic administration Competitiveness |
title_short |
Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda. |
title_full |
Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda. |
title_fullStr |
Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda. |
title_full_unstemmed |
Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda. |
title_sort |
Balanced Scorecard (BSC) corporativo da Área Gestão Imobiliária Ltda. |
author |
Borges, Rafael |
author_facet |
Borges, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rafael |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rhoden, Marisa Ignez dos Santos |
contributor_str_mv |
Rhoden, Marisa Ignez dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão financeira |
topic |
Gestão financeira Balanced scorecard Strategic administration Competitiveness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Balanced scorecard Strategic administration Competitiveness |
description |
O presente estudo tem como desafio propor um BSC corporativo para a empresa Área Gestão Imobiliária Ltda., uma marca nova no mercado imobiliário no segmento de lançamentos imobiliários. Demonstra, de forma sucinta, o atual ambiente em que a empresa está inserida e seu segmento de atuação, bem como a relevância da realização deste estudo, a situação problemática e os objetivos que norteiam a pesquisa. Aborda temas como Balanced Scorecard (BSC), competitividade, decisões empresariais em tempos de mudança, estratégia, análise do ambiente interno e externo, pensamento estratégico, administração estratégica, visão estratégica e dimensões estratégicas, cujo conhecimento é fundamental para a elaboração do BSC da empresa. Conclui que, dentro da estratégia competitiva genérica de crescimento, a empresa deve atuar na prospecção de novas áreas (terrenos) potenciais de grandes empreendimentos imobiliários, buscando apresentar um plano de trabalho aos proprietários do terreno diferenciado, assinando um contrato de venda com exclusividade do terreno. A conseqüência dessa iniciativa e futuras vendas de terrenos é a participação nos lançamentos, aumentando o faturamento da empresa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-30T04:16:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16626 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000686310 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16626 |
identifier_str_mv |
000686310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16626/1/000686310.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16626/2/000686310.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16626/3/000686310.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2be142bb5208fbedcb2d2ae62cfff003 3724d73cdb620cafb3c9325e1be6383f 4cd18fa2d11d59f76ba7a63d2317a0b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224386870509568 |