É a educação em saúde saudável? : repensando a educação em saúde através do conceito de bio-poder
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257412 |
Resumo: | Este artigo emprega o conceito de bio-poder desenvolvido por Foucault para analisar a Educação em Saúde. O bio-poder refere-se à administração da vida biológica como um evento político. O argumento central é o de que a Educação em Saúde representa uma contribuição singular para o exercício de bio-poder. Seu envolvimento com a prevenção e a Promoção da Saúde, bem como a sua natureza educacional, contribuem para o conjunto de técnicas de poder que entram em jogo na administração do corpo individual e social. Informações de um estudo sobre as políticas e práticas de Educação em Saúde no sistema público de saúde do Brasil são apresentadas para ilustrar a análise. |
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Gastaldo, Denise MariaFischer, Maria Clara BuenoFischer, Rosa Maria Bueno2023-04-25T03:36:07Z19970100-3143http://hdl.handle.net/10183/257412000217545Este artigo emprega o conceito de bio-poder desenvolvido por Foucault para analisar a Educação em Saúde. O bio-poder refere-se à administração da vida biológica como um evento político. O argumento central é o de que a Educação em Saúde representa uma contribuição singular para o exercício de bio-poder. Seu envolvimento com a prevenção e a Promoção da Saúde, bem como a sua natureza educacional, contribuem para o conjunto de técnicas de poder que entram em jogo na administração do corpo individual e social. Informações de um estudo sobre as políticas e práticas de Educação em Saúde no sistema público de saúde do Brasil são apresentadas para ilustrar a análise.This article employs Foucault's concept of biopower to analyse health education. Bio-power refers to the management of biological life as a political event. The central argument is that health education represents a singular contribution to the exerci se of bio-power. Its involvement with prevention and health promotion, as well as its educational nature, enhance the set of power techniques that come into play in the management of individual and social bodies. Data from a study on health education policy and practices in the Brazilian national health system are presented to illustrate the analysis.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 147-168Foucault, Michel, 1926-1984Educação em saúdeHealth promotionBio-powerBio-politicsAnatomopoliticsÉ a educação em saúde saudável? : repensando a educação em saúde através do conceito de bio-poderls health education good for you? Re-thinking health education though the concept of bio-powerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000217545.pdf.txt000217545.pdf.txtExtracted Texttext/plain62224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257412/2/000217545.pdf.txt429dc1d3e8f5d332c031303ac54b4d06MD52ORIGINAL000217545.pdfTexto completoapplication/pdf344826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257412/1/000217545.pdf8e2e67564b92c36f460814633da41e15MD5110183/2574122023-04-27 03:30:54.141394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:30:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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