Análise de demandas de pacientes e profissionais de saúde quanto à poltrona utilizada para a assistência do paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fabiane Espíndola
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Helena Barreto dos, Fogliatto, Flavio Sanson, Cardoso, Ricardo Bertoglio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170590
Resumo: Introdução: Sistemáticas transversais permitem identificar soluções tecnológicas que melhor atendam às necessidades dos usuários, sendo assim críticas para otimização de recursos financeiros e melhoria da qualidade do serviço prestado. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa teve por objetivo realizar uma análise transversal das demandas dos usuários finais, profissionais da saúde e pacientes, quanto às poltronas utilizadas para assistência no Serviço de Onco-Hematologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Métodos: Entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas foram conduzidas no próprio local de atendimento em cada unidade de saúde: Ambulatório de Quimioterapia, Banco de Sangue e Hospital Dia. A população da pesquisa foi definida por meio da identificação dos usuários com forte interação com a poltrona para assistência e seu tamanho considerando o critério de ponto de saturação. Resultados: Foram entrevistados 15 profissionais de saúde e 16 pacientes entre setembro de 2015 e janeiro de 2016. Verificou-se que o conforto foi a demanda mais indicada por profissionais de saúde e pacientes, sendo as demais demandas similares, independentemente do tempo de atendimento, número de pacientes por turno ou carga horária de trabalho. Conclusões: Acredita-se que a análise transversal das demandas dos usuários possibilita a melhora da qualidade da assistência e otimização do emprego de recursos financeiros por permitir a seleção de soluções tecnológicas que melhor atendem às necessidades dos usuários finais, tais como pacientes e profissionais de saúde.
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