Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein, Paloma
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32833
Resumo: Este trabalho forma parte de uma pesquisa maior que investigou o bem-estar adolescente. O recorte feito aqui trata de analisar as relações entre bem-estar pessoal e aspectos da vida escolar em 1229 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos (M=14,5; D.P.= 1,38), residentes em diferentes cidades no Rio Grande do Sul. O bem-estar pessoal é um componente fundamental da qualidade de vida (QV) que tem sido amplamente estudado em diversos países pela sua relevância social. Alguns estudos apontam para a necessidade de aprofundamento sobre a percepção dos adolescentes sobre seu bem-estar. A escola é um dos locais em que os jovens passam grande parte do seu tempo, assim torna-se importante verificar as relações entre bem-estar pessoal, auto-percepções positivas de adolescentes sobre o seu desempenho como estudante e satisfação destes com a vida escolar. Foi utilizado um questionário com dados biossociodemográficos dos participantes, a escala de PWI, itens relacionados à vida escolar retirados de escalas mais amplas, aqui denominados de satisfação escolar e auto-conceito escolar, e um item único que mede a satisfação global com a experiência de estudante. Análises de regressão linear múltipla verificaram que a satisfação escolar explica 38% do bem-estar pessoal dos adolescentes (R2aj 0,38, p<0,001), enquanto o autoconceito escolar e a satisfação global com a experiência de estudante não mostraram relações com esse aspecto. Conclui-se que a forma como o adolescente avalia sua satisfação com a vida escolar influencia sua visão de bem-estar pessoal. Por outro lado, seu autoconceito escolar e a forma como ele julga que seus professores o percebem como aluno não contribuem para o seu bem-estar.
id UFRGS-2_7a30409fd97d3f87cb4215dddf920b70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32833
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stein, PalomaCastellá Sarriera, JorgeParadiso, Ângela Carina2011-10-11T01:18:23Z2011http://hdl.handle.net/10183/32833000787272Este trabalho forma parte de uma pesquisa maior que investigou o bem-estar adolescente. O recorte feito aqui trata de analisar as relações entre bem-estar pessoal e aspectos da vida escolar em 1229 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos (M=14,5; D.P.= 1,38), residentes em diferentes cidades no Rio Grande do Sul. O bem-estar pessoal é um componente fundamental da qualidade de vida (QV) que tem sido amplamente estudado em diversos países pela sua relevância social. Alguns estudos apontam para a necessidade de aprofundamento sobre a percepção dos adolescentes sobre seu bem-estar. A escola é um dos locais em que os jovens passam grande parte do seu tempo, assim torna-se importante verificar as relações entre bem-estar pessoal, auto-percepções positivas de adolescentes sobre o seu desempenho como estudante e satisfação destes com a vida escolar. Foi utilizado um questionário com dados biossociodemográficos dos participantes, a escala de PWI, itens relacionados à vida escolar retirados de escalas mais amplas, aqui denominados de satisfação escolar e auto-conceito escolar, e um item único que mede a satisfação global com a experiência de estudante. Análises de regressão linear múltipla verificaram que a satisfação escolar explica 38% do bem-estar pessoal dos adolescentes (R2aj 0,38, p<0,001), enquanto o autoconceito escolar e a satisfação global com a experiência de estudante não mostraram relações com esse aspecto. Conclui-se que a forma como o adolescente avalia sua satisfação com a vida escolar influencia sua visão de bem-estar pessoal. Por outro lado, seu autoconceito escolar e a forma como ele julga que seus professores o percebem como aluno não contribuem para o seu bem-estar.application/pdfporPsicologia escolarBem-estarQualidade de vidaAdolescenteEscolaVida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000787272.pdf000787272.pdfTexto completoapplication/pdf334085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32833/1/000787272.pdf06a923091a9283e7be5b3fa906c45aa6MD51TEXT000787272.pdf.txt000787272.pdf.txtExtracted Texttext/plain43906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32833/2/000787272.pdf.txtb2ffcb5580c911bf87a41346e8823454MD52THUMBNAIL000787272.pdf.jpg000787272.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32833/3/000787272.pdf.jpgf5f67d251ddd55ea3ffafd74acb2181cMD5310183/328332018-10-09 08:44:24.563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32833Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:44:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
title Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
spellingShingle Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
Stein, Paloma
Psicologia escolar
Bem-estar
Qualidade de vida
Adolescente
Escola
title_short Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
title_full Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
title_fullStr Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
title_full_unstemmed Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
title_sort Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
author Stein, Paloma
author_facet Stein, Paloma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein, Paloma
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castellá Sarriera, Jorge
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Paradiso, Ângela Carina
contributor_str_mv Castellá Sarriera, Jorge
Paradiso, Ângela Carina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Bem-estar
Qualidade de vida
Adolescente
Escola
topic Psicologia escolar
Bem-estar
Qualidade de vida
Adolescente
Escola
description Este trabalho forma parte de uma pesquisa maior que investigou o bem-estar adolescente. O recorte feito aqui trata de analisar as relações entre bem-estar pessoal e aspectos da vida escolar em 1229 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos (M=14,5; D.P.= 1,38), residentes em diferentes cidades no Rio Grande do Sul. O bem-estar pessoal é um componente fundamental da qualidade de vida (QV) que tem sido amplamente estudado em diversos países pela sua relevância social. Alguns estudos apontam para a necessidade de aprofundamento sobre a percepção dos adolescentes sobre seu bem-estar. A escola é um dos locais em que os jovens passam grande parte do seu tempo, assim torna-se importante verificar as relações entre bem-estar pessoal, auto-percepções positivas de adolescentes sobre o seu desempenho como estudante e satisfação destes com a vida escolar. Foi utilizado um questionário com dados biossociodemográficos dos participantes, a escala de PWI, itens relacionados à vida escolar retirados de escalas mais amplas, aqui denominados de satisfação escolar e auto-conceito escolar, e um item único que mede a satisfação global com a experiência de estudante. Análises de regressão linear múltipla verificaram que a satisfação escolar explica 38% do bem-estar pessoal dos adolescentes (R2aj 0,38, p<0,001), enquanto o autoconceito escolar e a satisfação global com a experiência de estudante não mostraram relações com esse aspecto. Conclui-se que a forma como o adolescente avalia sua satisfação com a vida escolar influencia sua visão de bem-estar pessoal. Por outro lado, seu autoconceito escolar e a forma como ele julga que seus professores o percebem como aluno não contribuem para o seu bem-estar.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-11T01:18:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32833
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000787272
url http://hdl.handle.net/10183/32833
identifier_str_mv 000787272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32833/1/000787272.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32833/2/000787272.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32833/3/000787272.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06a923091a9283e7be5b3fa906c45aa6
b2ffcb5580c911bf87a41346e8823454
f5f67d251ddd55ea3ffafd74acb2181c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224414521458688