Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Daiane Bairros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109902
Resumo: A Genética é a área da Biologia que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Temas como clonagem, células-tronco e transgênicos estão constantemente na mídia e consequentemente adentram a escola gerando debates sobre questões éticas e sociais. Esses temas, bem como outros relacionados à “Nova Biologia” devem ser abordados nos livros didáticos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Essa pesquisa analisou os oito livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 para o Ensino Médio, enfocando no conteúdo de Genética a presença e a forma de abordagem de temas contemporâneos da área. Os resultados destacam que embora os livros didáticos já apresentem esses temas, eles não podem ser utilizados como única ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como não é possível ao professor adotar uma única obra para desenvolver o seu projeto pedagógico.
id UFRGS-2_7ac088d79551350d551bf666eb812272
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109902
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Daiane BairrosRosa, Russel Teresinha Dutra da2015-02-10T02:17:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/109902000948794A Genética é a área da Biologia que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Temas como clonagem, células-tronco e transgênicos estão constantemente na mídia e consequentemente adentram a escola gerando debates sobre questões éticas e sociais. Esses temas, bem como outros relacionados à “Nova Biologia” devem ser abordados nos livros didáticos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Essa pesquisa analisou os oito livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 para o Ensino Médio, enfocando no conteúdo de Genética a presença e a forma de abordagem de temas contemporâneos da área. Os resultados destacam que embora os livros didáticos já apresentem esses temas, eles não podem ser utilizados como única ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como não é possível ao professor adotar uma única obra para desenvolver o seu projeto pedagógico.Genetics is the field of Biology that has developed the most in the last few decades. Topics such as cloning, stem cells and transgenic are constantly in the media and thus enter into the school generating debates about ethical and social issues. These themes, as well as other related to New Biology should be addressed in textbooks, as the National Curriculum Parameters for Middle School (PCNEM). This research examined the eight textbooks indicated by the National Program of the Textbook (PNLD) in 2012 for the Middle School, focusing on the content of Genetics the presence and form of approach to contemporary issues of the area. The results highlight that although the textbooks already present these issues, they may not be used as the only tool for teaching and learning, as well as unable to professor adopt a single work to develop your teaching project.application/pdfporLivro didáticoGenéticaNew biologyTeaching of geneticsTextbook of biologyMiddle schoolTemas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000948794.pdf.txt000948794.pdf.txtExtracted Texttext/plain64887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/2/000948794.pdf.txtb588dd00d8d9b7c19ef239156a3c9fc6MD52ORIGINAL000948794.pdf000948794.pdfTexto completoapplication/pdf824072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/1/000948794.pdf4d7725f7924e48b9c91077131bf007daMD51THUMBNAIL000948794.pdf.jpg000948794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/3/000948794.pdf.jpg501f869eb07e5f024aec705f81d638eeMD5310183/1099022018-10-24 09:02:04.998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:02:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
title Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
spellingShingle Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
Machado, Daiane Bairros
Livro didático
Genética
New biology
Teaching of genetics
Textbook of biology
Middle school
title_short Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
title_full Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
title_fullStr Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
title_full_unstemmed Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
title_sort Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
author Machado, Daiane Bairros
author_facet Machado, Daiane Bairros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Daiane Bairros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Genética
topic Livro didático
Genética
New biology
Teaching of genetics
Textbook of biology
Middle school
dc.subject.eng.fl_str_mv New biology
Teaching of genetics
Textbook of biology
Middle school
description A Genética é a área da Biologia que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Temas como clonagem, células-tronco e transgênicos estão constantemente na mídia e consequentemente adentram a escola gerando debates sobre questões éticas e sociais. Esses temas, bem como outros relacionados à “Nova Biologia” devem ser abordados nos livros didáticos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Essa pesquisa analisou os oito livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 para o Ensino Médio, enfocando no conteúdo de Genética a presença e a forma de abordagem de temas contemporâneos da área. Os resultados destacam que embora os livros didáticos já apresentem esses temas, eles não podem ser utilizados como única ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como não é possível ao professor adotar uma única obra para desenvolver o seu projeto pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-10T02:17:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948794
url http://hdl.handle.net/10183/109902
identifier_str_mv 000948794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/2/000948794.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/1/000948794.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/3/000948794.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b588dd00d8d9b7c19ef239156a3c9fc6
4d7725f7924e48b9c91077131bf007da
501f869eb07e5f024aec705f81d638ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224477989666816