Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109902 |
Resumo: | A Genética é a área da Biologia que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Temas como clonagem, células-tronco e transgênicos estão constantemente na mídia e consequentemente adentram a escola gerando debates sobre questões éticas e sociais. Esses temas, bem como outros relacionados à “Nova Biologia” devem ser abordados nos livros didáticos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Essa pesquisa analisou os oito livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 para o Ensino Médio, enfocando no conteúdo de Genética a presença e a forma de abordagem de temas contemporâneos da área. Os resultados destacam que embora os livros didáticos já apresentem esses temas, eles não podem ser utilizados como única ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como não é possível ao professor adotar uma única obra para desenvolver o seu projeto pedagógico. |
id |
UFRGS-2_7ac088d79551350d551bf666eb812272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109902 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Daiane BairrosRosa, Russel Teresinha Dutra da2015-02-10T02:17:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/109902000948794A Genética é a área da Biologia que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Temas como clonagem, células-tronco e transgênicos estão constantemente na mídia e consequentemente adentram a escola gerando debates sobre questões éticas e sociais. Esses temas, bem como outros relacionados à “Nova Biologia” devem ser abordados nos livros didáticos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Essa pesquisa analisou os oito livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 para o Ensino Médio, enfocando no conteúdo de Genética a presença e a forma de abordagem de temas contemporâneos da área. Os resultados destacam que embora os livros didáticos já apresentem esses temas, eles não podem ser utilizados como única ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como não é possível ao professor adotar uma única obra para desenvolver o seu projeto pedagógico.Genetics is the field of Biology that has developed the most in the last few decades. Topics such as cloning, stem cells and transgenic are constantly in the media and thus enter into the school generating debates about ethical and social issues. These themes, as well as other related to New Biology should be addressed in textbooks, as the National Curriculum Parameters for Middle School (PCNEM). This research examined the eight textbooks indicated by the National Program of the Textbook (PNLD) in 2012 for the Middle School, focusing on the content of Genetics the presence and form of approach to contemporary issues of the area. The results highlight that although the textbooks already present these issues, they may not be used as the only tool for teaching and learning, as well as unable to professor adopt a single work to develop your teaching project.application/pdfporLivro didáticoGenéticaNew biologyTeaching of geneticsTextbook of biologyMiddle schoolTemas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000948794.pdf.txt000948794.pdf.txtExtracted Texttext/plain64887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/2/000948794.pdf.txtb588dd00d8d9b7c19ef239156a3c9fc6MD52ORIGINAL000948794.pdf000948794.pdfTexto completoapplication/pdf824072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/1/000948794.pdf4d7725f7924e48b9c91077131bf007daMD51THUMBNAIL000948794.pdf.jpg000948794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/3/000948794.pdf.jpg501f869eb07e5f024aec705f81d638eeMD5310183/1099022018-10-24 09:02:04.998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:02:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço? |
title |
Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço? |
spellingShingle |
Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço? Machado, Daiane Bairros Livro didático Genética New biology Teaching of genetics Textbook of biology Middle school |
title_short |
Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço? |
title_full |
Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço? |
title_fullStr |
Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço? |
title_full_unstemmed |
Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço? |
title_sort |
Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço? |
author |
Machado, Daiane Bairros |
author_facet |
Machado, Daiane Bairros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Daiane Bairros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Genética |
topic |
Livro didático Genética New biology Teaching of genetics Textbook of biology Middle school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
New biology Teaching of genetics Textbook of biology Middle school |
description |
A Genética é a área da Biologia que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Temas como clonagem, células-tronco e transgênicos estão constantemente na mídia e consequentemente adentram a escola gerando debates sobre questões éticas e sociais. Esses temas, bem como outros relacionados à “Nova Biologia” devem ser abordados nos livros didáticos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Essa pesquisa analisou os oito livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 para o Ensino Médio, enfocando no conteúdo de Genética a presença e a forma de abordagem de temas contemporâneos da área. Os resultados destacam que embora os livros didáticos já apresentem esses temas, eles não podem ser utilizados como única ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como não é possível ao professor adotar uma única obra para desenvolver o seu projeto pedagógico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-10T02:17:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109902 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948794 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109902 |
identifier_str_mv |
000948794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/2/000948794.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/1/000948794.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109902/3/000948794.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b588dd00d8d9b7c19ef239156a3c9fc6 4d7725f7924e48b9c91077131bf007da 501f869eb07e5f024aec705f81d638ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224477989666816 |