Residência na atenção básica à saúde em tempos líquidos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131706 |
Resumo: | A residência multiprofissional na atenção básica à saúde faz parte de uma rede de formação na área da educação e saúde no Brasil que tem sido ampliada na última década. A formação dentro de serviços de saúde tem como objetivo preparar profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde. Este artigo analisa como trabalhadores/as e residentes vivenciavam os processos educativos no Programa de Residência Integrada em Saúde: Atenção Básica em Saúde Coletiva, desenvolvido em unidades básicas de saúde pertencentes, até 2009, ao Centro de Saúde-Escola Murialdo e vinculado à Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma investigação qualitativa com aporte nos estudos culturais em aproximação com a etnografia pós-moderna. O trabalho de campo foi desenvolvido de março de 2007 a abril de 2008, e o material empírico incluiu documentos pedagógicos e administrativos institucionais, legislação dos programas de residência, relatórios de residentes, observação das equipes e entrevistas com trabalhadores de saúde. Para refletir sobre as limitações e as possibilidades desta formação, foram utilizados, especialmente, os escritos de Bauman acerca das características culturais da “modernidade líquida”, pois o contexto era marcado pela provisoriedade e pela incerteza, o que produzia potencialidades e vulnerabilidades no programa de residência. |
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