Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herpich, Aírto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237985
Resumo: Esta pesquisa analisa como se apresenta a educação inclusiva no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris , e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em cima destes documentos realizamos a análise de alguns pontos que tratam sobre educação inclusiva e educação especial. Utilizamos o método documental para analisarmos os dois documentos, relacionando-os com trechos de autores citados no referencial teórico. O referencial teórico foi dividido em quatro sub tópicos. No primeiro foi abordado sobre as percepções históricas e atuais da sociedade perante a inclusão, no segundo sub tópico refletimos sobre o diagnóstico e as estratégias que podem ser usadas para a inclusão , no terceiro abordamos sobre as possibilidades do ensino de ciências e inclusão, e no quarto sub tópico destacamos um pouco sobre às duas terminologias, a “educação inclusiva” e a “educação especial”. Nesta pesquisa, ressaltamos a importância do PPP como documento orientador da escola, outro aspecto que abordamos é sobre a necessidade de fortalecer práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva e educação especial, consideramos nessa a bordagem as contribuições pela BNCC. Tivemos a percepção que embora tenha ocorrido muitos avanços em relação à inclusão / práticas inclusivas nas escolas , ainda há melhorias possíveis a serem feitas , principalmente se tratando da BNCC, buscando um melhor desenvolvimento para a formação integral dos alunos.
id UFRGS-2_7ade44540d1d3ad188b125cf5cf114f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237985
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Herpich, AírtoPires, Cláudio Alex de Oliveira2022-04-29T04:41:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/237985001140370Esta pesquisa analisa como se apresenta a educação inclusiva no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris , e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em cima destes documentos realizamos a análise de alguns pontos que tratam sobre educação inclusiva e educação especial. Utilizamos o método documental para analisarmos os dois documentos, relacionando-os com trechos de autores citados no referencial teórico. O referencial teórico foi dividido em quatro sub tópicos. No primeiro foi abordado sobre as percepções históricas e atuais da sociedade perante a inclusão, no segundo sub tópico refletimos sobre o diagnóstico e as estratégias que podem ser usadas para a inclusão , no terceiro abordamos sobre as possibilidades do ensino de ciências e inclusão, e no quarto sub tópico destacamos um pouco sobre às duas terminologias, a “educação inclusiva” e a “educação especial”. Nesta pesquisa, ressaltamos a importância do PPP como documento orientador da escola, outro aspecto que abordamos é sobre a necessidade de fortalecer práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva e educação especial, consideramos nessa a bordagem as contribuições pela BNCC. Tivemos a percepção que embora tenha ocorrido muitos avanços em relação à inclusão / práticas inclusivas nas escolas , ainda há melhorias possíveis a serem feitas , principalmente se tratando da BNCC, buscando um melhor desenvolvimento para a formação integral dos alunos.This research analyzes how in clusive education is presented both on the Political - Pedagogical Project (PPP) from Paul Harris School and the National Common Curricular Base (BNCC). On these documents, an analysis was performed concerning topics related to inclusive education and special education. The documental method was used to analyze both documents, relating them to excerpts by authors quoted in the theoretical foundation. The theoretical foundation was divided in four subtopics. On the first one, current and historical perceptions from society on inclusion were approached. On the second subtopic, we reflected on the diagnostics and strategies that may be used in inclusion, on the third one, we approached the possibilities of teaching science and inclusion, and finally, on the fourth subtopic, two terminologies were highlighted: inclusive education and special education. In this research, the importance of the PPP as a guideline to the school is reinforced, and another aspect that was addressed is the necessity of strengthening pedagogical practices towards inclusive and special educations, we took into consideration the contributions brought by the BNCC. There was the perception that even though many advances regarding inclusion / inclusive practices inside schools have been made, there is still room for improvement, especially about the BNCC, reaching for a better development to the student’s integral formation.application/pdfporEducação inclusivaBase Nacional Comum CurricularPráticas pedagógicasInclusive educationNational Common Curricular BasePedagogical strategiesEducação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulPorto Alegre, BR-RSCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140370.pdf.txt001140370.pdf.txtExtracted Texttext/plain71065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237985/2/001140370.pdf.txtb59b9aed231e1c96e59ae76303f497dcMD52ORIGINAL001140370.pdfTexto completoapplication/pdf563834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237985/1/001140370.pdffaee91df4f1341ee7bbd78c3afa29738MD5110183/2379852022-04-30 04:53:15.734438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:53:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola
title Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola
spellingShingle Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola
Herpich, Aírto
Educação inclusiva
Base Nacional Comum Curricular
Práticas pedagógicas
Inclusive education
National Common Curricular Base
Pedagogical strategies
title_short Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola
title_full Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola
title_fullStr Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola
title_full_unstemmed Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola
title_sort Educação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escola
author Herpich, Aírto
author_facet Herpich, Aírto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herpich, Aírto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Cláudio Alex de Oliveira
contributor_str_mv Pires, Cláudio Alex de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Base Nacional Comum Curricular
Práticas pedagógicas
topic Educação inclusiva
Base Nacional Comum Curricular
Práticas pedagógicas
Inclusive education
National Common Curricular Base
Pedagogical strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
National Common Curricular Base
Pedagogical strategies
description Esta pesquisa analisa como se apresenta a educação inclusiva no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris , e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em cima destes documentos realizamos a análise de alguns pontos que tratam sobre educação inclusiva e educação especial. Utilizamos o método documental para analisarmos os dois documentos, relacionando-os com trechos de autores citados no referencial teórico. O referencial teórico foi dividido em quatro sub tópicos. No primeiro foi abordado sobre as percepções históricas e atuais da sociedade perante a inclusão, no segundo sub tópico refletimos sobre o diagnóstico e as estratégias que podem ser usadas para a inclusão , no terceiro abordamos sobre as possibilidades do ensino de ciências e inclusão, e no quarto sub tópico destacamos um pouco sobre às duas terminologias, a “educação inclusiva” e a “educação especial”. Nesta pesquisa, ressaltamos a importância do PPP como documento orientador da escola, outro aspecto que abordamos é sobre a necessidade de fortalecer práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva e educação especial, consideramos nessa a bordagem as contribuições pela BNCC. Tivemos a percepção que embora tenha ocorrido muitos avanços em relação à inclusão / práticas inclusivas nas escolas , ainda há melhorias possíveis a serem feitas , principalmente se tratando da BNCC, buscando um melhor desenvolvimento para a formação integral dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T04:41:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237985
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140370
url http://hdl.handle.net/10183/237985
identifier_str_mv 001140370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237985/2/001140370.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237985/1/001140370.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b59b9aed231e1c96e59ae76303f497dc
faee91df4f1341ee7bbd78c3afa29738
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447306976100352