Leitura : imagem e texto na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contessa, Danielle Fraga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29199
Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho que privilegia a análise de textos imagéticos nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. A proposta parte do fato de que há muito as imagens são essenciais no mundo em que vivemos. Para ampará-la, apresenta-se uma leitura de dois documentos oficiais: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM - e as Matrizes de Referência que orientam o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, bem como de outros pontos de vista teóricos de autores que defendem a leitura de imagens como necessária para a completa alfabetização, e a intertextualidade como ponto chave para o estudo de textos. A referida proposta foi aplicada em sala de aula na disciplina de Estágio de Docência de Português II, e tanto o trabalho desenvolvido quanto os resultados dele provenientes foram analisados. As considerações finais apontam para o sucesso da proposta e a possibilidade de resultados ainda melhores, se utilizada pela professora titular de turma. Os alunos demonstraram ao final do estágio uma maior clareza de raciocínio analítico e crítico, avaliando os textos imagéticos ou escritos não apenas pelo seu gosto pessoal, mas também pelo modo como seus elementos constituintes se organizam, pelas escolhas realizadas pelos autores e pela identificação de referências a outros textos (relações intertextuais).
id UFRGS-2_7b30f561c9f0a352e13eb69bb4c61ef2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29199
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Contessa, Danielle FragaSturm, Ingrid Nancy2011-05-27T06:00:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/29199000776253Este estudo apresenta uma proposta de trabalho que privilegia a análise de textos imagéticos nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. A proposta parte do fato de que há muito as imagens são essenciais no mundo em que vivemos. Para ampará-la, apresenta-se uma leitura de dois documentos oficiais: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM - e as Matrizes de Referência que orientam o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, bem como de outros pontos de vista teóricos de autores que defendem a leitura de imagens como necessária para a completa alfabetização, e a intertextualidade como ponto chave para o estudo de textos. A referida proposta foi aplicada em sala de aula na disciplina de Estágio de Docência de Português II, e tanto o trabalho desenvolvido quanto os resultados dele provenientes foram analisados. As considerações finais apontam para o sucesso da proposta e a possibilidade de resultados ainda melhores, se utilizada pela professora titular de turma. Os alunos demonstraram ao final do estágio uma maior clareza de raciocínio analítico e crítico, avaliando os textos imagéticos ou escritos não apenas pelo seu gosto pessoal, mas também pelo modo como seus elementos constituintes se organizam, pelas escolhas realizadas pelos autores e pela identificação de referências a outros textos (relações intertextuais).This study presents a proposal that favors the analysis of imagetic texts in Portuguese Language classes for High School. The proposal is based on the fact that images have been essential in our world for a long time now. To support this idea, it is presented two oficial documents: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) and Matrizes de Referência which guide the Exame Nacional do Ensino Médio, and also other authors‟ viewpoints that defend image reading as necessary for a complete literacy and intertextuality as a key for text study. This proposal was implemented in the classroom at Estágio de Docência de Português II, and the developed work as well as the results were analyzed. The final considerations show the success of the proposal, and the possibilities of even better results if it was applied by the official teacher of the group. The students expressed a higher clarity of analytical and critical thinking at the end of the work, evaluating imagetic or written texts not only by their personal taste, but also by their constituent elements, by their authors‟ choices and by identification of references to other texts (intertextual relations).application/pdfporTextos imagéticosLeituraImagemLeitura : imagem e texto na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776253.pdf.txt000776253.pdf.txtExtracted Texttext/plain87075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29199/2/000776253.pdf.txtd039398a68b4633e3591d7198b9b6a1cMD52ORIGINAL000776253.pdf000776253.pdfTexto completoapplication/pdf3630749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29199/1/000776253.pdfdff5e1b07a13b6aaaa000c362b306b12MD51THUMBNAIL000776253.pdf.jpg000776253.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29199/3/000776253.pdf.jpga83f9b98d405c0e83417664e71ad3e6dMD5310183/291992022-08-06 04:55:28.232572oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29199Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura : imagem e texto na sala de aula
title Leitura : imagem e texto na sala de aula
spellingShingle Leitura : imagem e texto na sala de aula
Contessa, Danielle Fraga
Textos imagéticos
Leitura
Imagem
title_short Leitura : imagem e texto na sala de aula
title_full Leitura : imagem e texto na sala de aula
title_fullStr Leitura : imagem e texto na sala de aula
title_full_unstemmed Leitura : imagem e texto na sala de aula
title_sort Leitura : imagem e texto na sala de aula
author Contessa, Danielle Fraga
author_facet Contessa, Danielle Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contessa, Danielle Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sturm, Ingrid Nancy
contributor_str_mv Sturm, Ingrid Nancy
dc.subject.por.fl_str_mv Textos imagéticos
Leitura
Imagem
topic Textos imagéticos
Leitura
Imagem
description Este estudo apresenta uma proposta de trabalho que privilegia a análise de textos imagéticos nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. A proposta parte do fato de que há muito as imagens são essenciais no mundo em que vivemos. Para ampará-la, apresenta-se uma leitura de dois documentos oficiais: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM - e as Matrizes de Referência que orientam o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, bem como de outros pontos de vista teóricos de autores que defendem a leitura de imagens como necessária para a completa alfabetização, e a intertextualidade como ponto chave para o estudo de textos. A referida proposta foi aplicada em sala de aula na disciplina de Estágio de Docência de Português II, e tanto o trabalho desenvolvido quanto os resultados dele provenientes foram analisados. As considerações finais apontam para o sucesso da proposta e a possibilidade de resultados ainda melhores, se utilizada pela professora titular de turma. Os alunos demonstraram ao final do estágio uma maior clareza de raciocínio analítico e crítico, avaliando os textos imagéticos ou escritos não apenas pelo seu gosto pessoal, mas também pelo modo como seus elementos constituintes se organizam, pelas escolhas realizadas pelos autores e pela identificação de referências a outros textos (relações intertextuais).
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-27T06:00:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29199
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776253
url http://hdl.handle.net/10183/29199
identifier_str_mv 000776253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29199/2/000776253.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29199/1/000776253.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29199/3/000776253.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d039398a68b4633e3591d7198b9b6a1c
dff5e1b07a13b6aaaa000c362b306b12
a83f9b98d405c0e83417664e71ad3e6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789880156192768