Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairros, Mariângela Silveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marchand, Patrícia Souza, Rocha, Débora Brondani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232193
Resumo: Este artigo parte do histórico do ensino médio no Brasil e da dualidade estrutural entre trabalho manual e intelectual, situação que se agrava ou ameniza conforme as alterações legislativas no Brasil, de separação ou integração da educação profissional ao ensino médio. Adotando a compreensão de que a oferta de uma educação profissional técnica de nível médio que promova a formação integral do estudante depende de políticas públicas concatenadas e de caráter universal, pesquisamos a participação do Estado na oferta de educação profissional no Rio Grande do Sul, através da análise documental de pareceres emitidos pelo CEED-RS -Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, de autorização para funcionamento de cursos técnicos profissionalizantes, entre 2000 e 2018. A análise se concentra na oferta pelas redes estadual e privada, uma vez que as instituições federais independem de autorização do Conselho Estadual de Educação e os municípios, cuja atribuição é a oferta de educação infantil e ensino fundamental, geralmente não atuam na educação profissional técnica de nível médio. Constatamos que ao longo de todo o período verificado ocorre uma preponderância de autorizações de funcionamento de cursos técnicos de nível médio em instituições privadas. A falta de investimentos no ensino público estadual favorece o avanço do setor privado, especialmente com a nova legislação do ensino médio, que permite a terceirização do itinerário formativo da formação técnica e profissional.
id UFRGS-2_7c1321650ecae67518f8f7103f0e3876
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232193
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bairros, Mariângela SilveiraMarchand, Patrícia SouzaRocha, Débora Brondani2021-11-25T04:38:13Z20211068-2341http://hdl.handle.net/10183/232193001133203Este artigo parte do histórico do ensino médio no Brasil e da dualidade estrutural entre trabalho manual e intelectual, situação que se agrava ou ameniza conforme as alterações legislativas no Brasil, de separação ou integração da educação profissional ao ensino médio. Adotando a compreensão de que a oferta de uma educação profissional técnica de nível médio que promova a formação integral do estudante depende de políticas públicas concatenadas e de caráter universal, pesquisamos a participação do Estado na oferta de educação profissional no Rio Grande do Sul, através da análise documental de pareceres emitidos pelo CEED-RS -Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, de autorização para funcionamento de cursos técnicos profissionalizantes, entre 2000 e 2018. A análise se concentra na oferta pelas redes estadual e privada, uma vez que as instituições federais independem de autorização do Conselho Estadual de Educação e os municípios, cuja atribuição é a oferta de educação infantil e ensino fundamental, geralmente não atuam na educação profissional técnica de nível médio. Constatamos que ao longo de todo o período verificado ocorre uma preponderância de autorizações de funcionamento de cursos técnicos de nível médio em instituições privadas. A falta de investimentos no ensino público estadual favorece o avanço do setor privado, especialmente com a nova legislação do ensino médio, que permite a terceirização do itinerário formativo da formação técnica e profissional.This article explores the history of high school in Brazilandspecifically the structural duality between manual and intellectual work and the separation or integration of professional education with high school,a situation that worsens or eases according to legislative changes in Brazil. Adopting the understanding that the offer of technical vocational high school that promotes comprehensive student education depends on concatenated and universal public policies, we researched the State's participation in the provision of professional education in Rio Grande do Sul, through documentary analysis of opinions issued by CEED-RS -State Council of Education of Rio Grande do Sul, for authorization to operate professional technical courses, between 2000 and 2018. The analysis focuses on the offer by the State and private institutions, since federal institutions do not require authorization from the State Education Council and municipalities, whose assignment is the provision of early childhood education and elementary education, generally do not act in technical vocational education middle level. We note that throughout the period verified there is a preponderance of operating authorizations of medium-level technical courses in private institutions. The lack of investment in public education favors the advancement of the private sector, with the risk, with the new high school legislation, that the already fragile public education will suffer interference from the private sector, which in recent years has acted to control policies educational institutions in Brazil.Este artículo parte de la historia de la educación secundaria en Brasil, y de la dualidad estructural entre el trabajo manual e intelectual, situación que se agrava o alivia según los cambios legislativos en Brasil, de la separación o integración de la educación profesional con la educación secundaria. Adoptando el entendimiento de que la oferta de educación secundaria técnica profesional que promueve la educación integral de los estudiantes depende de políticas públicas concatenadas y universales, investigamos la participación del Estado en la provisión de educación profesional en Rio Grande do Sul, a través del análisis documental de las opiniones emitidas por CEED-RS -Consejo Estatal de Educación de Rio Grande do Sul, para autorización para la operación de cursos técnicos profesionales, entre 2000 y 2018. El análisis se centra em la oferta por parte de instituciones estatales y privadas, ya que las instituciones federales son independientes de la autorización del Consejo Estatal de Educación y los, municipios, cuya asignación es la provisión de educación infantil y educación primaria, generalmente no operan em educación técnica vocacional em la escuela secundaria. Observamos que a lo largo del período verificado existe una preponderancia de autorizaciones de operación de cursos técnicos de nivel medio en instituciones privadas. La falta de inversión en educación pública favorece el avance del sector privado, con el riesgo, con la nueva legislación de la educación secundária, que la ya frágil educación pública sufra injerencias del sector privado, que en los últimos años ha actuado para controlar las políticas educativas. instituciones en Brasil.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 29, n. 132 (out. 2021), p. 1-22Ensino médioReforma do ensinoEnsino profissionalizanteHigh schoolReformProfessional and technological educationEducación secundáriaReformaEducación professional y tecnológicaLevantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do SulResearch on the advancement of the private sector in the offer of medium-level technical professional education in the state of Rio Grande do Sul Encuesta sobre el avance del sector privado en la oferta de educación profesional técnica de nivel medio en el estado de Rio Grande do Sul Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133203.pdf.txt001133203.pdf.txtExtracted Texttext/plain63892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232193/2/001133203.pdf.txt4336e09dcf5aa8edef65f7314a534f4fMD52ORIGINAL001133203.pdfTexto completoapplication/pdf588636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232193/1/001133203.pdf3a0b840c5a0d5854b3266caed3937394MD5110183/2321932021-12-06 05:42:08.879121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232193Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Research on the advancement of the private sector in the offer of medium-level technical professional education in the state of Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Encuesta sobre el avance del sector privado en la oferta de educación profesional técnica de nivel medio en el estado de Rio Grande do Sul
title Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
Bairros, Mariângela Silveira
Ensino médio
Reforma do ensino
Ensino profissionalizante
High school
Reform
Professional and technological education
Educación secundária
Reforma
Educación professional y tecnológica
title_short Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
title_full Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
title_sort Levantamento sobre o avanço do setor privado na oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
author Bairros, Mariângela Silveira
author_facet Bairros, Mariângela Silveira
Marchand, Patrícia Souza
Rocha, Débora Brondani
author_role author
author2 Marchand, Patrícia Souza
Rocha, Débora Brondani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairros, Mariângela Silveira
Marchand, Patrícia Souza
Rocha, Débora Brondani
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Reforma do ensino
Ensino profissionalizante
topic Ensino médio
Reforma do ensino
Ensino profissionalizante
High school
Reform
Professional and technological education
Educación secundária
Reforma
Educación professional y tecnológica
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Reform
Professional and technological education
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación secundária
Reforma
Educación professional y tecnológica
description Este artigo parte do histórico do ensino médio no Brasil e da dualidade estrutural entre trabalho manual e intelectual, situação que se agrava ou ameniza conforme as alterações legislativas no Brasil, de separação ou integração da educação profissional ao ensino médio. Adotando a compreensão de que a oferta de uma educação profissional técnica de nível médio que promova a formação integral do estudante depende de políticas públicas concatenadas e de caráter universal, pesquisamos a participação do Estado na oferta de educação profissional no Rio Grande do Sul, através da análise documental de pareceres emitidos pelo CEED-RS -Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, de autorização para funcionamento de cursos técnicos profissionalizantes, entre 2000 e 2018. A análise se concentra na oferta pelas redes estadual e privada, uma vez que as instituições federais independem de autorização do Conselho Estadual de Educação e os municípios, cuja atribuição é a oferta de educação infantil e ensino fundamental, geralmente não atuam na educação profissional técnica de nível médio. Constatamos que ao longo de todo o período verificado ocorre uma preponderância de autorizações de funcionamento de cursos técnicos de nível médio em instituições privadas. A falta de investimentos no ensino público estadual favorece o avanço do setor privado, especialmente com a nova legislação do ensino médio, que permite a terceirização do itinerário formativo da formação técnica e profissional.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:38:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232193
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133203
identifier_str_mv 1068-2341
001133203
url http://hdl.handle.net/10183/232193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 29, n. 132 (out. 2021), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232193/2/001133203.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232193/1/001133203.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4336e09dcf5aa8edef65f7314a534f4f
3a0b840c5a0d5854b3266caed3937394
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043858948096