A importância da Música nos Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skalski, Tatiana Reichak
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39545
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a importância da música e da musicalização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência, propondo primeiramente uma reflexão sobre a utilização da música e sugerindo a construção de uma proposta voltada a uma aprendizagem significativa, onde a música seja um recurso valioso na construção do conhecimento no contexto apresentado. Este material tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como mais uma prática pedagógica facilitando também a integração do ser. Pretende, ainda, buscar argumentos que justifique esta prática no desenvolvimento integral do aluno. Este trabalho visou o desenvolvimento da criança de forma bem estruturada e clara, produzindo um projeto de trabalho com a música de forma produtiva e prazerosa. Partiu-se da consideração de que a música caracteriza-se por sua forte relevância no envolvimento do cotidiano das pessoas e assim favorecendo a aprendizagem da criança. A música tem a capacidade de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social. O desenvolvimento do trabalho aprofunda o estudo da música em sala de aula, onde professores e alunos estão envolvidos no processo de construção do conhecimento. A musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança. Muitos autores realizaram pesquisas mostrando o quanto a educação musical traz benefícios ao desenvolvimento da criança. Tais pesquisas tratam também sobre as habilidades complementares que não estão diretamente relacionadas com a música, mas que estão inseridas no contexto, tais como: integração, cooperação, respeito e solidariedade. Como pressupostos teóricos foram empregados estudos realizados por Jean Piaget, Luciana Del Ben e Liane Hentschke, Vera Lucia Pessagno Bréscia, Paulo Freire, Violeta Hemsy de Gainza e Anna Maria Gonçalves Weigel. A metodologia utilizada nesta investigação é de cunho qualitativo através de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos inseridos neste processo fazem parte de escolas da Rede Pública Municipal de Gravataí/RS. O trabalho apresenta-se em capítulos partindo de um breve histórico sobre a origem da música e o seu significado, seguindo para uma explanação teórica e, após, análises da observação do uso da música como ferramenta de aprendizagem e das entrevistas realizadas. Assim procura-se mostrar o quanto o professor pode fazer um trabalho dinâmico com a música, com seus alunos, de maneira que estes possam participar deste processo de ensino aprendizagem de forma a realmente construírem o seu conhecimento.
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