Novos horizontes para o ensino do léxico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183186 |
Resumo: | Meu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintáticos e coloquialismos onde estes ocorrem. A seguir, destacarei a diferença entre dois campos de pesquisa lingüística que dependem de recursos computacionais, o Corpus Lingüístico e a Lingüística Computacional. Finalmente, comentarei sobre a contribuição potencial que o enfoque do Corpus Lingüístico pode trazer para o ensino de línguas. |
id |
UFRGS-2_7dbf9855c2bb183011f030c1cce0db56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183186 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Anna Maria Becker2018-10-09T02:33:49Z20041415-8817http://hdl.handle.net/10183/183186000506373Meu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintáticos e coloquialismos onde estes ocorrem. A seguir, destacarei a diferença entre dois campos de pesquisa lingüística que dependem de recursos computacionais, o Corpus Lingüístico e a Lingüística Computacional. Finalmente, comentarei sobre a contribuição potencial que o enfoque do Corpus Lingüístico pode trazer para o ensino de línguas.My aim in this paper is to draw the attention of the language teacher to the importance of Corpus Linguistics as a field of linguistic studies that calls into question long-held beliefs about language specially the traditional breakdown into vocabulary and grammar upon which much of language teaching is based. First, I will provide some general background about the area. Then, I will characterize its purpose as well as its theoretical and methodological bases which stress the relationship between the meanings of words and the syntactical patterns and collocations in which they typically occur. Next, I will outline the difference between two fields of linguistic research that depend on computational resources, Corpus Linguistics and Computational Linguistcs. Finally, I will comment on the potential contribution which Corpus Linguistics approach can bring to language teaching.application/pdfporRevista língua & literatura. Frederico Westphalen, RS. Vol. 6/7, n. 10/11 (2004/05), p. 123-130Corpus lingüísticoLexicogramáticaEnsinoLínguaCorpusConcordânciaCorpus linguisticsLexicogrammarLanguage teachingCorpusConcordanceNovos horizontes para o ensino do léxicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000506373.pdfTexto completoapplication/pdf116800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/1/000506373.pdf219d467c751ea000246ec9b1e8fc353fMD51TEXT000506373.pdf.txt000506373.pdf.txtExtracted Texttext/plain19813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/2/000506373.pdf.txt2cdb2d0ae796432260fbdf19ef63e74bMD52THUMBNAIL000506373.pdf.jpg000506373.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/3/000506373.pdf.jpg89be8ddb7133f1babf20ee792727613fMD5310183/1831862018-10-10 02:35:29.020058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T05:35:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Novos horizontes para o ensino do léxico |
title |
Novos horizontes para o ensino do léxico |
spellingShingle |
Novos horizontes para o ensino do léxico Maciel, Anna Maria Becker Corpus lingüístico Lexicogramática Ensino Língua Corpus Concordância Corpus linguistics Lexicogrammar Language teaching Corpus Concordance |
title_short |
Novos horizontes para o ensino do léxico |
title_full |
Novos horizontes para o ensino do léxico |
title_fullStr |
Novos horizontes para o ensino do léxico |
title_full_unstemmed |
Novos horizontes para o ensino do léxico |
title_sort |
Novos horizontes para o ensino do léxico |
author |
Maciel, Anna Maria Becker |
author_facet |
Maciel, Anna Maria Becker |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Anna Maria Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpus lingüístico Lexicogramática Ensino Língua Corpus Concordância |
topic |
Corpus lingüístico Lexicogramática Ensino Língua Corpus Concordância Corpus linguistics Lexicogrammar Language teaching Corpus Concordance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Corpus linguistics Lexicogrammar Language teaching Corpus Concordance |
description |
Meu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintáticos e coloquialismos onde estes ocorrem. A seguir, destacarei a diferença entre dois campos de pesquisa lingüística que dependem de recursos computacionais, o Corpus Lingüístico e a Lingüística Computacional. Finalmente, comentarei sobre a contribuição potencial que o enfoque do Corpus Lingüístico pode trazer para o ensino de línguas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-09T02:33:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183186 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-8817 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000506373 |
identifier_str_mv |
1415-8817 000506373 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista língua & literatura. Frederico Westphalen, RS. Vol. 6/7, n. 10/11 (2004/05), p. 123-130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/1/000506373.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/2/000506373.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/3/000506373.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
219d467c751ea000246ec9b1e8fc353f 2cdb2d0ae796432260fbdf19ef63e74b 89be8ddb7133f1babf20ee792727613f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224953290293248 |