Novos horizontes para o ensino do léxico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Anna Maria Becker
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183186
Resumo: Meu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintáticos e coloquialismos onde estes ocorrem. A seguir, destacarei a diferença entre dois campos de pesquisa lingüística que dependem de recursos computacionais, o Corpus Lingüístico e a Lingüística Computacional. Finalmente, comentarei sobre a contribuição potencial que o enfoque do Corpus Lingüístico pode trazer para o ensino de línguas.
id UFRGS-2_7dbf9855c2bb183011f030c1cce0db56
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183186
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maciel, Anna Maria Becker2018-10-09T02:33:49Z20041415-8817http://hdl.handle.net/10183/183186000506373Meu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintáticos e coloquialismos onde estes ocorrem. A seguir, destacarei a diferença entre dois campos de pesquisa lingüística que dependem de recursos computacionais, o Corpus Lingüístico e a Lingüística Computacional. Finalmente, comentarei sobre a contribuição potencial que o enfoque do Corpus Lingüístico pode trazer para o ensino de línguas.My aim in this paper is to draw the attention of the language teacher to the importance of Corpus Linguistics as a field of linguistic studies that calls into question long-held beliefs about language specially the traditional breakdown into vocabulary and grammar upon which much of language teaching is based. First, I will provide some general background about the area. Then, I will characterize its purpose as well as its theoretical and methodological bases which stress the relationship between the meanings of words and the syntactical patterns and collocations in which they typically occur. Next, I will outline the difference between two fields of linguistic research that depend on computational resources, Corpus Linguistics and Computational Linguistcs. Finally, I will comment on the potential contribution which Corpus Linguistics approach can bring to language teaching.application/pdfporRevista língua & literatura. Frederico Westphalen, RS. Vol. 6/7, n. 10/11 (2004/05), p. 123-130Corpus lingüísticoLexicogramáticaEnsinoLínguaCorpusConcordânciaCorpus linguisticsLexicogrammarLanguage teachingCorpusConcordanceNovos horizontes para o ensino do léxicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000506373.pdfTexto completoapplication/pdf116800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/1/000506373.pdf219d467c751ea000246ec9b1e8fc353fMD51TEXT000506373.pdf.txt000506373.pdf.txtExtracted Texttext/plain19813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/2/000506373.pdf.txt2cdb2d0ae796432260fbdf19ef63e74bMD52THUMBNAIL000506373.pdf.jpg000506373.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/3/000506373.pdf.jpg89be8ddb7133f1babf20ee792727613fMD5310183/1831862018-10-10 02:35:29.020058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T05:35:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novos horizontes para o ensino do léxico
title Novos horizontes para o ensino do léxico
spellingShingle Novos horizontes para o ensino do léxico
Maciel, Anna Maria Becker
Corpus lingüístico
Lexicogramática
Ensino
Língua
Corpus
Concordância
Corpus linguistics
Lexicogrammar
Language teaching
Corpus
Concordance
title_short Novos horizontes para o ensino do léxico
title_full Novos horizontes para o ensino do léxico
title_fullStr Novos horizontes para o ensino do léxico
title_full_unstemmed Novos horizontes para o ensino do léxico
title_sort Novos horizontes para o ensino do léxico
author Maciel, Anna Maria Becker
author_facet Maciel, Anna Maria Becker
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Anna Maria Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Corpus lingüístico
Lexicogramática
Ensino
Língua
Corpus
Concordância
topic Corpus lingüístico
Lexicogramática
Ensino
Língua
Corpus
Concordância
Corpus linguistics
Lexicogrammar
Language teaching
Corpus
Concordance
dc.subject.eng.fl_str_mv Corpus linguistics
Lexicogrammar
Language teaching
Corpus
Concordance
description Meu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintáticos e coloquialismos onde estes ocorrem. A seguir, destacarei a diferença entre dois campos de pesquisa lingüística que dependem de recursos computacionais, o Corpus Lingüístico e a Lingüística Computacional. Finalmente, comentarei sobre a contribuição potencial que o enfoque do Corpus Lingüístico pode trazer para o ensino de línguas.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-09T02:33:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183186
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8817
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000506373
identifier_str_mv 1415-8817
000506373
url http://hdl.handle.net/10183/183186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista língua & literatura. Frederico Westphalen, RS. Vol. 6/7, n. 10/11 (2004/05), p. 123-130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/1/000506373.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/2/000506373.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183186/3/000506373.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 219d467c751ea000246ec9b1e8fc353f
2cdb2d0ae796432260fbdf19ef63e74b
89be8ddb7133f1babf20ee792727613f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224953290293248