A aula como gesto : um princípio para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristiano Bedin da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Munhoz, Angélica Vier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222270
Resumo: O artigo defende um princípio comum para a formação docente, caracterizado por uma lógica relacional que articula as diferentes personagens da cena didática. Três modos de existência da aula são propostos, para assim definir o que se denomina espaço potencial, entendido como a dimensão criadora que envolve virtualmente a relação pedagógica. Nomes como Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser e Roland Barthes são mobilizados a fim de teorizar o gesto como gênero de ação vinculado à abertura de um espaço onde o não-previsto ganha corpo. As discussões encaminham-se para a defesa da aula como um lugar em suspenso, no qual a docência é relacionada ao trabalho de sustentação de uma experiência singular de tempo e espaço.
id UFRGS-2_7ed15791aaa53c1b741d4bc6121f4980
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222270
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Cristiano Bedin daMunhoz, Angélica Vier2021-06-16T04:37:02Z20201982-0305http://hdl.handle.net/10183/222270001126581O artigo defende um princípio comum para a formação docente, caracterizado por uma lógica relacional que articula as diferentes personagens da cena didática. Três modos de existência da aula são propostos, para assim definir o que se denomina espaço potencial, entendido como a dimensão criadora que envolve virtualmente a relação pedagógica. Nomes como Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser e Roland Barthes são mobilizados a fim de teorizar o gesto como gênero de ação vinculado à abertura de um espaço onde o não-previsto ganha corpo. As discussões encaminham-se para a defesa da aula como um lugar em suspenso, no qual a docência é relacionada ao trabalho de sustentação de uma experiência singular de tempo e espaço.The article defends a common principle for teacher education, characterized by a relational logic that articulates the different characters in the didactic scene. Three modes of class existence are proposed, in order to define what is called potential space, understood as the creative dimension that virtually involves the pedagogical relationship. Names such as Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser and Roland Barthes are mobilized in order to theorize the gesture as a genre of action linked to the opening of a space where the unforeseen takes shape. The discussions are directed towards the defense of the class as a suspended place, in which teaching is related to the work of sustaining a singular experience of time and space.El artículo defiende un principio común para la formación del profesorado, caracterizado por una lógica relacional que articula a los diferentes personajes del escenario didáctico. Se proponen tres modos de existencia en la clase, con el fin de definir lo que se denomina espacio potencial, entendido como la dimensión creativa que involucra virtualmente la relación pedagógica. Nombres como Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser o Roland Barthes se movilizan para teorizar el gesto como un género de acción vinculado a la apertura de un espacio donde lo imprevisto toma forma. Las discusiones se dirigen hacia la defensa de la clase como un lugar suspendido, en el que la enseñanza se relaciona con el trabajo de sostener una experiencia singular del tiempo y del espacio.application/pdfporRevista Teias. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 21, n. 63 (out./dez 2020), p. 191-205DocênciaGestureGestureClassGestoEnseñanzaClaseA aula como gesto : um princípio para a docênciaThe class as gesture : a principle for teachingLa clase como gesto : un principio para la enseñanzainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126581.pdf.txt001126581.pdf.txtExtracted Texttext/plain52850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222270/2/001126581.pdf.txt8e3221badbd5181f3868424df02dc929MD52ORIGINAL001126581.pdfTexto completoapplication/pdf427347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222270/1/001126581.pdf787a13cfaa103053ea2a8dda3dd63515MD5110183/2222702022-06-03 04:35:15.061533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222270Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-03T07:35:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aula como gesto : um princípio para a docência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The class as gesture : a principle for teaching
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La clase como gesto : un principio para la enseñanza
title A aula como gesto : um princípio para a docência
spellingShingle A aula como gesto : um princípio para a docência
Costa, Cristiano Bedin da
Docência
Gesture
Gesture
Class
Gesto
Enseñanza
Clase
title_short A aula como gesto : um princípio para a docência
title_full A aula como gesto : um princípio para a docência
title_fullStr A aula como gesto : um princípio para a docência
title_full_unstemmed A aula como gesto : um princípio para a docência
title_sort A aula como gesto : um princípio para a docência
author Costa, Cristiano Bedin da
author_facet Costa, Cristiano Bedin da
Munhoz, Angélica Vier
author_role author
author2 Munhoz, Angélica Vier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristiano Bedin da
Munhoz, Angélica Vier
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
topic Docência
Gesture
Gesture
Class
Gesto
Enseñanza
Clase
dc.subject.eng.fl_str_mv Gesture
Gesture
Class
dc.subject.spa.fl_str_mv Gesto
Enseñanza
Clase
description O artigo defende um princípio comum para a formação docente, caracterizado por uma lógica relacional que articula as diferentes personagens da cena didática. Três modos de existência da aula são propostos, para assim definir o que se denomina espaço potencial, entendido como a dimensão criadora que envolve virtualmente a relação pedagógica. Nomes como Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser e Roland Barthes são mobilizados a fim de teorizar o gesto como gênero de ação vinculado à abertura de um espaço onde o não-previsto ganha corpo. As discussões encaminham-se para a defesa da aula como um lugar em suspenso, no qual a docência é relacionada ao trabalho de sustentação de uma experiência singular de tempo e espaço.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:37:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222270
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-0305
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126581
identifier_str_mv 1982-0305
001126581
url http://hdl.handle.net/10183/222270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Teias. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 21, n. 63 (out./dez 2020), p. 191-205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222270/2/001126581.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222270/1/001126581.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e3221badbd5181f3868424df02dc929
787a13cfaa103053ea2a8dda3dd63515
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447745947762688