Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267136 |
Resumo: | Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar a utilidade e a satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado (FDA) utilizando o ICDAS (International caries detection and assessment system), criada para aprender e treinar a detecção visual desse índice de forma virtual. Material e Métodos: a FDA contendo 60 fotos de superfícies hígidas e cariadas foi distribuída por meio de mídias sociais, visando profissionais e estudantes de odontologia. A análise baseou-se nos dados recolhidos através de um questionário de satisfação da experiência e Google Analytics. Resultados: um total de 2.300 usuários acessaram a FDA e 1.517 a completaram até os questionários. Os usuários precisaram de 2,29 sessões para realizá-la em um tempo médio de 15 min e 14 segundos. O questionário de satisfação mostrou que 84,8% dos usuários encontraram exatamente o que esperavam e 91,8% a acharam útil. Cerca de 88,4% dos usuários acreditaram que a FDA ajudou na discussão do ICDAS com colegas e 88,9% com superiores; 88,3% acharam que foi fornecido resultados de aprendizagem imediatos. A FDA foi mais útil para estudantes de odontologia (83,7% dos usuários) e a satisfação geral foi de 86%. Conclusão: os usuários acharam a FDA útil para aprender e treinar a detecção visual de lesões cariosas utilizando o ICDAS. A satisfação geral alcançada foi considerada alta. |
id |
UFRGS-2_80c07e5f374a00a91d4f4600ebed2953 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267136 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toniolo, JúliaGrasel, Rafael da RosaRodrigues, Jonas de Almeida2023-11-17T03:21:44Z20231678-2046http://hdl.handle.net/10183/267136001185867Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar a utilidade e a satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado (FDA) utilizando o ICDAS (International caries detection and assessment system), criada para aprender e treinar a detecção visual desse índice de forma virtual. Material e Métodos: a FDA contendo 60 fotos de superfícies hígidas e cariadas foi distribuída por meio de mídias sociais, visando profissionais e estudantes de odontologia. A análise baseou-se nos dados recolhidos através de um questionário de satisfação da experiência e Google Analytics. Resultados: um total de 2.300 usuários acessaram a FDA e 1.517 a completaram até os questionários. Os usuários precisaram de 2,29 sessões para realizá-la em um tempo médio de 15 min e 14 segundos. O questionário de satisfação mostrou que 84,8% dos usuários encontraram exatamente o que esperavam e 91,8% a acharam útil. Cerca de 88,4% dos usuários acreditaram que a FDA ajudou na discussão do ICDAS com colegas e 88,9% com superiores; 88,3% acharam que foi fornecido resultados de aprendizagem imediatos. A FDA foi mais útil para estudantes de odontologia (83,7% dos usuários) e a satisfação geral foi de 86%. Conclusão: os usuários acharam a FDA útil para aprender e treinar a detecção visual de lesões cariosas utilizando o ICDAS. A satisfação geral alcançada foi considerada alta.Objective: this study aimed evaluate the usefulness and satisfaction of a digital learning tool (DLT) using ICDAS (International caries detection and assessment system) created for learning and training visual detection of carious lesions in a non-controlled setting. Material and Methods: the DLT containing 60 pictures of sound and carious surfaces was distributed through social media and professional associations, aiming at both dentists and dental students. Analysis was based on data collected through a personal, professional and satisfaction questionnaire and Google Analytics. Results: a total of 2300 users accessed the DLT and 1517 completed it, filling out the questionnaires. Users required 2.29 sessions to accomplish the DLT in an average time of 15 min and 14 seconds each. The satisfaction questionnaire showed that 84.8% of users found in the DLT exactly what they expected and 91.8% found it useful. Around 88.4% of users found that the DLT helped in discussion of ICDAS with colleagues and 88.9% with superiors; 88.3% found that the DLT provided immediate learning results. The DLT was most useful to dental students (83.7% of users), and overall satisfaction was 86%. Conclusion: users found the DLT useful for learning and training visual detection of carious lesions using ICDAS, and general satisfaction was high.application/pdfengBrazilian Dental Science. Vol. 26, n. 3 (July/Sept. 2023), e3819, 7 p.Cárie dentáriaDistanceDiagnosisEducationICDASUsefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDASUtilidade e satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado para detecção de cárie utilizando ICDAS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185867.pdf.txt001185867.pdf.txtExtracted Texttext/plain26502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267136/2/001185867.pdf.txt057dc10e9d5def4243da55dcaa67fe3bMD52ORIGINAL001185867.pdfTexto completo (inglês)application/pdf374994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267136/1/001185867.pdf16ae6a30ff1fad8a4eed5d0038e93838MD5110183/2671362023-11-18 04:24:44.266833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-18T06:24:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Utilidade e satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado para detecção de cárie utilizando ICDAS |
title |
Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS |
spellingShingle |
Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS Toniolo, Júlia Cárie dentária Distance Diagnosis Education ICDAS |
title_short |
Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS |
title_full |
Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS |
title_fullStr |
Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS |
title_full_unstemmed |
Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS |
title_sort |
Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS |
author |
Toniolo, Júlia |
author_facet |
Toniolo, Júlia Grasel, Rafael da Rosa Rodrigues, Jonas de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Grasel, Rafael da Rosa Rodrigues, Jonas de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toniolo, Júlia Grasel, Rafael da Rosa Rodrigues, Jonas de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cárie dentária |
topic |
Cárie dentária Distance Diagnosis Education ICDAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Diagnosis Education ICDAS |
description |
Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar a utilidade e a satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado (FDA) utilizando o ICDAS (International caries detection and assessment system), criada para aprender e treinar a detecção visual desse índice de forma virtual. Material e Métodos: a FDA contendo 60 fotos de superfícies hígidas e cariadas foi distribuída por meio de mídias sociais, visando profissionais e estudantes de odontologia. A análise baseou-se nos dados recolhidos através de um questionário de satisfação da experiência e Google Analytics. Resultados: um total de 2.300 usuários acessaram a FDA e 1.517 a completaram até os questionários. Os usuários precisaram de 2,29 sessões para realizá-la em um tempo médio de 15 min e 14 segundos. O questionário de satisfação mostrou que 84,8% dos usuários encontraram exatamente o que esperavam e 91,8% a acharam útil. Cerca de 88,4% dos usuários acreditaram que a FDA ajudou na discussão do ICDAS com colegas e 88,9% com superiores; 88,3% acharam que foi fornecido resultados de aprendizagem imediatos. A FDA foi mais útil para estudantes de odontologia (83,7% dos usuários) e a satisfação geral foi de 86%. Conclusão: os usuários acharam a FDA útil para aprender e treinar a detecção visual de lesões cariosas utilizando o ICDAS. A satisfação geral alcançada foi considerada alta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-17T03:21:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267136 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-2046 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001185867 |
identifier_str_mv |
1678-2046 001185867 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian Dental Science. Vol. 26, n. 3 (July/Sept. 2023), e3819, 7 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267136/2/001185867.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267136/1/001185867.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
057dc10e9d5def4243da55dcaa67fe3b 16ae6a30ff1fad8a4eed5d0038e93838 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225103982198784 |