Mediação de conflitos : uma estratégia pedagógica? Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115814 |
Resumo: | Este trabalho acadêmico se propõe a analisar a mediação de conflitos, conceituada como uma metodologia advinda de espaços não-escolares para resolução de conflitos, como uma ferramenta que auxilie as escolas na resoluções dos seus conflitos. A realidade das escolas foi, portanto, trazida para explicitação, e importantes elementos que modificam a sociedade atual, como a violência e suas demais facetas (como consumismo e individualismo, por exemplo) foram mostrados em uma relação direta com os conflitos existentes dentro e fora das escolas. Como a mediação está inserida em uma nova ideologia que vai contra a lógica da violência, aspectos da cultura de paz e não-violência também foram mostrados. A mediação de conflitos foi analisada a partir de um estudo de caso, que contou com a participação de duas escolas, onde foram realizadas entrevistas e questionários para suporte analítico. Por fim, percebeu-se que a mediação de conflitos enquanto ferramenta metodológica só é eficaz quando ela é posta em prática de maneira correta, segundo as teorias pesquisadas e que, frequentemente, os membros escolares acreditam estar fazendo mediação de conflitos quando, na verdade, o que ocorre é a imposição da vontade dos mesmos, o que também não soluciona o problema de maneira geral. |
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