Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gabriela Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182810
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo a respeito de um material lexicográfico pouco conhecido pelo professor de ELE, os vocabulários básicos. Tal material surge da necessidade de se realizar uma seleção do léxico de uma língua para o ensino desta a estrangeiros. Por definição, são um conjunto de itens léxicos caracterizados por ser de uso habitual e recorrente. No entanto, embora a utilidade dos vocabulários básicos seja inquestionável, ainda são materiais de apoio pouco conhecidos para o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Dessa maneira, o trabalho tem como objetivos apresentar tais materiais de apoio para os professores de ELE, investigar sob quais parâmetros estão formulados e como podem ser projetados como benefício para o ensino ELE. Além disso, a investigação também tem como finalidade tratar da gênese desses materiais, suas relações com as áreas da lexicologia, lexicografia e o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Assim como também, oferecer uma discussão acerca da macroestrutura desses materiais, o perfil de usuário que pode ser estabelecido e a ligação com uma abordagem de ensino sociocultural. No que diz respeito à gênese desses materiais, o trabalho trata de expor um histórico sobre o tratamento da competência léxico-semântica em documentos e obras de referência para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Em relação à macroestrutura, a pesquisa compreende esta como a maneira pela qual os vocabulários básicos organizam seus insumos léxicos através de temas e subtemas. No tratamento do estabelecimento de um perfil de usuário, entende-se este, no âmbito da lexicografia, como o destinatário do produto lexicográfico (os vocabulários básicos). Os resultados da investigação demonstram a necessidade de uma maior consolidação dos estudos de vocabulários básicos dentro das áreas da lexicografia, lexicologia e ensino de ELE. Além disso, também indicam tal campo de estudo como uma área de grande relevância para o ensino de línguas estrangeiras, principalmente quando se trata da compilação de materiais didáticos.
id UFRGS-2_817992993a9daec97e61ca254309cf40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182810
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Gabriela DuarteBugueño Miranda, Félix ValentinBorba, Laura Campos de2018-09-26T02:35:31Z2018http://hdl.handle.net/10183/182810001077398O presente trabalho apresenta um estudo a respeito de um material lexicográfico pouco conhecido pelo professor de ELE, os vocabulários básicos. Tal material surge da necessidade de se realizar uma seleção do léxico de uma língua para o ensino desta a estrangeiros. Por definição, são um conjunto de itens léxicos caracterizados por ser de uso habitual e recorrente. No entanto, embora a utilidade dos vocabulários básicos seja inquestionável, ainda são materiais de apoio pouco conhecidos para o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Dessa maneira, o trabalho tem como objetivos apresentar tais materiais de apoio para os professores de ELE, investigar sob quais parâmetros estão formulados e como podem ser projetados como benefício para o ensino ELE. Além disso, a investigação também tem como finalidade tratar da gênese desses materiais, suas relações com as áreas da lexicologia, lexicografia e o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Assim como também, oferecer uma discussão acerca da macroestrutura desses materiais, o perfil de usuário que pode ser estabelecido e a ligação com uma abordagem de ensino sociocultural. No que diz respeito à gênese desses materiais, o trabalho trata de expor um histórico sobre o tratamento da competência léxico-semântica em documentos e obras de referência para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Em relação à macroestrutura, a pesquisa compreende esta como a maneira pela qual os vocabulários básicos organizam seus insumos léxicos através de temas e subtemas. No tratamento do estabelecimento de um perfil de usuário, entende-se este, no âmbito da lexicografia, como o destinatário do produto lexicográfico (os vocabulários básicos). Os resultados da investigação demonstram a necessidade de uma maior consolidação dos estudos de vocabulários básicos dentro das áreas da lexicografia, lexicologia e ensino de ELE. Além disso, também indicam tal campo de estudo como uma área de grande relevância para o ensino de línguas estrangeiras, principalmente quando se trata da compilação de materiais didáticos.El presente trabajo presenta un estudio a respecto de un material lexicográfico poco conocido por el profesor de ELE, los vocabularios básicos. Tal material surge de la necesidad de realizarse una selección del léxico de una lengua para la enseñanza de esta a extranjeros. Por definición, son un conjunto de ítems léxicos caracterizados como de uso habitual y recurrente. Pero, aunque la utilidad de los vocabularios básicos sea incuestionable, todavía son materiales de apoyo poco conocidos para la enseñanza y el aprendizaje de español como lengua extranjera (ELE). De esa manera, el trabajo tiene como objetivos presentar tales materiales de apoyo para los profesores de ELE, investigar bajo cuáles parámetros están formulados y cómo pueden proyectarse como beneficio para la enseñanza de ELE. Además de eso, la investigación también tiene como finalidad tratar de la génesis de estos materiales, sus relaciones con las aéreas de la lexicología, lexicografía y la enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras, así como también ofrecer una discusión acerca de la macroestructura de estos materiales, el perfil de usuario que puede ser establecido y la asociación con un abordaje de enseñanza sociocultural. A lo que se refiere a la génesis de estos materiales, el trabajo trata de exponer un histórico sobre el tratamiento de la competencia léxico-semántica en documentos y obras de referencia para la enseñanza de lenguas extranjeras (LE). En relación a la macroestructura, la pesquisa comprende esta como la manera por la cual los vocabularios básicos organizan sus insumos léxicos a través de temas y subtemas. En el tratamiento del establecimiento de un perfil del usuario, se comprende este, en el ámbito de la lexicografía, como el destinatario del producto lexicográfico (los vocabularios básicos). Los resultados de la investigación demuestran la necesidad de una mayor consolidación de los estudios de vocabularios básicos dentro de las áreas de la lexicografía, lexicología y enseñanza de ELE. Además de eso, también indican tal campo de estudio como un área de gran relevancia para la enseñanza de lenguas extranjeras, principalmente cuando se trata de la compilación de materiales didácticos.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (espanhol)VocabulárioEnsino e aprendizagemLexicologiaLexicografiaCompetência linguísticaLíngua espanholaVocabulario básicoCompetencia lexicalEspañol como Lengua ExtranjeraUm insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanholinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077398.pdfTexto completoapplication/pdf962607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/1/001077398.pdfdc8fbf8e4321b49cb5822180fa967a1eMD51TEXT001077398.pdf.txt001077398.pdf.txtExtracted Texttext/plain94792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/2/001077398.pdf.txt21f5baacfd640209e909389b775ea215MD52THUMBNAIL001077398.pdf.jpg001077398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/3/001077398.pdf.jpgdf21af29e1a58f2f255b0284ae5f8a51MD5310183/1828102022-08-06 04:56:25.141343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
title Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
spellingShingle Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
Ferreira, Gabriela Duarte
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Vocabulário
Ensino e aprendizagem
Lexicologia
Lexicografia
Competência linguística
Língua espanhola
Vocabulario básico
Competencia lexical
Español como Lengua Extranjera
title_short Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
title_full Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
title_fullStr Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
title_full_unstemmed Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
title_sort Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
author Ferreira, Gabriela Duarte
author_facet Ferreira, Gabriela Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gabriela Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bugueño Miranda, Félix Valentin
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Borba, Laura Campos de
contributor_str_mv Bugueño Miranda, Félix Valentin
Borba, Laura Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Vocabulário
Ensino e aprendizagem
Lexicologia
Lexicografia
Competência linguística
Língua espanhola
topic Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Vocabulário
Ensino e aprendizagem
Lexicologia
Lexicografia
Competência linguística
Língua espanhola
Vocabulario básico
Competencia lexical
Español como Lengua Extranjera
dc.subject.spa.fl_str_mv Vocabulario básico
Competencia lexical
Español como Lengua Extranjera
description O presente trabalho apresenta um estudo a respeito de um material lexicográfico pouco conhecido pelo professor de ELE, os vocabulários básicos. Tal material surge da necessidade de se realizar uma seleção do léxico de uma língua para o ensino desta a estrangeiros. Por definição, são um conjunto de itens léxicos caracterizados por ser de uso habitual e recorrente. No entanto, embora a utilidade dos vocabulários básicos seja inquestionável, ainda são materiais de apoio pouco conhecidos para o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Dessa maneira, o trabalho tem como objetivos apresentar tais materiais de apoio para os professores de ELE, investigar sob quais parâmetros estão formulados e como podem ser projetados como benefício para o ensino ELE. Além disso, a investigação também tem como finalidade tratar da gênese desses materiais, suas relações com as áreas da lexicologia, lexicografia e o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Assim como também, oferecer uma discussão acerca da macroestrutura desses materiais, o perfil de usuário que pode ser estabelecido e a ligação com uma abordagem de ensino sociocultural. No que diz respeito à gênese desses materiais, o trabalho trata de expor um histórico sobre o tratamento da competência léxico-semântica em documentos e obras de referência para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Em relação à macroestrutura, a pesquisa compreende esta como a maneira pela qual os vocabulários básicos organizam seus insumos léxicos através de temas e subtemas. No tratamento do estabelecimento de um perfil de usuário, entende-se este, no âmbito da lexicografia, como o destinatário do produto lexicográfico (os vocabulários básicos). Os resultados da investigação demonstram a necessidade de uma maior consolidação dos estudos de vocabulários básicos dentro das áreas da lexicografia, lexicologia e ensino de ELE. Além disso, também indicam tal campo de estudo como uma área de grande relevância para o ensino de línguas estrangeiras, principalmente quando se trata da compilação de materiais didáticos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-26T02:35:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182810
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077398
url http://hdl.handle.net/10183/182810
identifier_str_mv 001077398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/1/001077398.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/2/001077398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/3/001077398.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc8fbf8e4321b49cb5822180fa967a1e
21f5baacfd640209e909389b775ea215
df21af29e1a58f2f255b0284ae5f8a51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224558784544768