Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182810 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo a respeito de um material lexicográfico pouco conhecido pelo professor de ELE, os vocabulários básicos. Tal material surge da necessidade de se realizar uma seleção do léxico de uma língua para o ensino desta a estrangeiros. Por definição, são um conjunto de itens léxicos caracterizados por ser de uso habitual e recorrente. No entanto, embora a utilidade dos vocabulários básicos seja inquestionável, ainda são materiais de apoio pouco conhecidos para o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Dessa maneira, o trabalho tem como objetivos apresentar tais materiais de apoio para os professores de ELE, investigar sob quais parâmetros estão formulados e como podem ser projetados como benefício para o ensino ELE. Além disso, a investigação também tem como finalidade tratar da gênese desses materiais, suas relações com as áreas da lexicologia, lexicografia e o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Assim como também, oferecer uma discussão acerca da macroestrutura desses materiais, o perfil de usuário que pode ser estabelecido e a ligação com uma abordagem de ensino sociocultural. No que diz respeito à gênese desses materiais, o trabalho trata de expor um histórico sobre o tratamento da competência léxico-semântica em documentos e obras de referência para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Em relação à macroestrutura, a pesquisa compreende esta como a maneira pela qual os vocabulários básicos organizam seus insumos léxicos através de temas e subtemas. No tratamento do estabelecimento de um perfil de usuário, entende-se este, no âmbito da lexicografia, como o destinatário do produto lexicográfico (os vocabulários básicos). Os resultados da investigação demonstram a necessidade de uma maior consolidação dos estudos de vocabulários básicos dentro das áreas da lexicografia, lexicologia e ensino de ELE. Além disso, também indicam tal campo de estudo como uma área de grande relevância para o ensino de línguas estrangeiras, principalmente quando se trata da compilação de materiais didáticos. |
id |
UFRGS-2_817992993a9daec97e61ca254309cf40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182810 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Gabriela DuarteBugueño Miranda, Félix ValentinBorba, Laura Campos de2018-09-26T02:35:31Z2018http://hdl.handle.net/10183/182810001077398O presente trabalho apresenta um estudo a respeito de um material lexicográfico pouco conhecido pelo professor de ELE, os vocabulários básicos. Tal material surge da necessidade de se realizar uma seleção do léxico de uma língua para o ensino desta a estrangeiros. Por definição, são um conjunto de itens léxicos caracterizados por ser de uso habitual e recorrente. No entanto, embora a utilidade dos vocabulários básicos seja inquestionável, ainda são materiais de apoio pouco conhecidos para o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Dessa maneira, o trabalho tem como objetivos apresentar tais materiais de apoio para os professores de ELE, investigar sob quais parâmetros estão formulados e como podem ser projetados como benefício para o ensino ELE. Além disso, a investigação também tem como finalidade tratar da gênese desses materiais, suas relações com as áreas da lexicologia, lexicografia e o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Assim como também, oferecer uma discussão acerca da macroestrutura desses materiais, o perfil de usuário que pode ser estabelecido e a ligação com uma abordagem de ensino sociocultural. No que diz respeito à gênese desses materiais, o trabalho trata de expor um histórico sobre o tratamento da competência léxico-semântica em documentos e obras de referência para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Em relação à macroestrutura, a pesquisa compreende esta como a maneira pela qual os vocabulários básicos organizam seus insumos léxicos através de temas e subtemas. No tratamento do estabelecimento de um perfil de usuário, entende-se este, no âmbito da lexicografia, como o destinatário do produto lexicográfico (os vocabulários básicos). Os resultados da investigação demonstram a necessidade de uma maior consolidação dos estudos de vocabulários básicos dentro das áreas da lexicografia, lexicologia e ensino de ELE. Além disso, também indicam tal campo de estudo como uma área de grande relevância para o ensino de línguas estrangeiras, principalmente quando se trata da compilação de materiais didáticos.El presente trabajo presenta un estudio a respecto de un material lexicográfico poco conocido por el profesor de ELE, los vocabularios básicos. Tal material surge de la necesidad de realizarse una selección del léxico de una lengua para la enseñanza de esta a extranjeros. Por definición, son un conjunto de ítems léxicos caracterizados como de uso habitual y recurrente. Pero, aunque la utilidad de los vocabularios básicos sea incuestionable, todavía son materiales de apoyo poco conocidos para la enseñanza y el aprendizaje de español como lengua extranjera (ELE). De esa manera, el trabajo tiene como objetivos presentar tales materiales de apoyo para los profesores de ELE, investigar bajo cuáles parámetros están formulados y cómo pueden proyectarse como beneficio para la enseñanza de ELE. Además de eso, la investigación también tiene como finalidad tratar de la génesis de estos materiales, sus relaciones con las aéreas de la lexicología, lexicografía y la enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras, así como también ofrecer una discusión acerca de la macroestructura de estos materiales, el perfil de usuario que puede ser establecido y la asociación con un abordaje de enseñanza sociocultural. A lo que se refiere a la génesis de estos materiales, el trabajo trata de exponer un histórico sobre el tratamiento de la competencia léxico-semántica en documentos y obras de referencia para la enseñanza de lenguas extranjeras (LE). En relación a la macroestructura, la pesquisa comprende esta como la manera por la cual los vocabularios básicos organizan sus insumos léxicos a través de temas y subtemas. En el tratamiento del establecimiento de un perfil del usuario, se comprende este, en el ámbito de la lexicografía, como el destinatario del producto lexicográfico (los vocabularios básicos). Los resultados de la investigación demuestran la necesidad de una mayor consolidación de los estudios de vocabularios básicos dentro de las áreas de la lexicografía, lexicología y enseñanza de ELE. Además de eso, también indican tal campo de estudio como un área de gran relevancia para la enseñanza de lenguas extranjeras, principalmente cuando se trata de la compilación de materiales didácticos.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (espanhol)VocabulárioEnsino e aprendizagemLexicologiaLexicografiaCompetência linguísticaLíngua espanholaVocabulario básicoCompetencia lexicalEspañol como Lengua ExtranjeraUm insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanholinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077398.pdfTexto completoapplication/pdf962607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/1/001077398.pdfdc8fbf8e4321b49cb5822180fa967a1eMD51TEXT001077398.pdf.txt001077398.pdf.txtExtracted Texttext/plain94792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/2/001077398.pdf.txt21f5baacfd640209e909389b775ea215MD52THUMBNAIL001077398.pdf.jpg001077398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/3/001077398.pdf.jpgdf21af29e1a58f2f255b0284ae5f8a51MD5310183/1828102022-08-06 04:56:25.141343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol |
title |
Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol |
spellingShingle |
Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol Ferreira, Gabriela Duarte Ensino de língua estrangeira (espanhol) Vocabulário Ensino e aprendizagem Lexicologia Lexicografia Competência linguística Língua espanhola Vocabulario básico Competencia lexical Español como Lengua Extranjera |
title_short |
Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol |
title_full |
Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol |
title_fullStr |
Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol |
title_full_unstemmed |
Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol |
title_sort |
Um insumo pouco conhecido pelo professor de ELE : vocabulários básicos do espanhol |
author |
Ferreira, Gabriela Duarte |
author_facet |
Ferreira, Gabriela Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gabriela Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bugueño Miranda, Félix Valentin |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Borba, Laura Campos de |
contributor_str_mv |
Bugueño Miranda, Félix Valentin Borba, Laura Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (espanhol) Vocabulário Ensino e aprendizagem Lexicologia Lexicografia Competência linguística Língua espanhola |
topic |
Ensino de língua estrangeira (espanhol) Vocabulário Ensino e aprendizagem Lexicologia Lexicografia Competência linguística Língua espanhola Vocabulario básico Competencia lexical Español como Lengua Extranjera |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Vocabulario básico Competencia lexical Español como Lengua Extranjera |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo a respeito de um material lexicográfico pouco conhecido pelo professor de ELE, os vocabulários básicos. Tal material surge da necessidade de se realizar uma seleção do léxico de uma língua para o ensino desta a estrangeiros. Por definição, são um conjunto de itens léxicos caracterizados por ser de uso habitual e recorrente. No entanto, embora a utilidade dos vocabulários básicos seja inquestionável, ainda são materiais de apoio pouco conhecidos para o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Dessa maneira, o trabalho tem como objetivos apresentar tais materiais de apoio para os professores de ELE, investigar sob quais parâmetros estão formulados e como podem ser projetados como benefício para o ensino ELE. Além disso, a investigação também tem como finalidade tratar da gênese desses materiais, suas relações com as áreas da lexicologia, lexicografia e o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Assim como também, oferecer uma discussão acerca da macroestrutura desses materiais, o perfil de usuário que pode ser estabelecido e a ligação com uma abordagem de ensino sociocultural. No que diz respeito à gênese desses materiais, o trabalho trata de expor um histórico sobre o tratamento da competência léxico-semântica em documentos e obras de referência para o ensino de línguas estrangeiras (LE). Em relação à macroestrutura, a pesquisa compreende esta como a maneira pela qual os vocabulários básicos organizam seus insumos léxicos através de temas e subtemas. No tratamento do estabelecimento de um perfil de usuário, entende-se este, no âmbito da lexicografia, como o destinatário do produto lexicográfico (os vocabulários básicos). Os resultados da investigação demonstram a necessidade de uma maior consolidação dos estudos de vocabulários básicos dentro das áreas da lexicografia, lexicologia e ensino de ELE. Além disso, também indicam tal campo de estudo como uma área de grande relevância para o ensino de línguas estrangeiras, principalmente quando se trata da compilação de materiais didáticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-26T02:35:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182810 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077398 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182810 |
identifier_str_mv |
001077398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/1/001077398.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/2/001077398.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182810/3/001077398.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc8fbf8e4321b49cb5822180fa967a1e 21f5baacfd640209e909389b775ea215 df21af29e1a58f2f255b0284ae5f8a51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224558784544768 |