A importância do entendimento do conceito de metacognição para avaliação neuropsicológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159091 |
Resumo: | O objetivo deste estudo buscou examinar a importância do entendimento do conceito de metacognição e a utilização deste para a avaliação neuropsicológica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória que utilizou a busca de artigos científicos realizada nas bases Indexpsi (periódicos) e Scielo (Sientific Electronic Library, Online) para fazer um levantamento de artigos dos últimos dez anos que abordavam o tema. Além disso, foi utilizado duas obras de teoria e prática sobre Neuropsicologia de autores contemporâneos a fim de relacionar com os artigos pesquisados. Como resultado, evidenciou-se que definições e implicações sobre metacognição ampliam e complementam a avaliação neuropsicológica das funções executivas. O entendimento metacognitivo possibilita o profissional da Neuropsicologia a avaliar de uma forma completa todos os processos cognitivos e também aspectos psicológicos como a emoção e motivação. Assim não limitando o profissional a avaliar somente as funções executivas de seu paciente, isolando processos mentais específicos para compreender a demanda do paciente. |
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Santos, Luis Alberto TestaHolderbaum, Candice Steffen2017-06-06T02:26:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/159091001023262O objetivo deste estudo buscou examinar a importância do entendimento do conceito de metacognição e a utilização deste para a avaliação neuropsicológica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória que utilizou a busca de artigos científicos realizada nas bases Indexpsi (periódicos) e Scielo (Sientific Electronic Library, Online) para fazer um levantamento de artigos dos últimos dez anos que abordavam o tema. Além disso, foi utilizado duas obras de teoria e prática sobre Neuropsicologia de autores contemporâneos a fim de relacionar com os artigos pesquisados. Como resultado, evidenciou-se que definições e implicações sobre metacognição ampliam e complementam a avaliação neuropsicológica das funções executivas. O entendimento metacognitivo possibilita o profissional da Neuropsicologia a avaliar de uma forma completa todos os processos cognitivos e também aspectos psicológicos como a emoção e motivação. Assim não limitando o profissional a avaliar somente as funções executivas de seu paciente, isolando processos mentais específicos para compreender a demanda do paciente.The objective of this study was to examine the importance of understanding the concept of metacognition and its use for neuropsychological evaluation. It is a qualitative and exploratory bibliographical research that used the search of scientific articles carried out in the databases Indexpsi (periodicals) and Scielo (Sientific Electronic Library, Online) to make a survey of articles of the last ten years that approached the theme. In addition, two works of theory and practice on Neuropsychology of contemporary authors were used in order to relate to the articles researched. As a result, it has been shown that definitions and implications on metacognition broaden and complement the neuropsychological assessment of executive functions. Metacognitive understanding enables the Neuropsychology professional to fully evaluate all cognitive processes as well as psychological aspects such as emotion and motivation. Thus, not limiting the professional to evaluate only the executive functions of his patient, isolating specific mental processes to understand the patient's demand.application/pdfporNeuropsicologiaMetacogniçãoMetacognitionExecutive functionsNeuropsychological evaluationA importância do entendimento do conceito de metacognição para avaliação neuropsicológicaThe importance of understanding the metacognition concept for neuropsychological evaluation info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023262.pdf001023262.pdfTexto completoapplication/pdf86084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159091/1/001023262.pdf483b426396422c1519516d44780d90fcMD51TEXT001023262.pdf.txt001023262.pdf.txtExtracted Texttext/plain32497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159091/2/001023262.pdf.txt37167e9abdda190cc1ad2d98d59a6fefMD52THUMBNAIL001023262.pdf.jpg001023262.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159091/3/001023262.pdf.jpgfc7d8574c146ec8e07247f2e54590baeMD5310183/1590912018-10-22 07:45:08.746oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159091Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:45:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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